o que é o evangelho

Você sabe o que é evangelho? Parece loucura mas de fato muitos cristãos e também pregadores não sabem o que é o verdadeiro evangelho! E isso tem implicado diretamente em suas vidas e também em suas pregações.

Neste artigo vamos entender todos os detalhes desse assunto pois, decidi passar todo o meu conhecimento sobre o evangelho, e como aplica-lo em sua vida e pregações.

Afinal, nós sabemos que muito poucas pregações de hoje trazem conversões. Pregam bênçãos, prosperidades, curas… Nada de salvação de almas.

Quantos cristãos sofrem com a frieza espiritual? E assim, vem o pecado aumentando dia após dia, também como o abandono do cristianismo e outros problemas espirituais.

Isso sem falar naqueles que se afastam totalmente e vão para: as drogas, prostituição, etc… Tudo em um conjunto que as vezes causa a morte espiritual e até mesmo física, sem a salvação.

E é ai que alguém com o conhecimento verdadeiro sobre o que é evangelho pode fazer a diferença! Esse conhecimento é capaz tanto de te fortalecer como cristão, quanto de te ajudar a ganhar muitas almas para o Reino de Deus.

O que significa “evangelho”

o que significa evangelho

Esta palavra “evangelho” vem do grego “euanggelion”, que basicamente significa “boas novas” ou “boa notícia”.

Era usado genericamente para relatar boas notícias a alguém. O novo testamento menciona esta palavra de várias maneiras.

Ela foi bastante usada por Jesus, e depois pelos seus discípulos que relataram em suas escritas a vida de Jesus como cumprimento das profecias ditas pelos profetas a respeito do Messias.

Ou seja, a vinda do Messias na pessoa de Jesus Cristo era a boa notícia de que todas as promessas a respeito da salvação do homem estavam se cumprindo.

Quando você compartilha com as pessoas sobre como elas podem alcançar a vida eterna ao lado de Deus, você está compartilhando o evangelho (a boa notícia).

Temos também quatro livros na bíblia que são chamados de evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Neles são apresentadas as boas novas, mostrando o ministério terreno do filho de Deus, que veio do céu para revelar o amor de Deus Pai à humanidade, assim tendo uma morte sacrificial pelos nossos pecados.

Veja o que cada evangelista destaca sobre a vida de Jesus:

  • Mateus enfatiza bastante o cumprimento das profecias, pois elas querem mostrar aos judeus que Jesus é o Messias prometido.

  • Marcos já talvez sendo o mais antigo, destaca muito as ações de Jesus. Provavelmente ele tenha escrito diretamente ao público romano.

  • Lucas escreveu para os não-judeus também conhecidos como gentios, ele demonstra mais claramente a misericórdia divina através da salvação trazida por Cristo, especialmente para os excluídos ou em outras palavras os gentios.

  • João sendo o mais teológico, escreveu para os já convertidos. Ele tenta não repetir as coisas já conhecidas pelos cristãos através dos evangelhos anteriores. Até porque este foi o último evangelho a ser escrito.

Mateus e João conviveram diretamente com a pessoa de Jesus, pois eram apóstolos.

Marcos era um discípulo de Paulo, e Lucas era companheiro de Paulo e também foi quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos.

O que é evangelho?

o evangelho de cristo

O estudo que estamos fazendo é sobre a maior mensagem da escritura, a fundamental.

A principal mensagem da escritura é o evangelho de Cristo.

O mundo só existe, e tudo só acontece por causa do evangelho, cada página da bíblia possui o evangelho.

O evangelho de hoje deveria ser pregado todas as semanas nas igrejas, ele não é apenas uma mensagem para iniciantes na fé, é a mensagem central do cristianismo.

Reduzir a mensagem do evangelho pregado a apenas uma benção temporal, curas físicas e prosperidade material, é blasfemar do verdadeiro e santo evangelho, é reduzir o valor da cruz de Cristo.

O verdadeiro evangelho de Cristo assusta, você ter que negar a si mesmo, viver para o próximo, incluir outro na sua vida, repartir o que tem, devolver o dinheiro injusto que você acumulou no passado, restituir quem você roubou, etc.

Agora, o que realmente não assusta é essa mensagem que somente potencializa a ambição egoísta e egocêntrica que mora no coração humano. Como se ele fosse o centro do universo e se tudo existisse para a sua satisfação, inclusive Deus.

É muito fácil você encher uma igreja fazendo promessas de que se você não conseguiu alcançar seus sonhos, e realizar os seus objetivos pelos caminhos que você já tentou, Deus vai fazer isso para você, se você tiver fé e semear aqui.

Mas isso não é a mensagem do evangelho.

Você que está lendo isso, você é um forasteiro, um peregrino que está aqui de passagem.

O evangelho te resgatou e agora você está caminhando para a mais sublime aurora, para a glorificação do corpo, para a entrada no reino celeste e na eternidade junto com Cristo nos céus.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Essa é a mensagem do evangelho:

O homem desobedeceu e pecou, e sofreu as drásticas consequências do pecado. Descaracterizando, degradando, corrompendo o homem, matando e condenando ele ao inferno, fazendo do homem a criatura mais abominável que já existiu.

Mas Deus no seu infinito amor, propícia um sacrifício substitutivo para o homem.

Assim enviando o seu filho a semelhança de homem, se fazendo carne, sendo tentado em tudo, mas não pecando.

E naquela cruz romana assumiu a forma de pecado, levando sobre si nossos pecados.

Uma vez nossos pecados sendo lançados sobre Ele, Deus então despeja a sua ira sobre Jesus, satisfaz a sua justiça, pune a Cristo por todos os pecados que estava levando, e que levou sobre si por amor a nós.

Deus então o mata naquela cruz, e ao terceiro dia o ressuscita dos mortos. Mostrando que aceitou o sacrifício.

Uma vez que Jesus ressuscita dos mortos, Ele ordena que todo homem, em todo lugar, se arrependa de seus pecados e creia no evangelho.

A medida que este homem se arrepende, ele nasce de novo, e ocorre nele a chamada regeneração e ele é transformado em uma nova criatura.

Assim tendo a chance de um dia ver a Deus, morar com Ele e passar a eternidade ao lado dEle.

ESSA SIM É A MENSAGEM DO EVANGELHO DE CRISTO.

Não tem nada a ver  com casa, carro, curas físicas, manifestações prodigiosas, pirotécnicas e circenses.

“Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. Disse o apóstolo Paulo em (1 Timóteo 1:15)

Eu gostaria que você se saturasse desta mensagem, nós deveríamos comer deste evangelho todos os dias.

Mas daí alguns podem perguntar: E as minhas necessidades? Casa? Carro? Marido? Esposa? Enfermidades?

Eu digo: Essas coisas são apenas consequências de uma vida justa.

Automaticamente, a graça que nos salva, nos justifica, nos regenera e santifica. É a mesma graça que nos apascenta, que cuida de nós e que provê bênçãos.

A meta do crente não deve ser as bênçãos, e sim a santificação.

Pregue ele

o evangelho de hoje

Alguém que ganha na loteria não consegue guardar segredo por muito tempo. Porque, muito dinheiro muda a vida das pessoas, e logo os sinais exteriores da riqueza vão começar a aparecer.

Da mesma forma acontece quando somos alcançados pela mensagem do evangelho e descobrimos o que é o evangelho.

Este encontro muda nossas vidas para sempre, e não conseguimos esconder das pessoas o grande tesouro que recebemos.

Aquele que reconhece Jesus como salvador da sua alma, passa a experimentar uma alegria especial, diferente de tudo o que já viveu. E não pode guardar este tesouro apenas para si próprio.

É por isso que Jesus ordenou que seus discípulos pregassem o evangelho: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quer crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:15-16).

Porém antes desta ordem, Jesus mandou que os discípulos ficassem em Jerusalém até “que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49). Pois é indispensável pregar no poder do Espírito Santo.

Esta missão não foi dada apenas para os discípulos daquela época. Mas sim, a todos os servos de Jesus em todas as gerações.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Todos nós somos comissionados e estamos habilitados para pregar o evangelho de Cristo.

Veja, algumas coisas que considero essenciais sobre o que significa evangelho e a sua pregação, por exemplo :

  1. O evangelho é um plano de eternidade.
    Digo isso porque quando Paulo anuncia o evangelho, ele diz: “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as escrituras” (1 Coríntios 15:3). Significando que algo antes indica isso ser um plano. Deus planejou antes que acontecesse.

  2.  – O evangelho é um evento na história.
    Cristo morreu.

  3. O evangelho é uma realização.
    Por meio deste evento, de algo que acontece entre o Filho e o Pai, principalmente que os pecados foram pagos pelo Filho e a justiça do Pai foi satisfeita. Esta é uma obediência até a morte e, portanto, uma obediência perfeita foi alcançada, e uma perfeita oferta pela culpa foi paga.

  4. – Isto é estendido em uma oferta ao mundo gratuitamente.
    Se a oferta não fosse gratuita, não haveria evangelho. Se fosse pelas obras ao invés de pela fé, não haveria evangelho.

Explicação:

Então há um plano, um evento, uma realização neste evento, uma oferta gratuita somente pela fé, e agora vem o que eu chamo de aplicação da realização, elas não são a mesma coisa.

Deus realizou algo na história por mim, antes mesmo de conhece-lo, e agora estou perdoado, agora pela fé estou justificado. Essa é uma parte fundamental do evangelho, e se estas coisas não acontecerem para mim, não há de maneira algumas as “boas novas”.

Então como pregadores geralmente paramos na aplicação da realização.

E está é a minha preocupação pessoal, a respeito desta totalidade, e o evangelho nos chama a entendermos isso.

Se nós pararmos no perdão, e dissermos ao mundo por exemplo:

“Nós temos boas novas para você, Deus fez um plano e enviou o seu Filho, Cristo morreu, seu perdão foi alcançado, é oferecido gratuitamente, obtenha pela fé, sim você tem direito agora!”

E então pararmos, que é o que geralmente fazemos.

Parece que algo esta faltando, quero dizer que alguns podem pensar assim: Ótimo estou perdoado e o que mais?

Existe algo tão importante quanto o perdão que não podemos deixar de lado.

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

As partes que penso serem absolutamente importantes para o evangelho puro e simples é que:

“Nós somos perdoados e justificados para sermos conduzidos a Deus”

Deus é o nosso tesouro, Deus é o nosso fim.

O perdão não é o fim principal, a justificação não é o fim principal, tudo isso são meios para que?

Ver a Ele, amar a Ele, conhecer a Ele, estar satisfeito nEle, e Ele ser mais glorificado em mim, porque eu estou eternamente mais satisfeito nEle.

É essa a mensagem que você deve pregar, Seja da forma que achar mais cômodo, mais pregue isto, já que agora você entendeu o que é evangelho.

Viva ele

o que é evangelho

Em 1 Corintios 9:14, lemos: “Da mesma forma, o Senhor ordenou aqueles que pregam o evangelho que vivam do evangelho”. Eu entendo aqui que Jesus está nos ordenando que amemos as pessoas, assim como Ele nos amou.

Quer maior exemplo de viver e pregar o evangelho do que Jesus Cristo? Ele amou as pessoas de todo o coração e fez o bem para elas.

Ele cuidou dos fracos, deu comida aos famintos, curou os doentes e amou a todos. Amor, isso é o evangelho que Deus quer que vivamos.

Seja no seu trabalho, na rua ou na sua casa, pregue o evangelho e espalhe o amor de Cristo, seja luz por onde você passar.

O evangelho de hoje não é o que eu acho, mas o que Jesus viveu e ensinou, não é o que eu desejo, mas é o que eu preciso.

Então, entender o que significa evangelho é viver em Cristo e na essência do seu amor.

Mas, cumpri-lo também é passar por sofrimentos, é carregar uma cruz, perdoar os que te prejudicam. Na verdade, o evangelho de Jesus Cristo não me oferece quase nada desta terra.

É preciso estar cheio do Espírito Santo para poder vive-lo, mas o importante é que é possível. Para isso é necessário encher-se cada vez mais do Espírito Santo de Deus e negarmos a nós mesmos.

Então, chega de viver buscando desculpas para não vive-lo.

Agradecimento

Sei que muitos não entendiam o que é evangelho.

Mas basicamente é tudo que eu disse acima, claro que esse é um assunto bem mais profundo;

Claro que temos aquelas exceções que são os falsos profetas deste tempo que enganam a milhares de pessoas pregando um falso evangelho.

Então por isso Deus está cada vez mais levantando verdadeiros ministros do evangelho para pregar contra o pecado e contra esses falsos profetas.

DEUS TE ABENÇOE!

Eu quero te agradecer imensamente por ler esse conteúdo até o fim.

Pois, foi feito com muito amor e carinho, porque eu sei que o que um cristão mais quer é ganhar almas para o Reino de Deus, ver pessoas chorando e se arrependendo de seus pecados ao final de cada pregação ou evangelismo…

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SEJA ASSIM…

Talvez você também seja uma pessoa que tem muita dificuldade em ler a bíblia todos os dias.

Digo isso porque eu já fui assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido pegar na bíblia para ler.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando de tanto sono…

E você, como anda sua leitura da bíblica diária?

E sua oração, esta satisfeito(a) como quanto tem orado ?

Tem sentido falta de se relacionar mais com Deus através da palavra e da oração?

Saiba que, é necessário você melhorar nessa área da sua vida cristã, pois a bíblia é o alimento para a sua alma, e a oração é onde nos comunicamos com Deus!

E, se você não alimentar a sua alma com isso, irá sofrer um esfriamento espiritual com toda certeza!

Pensando nisso, eu te convido a conhecer um método maravilhoso que me ajudou a administrar meu tempo sabiamente e criar o hábito de ler a bíblia e orar todos os dias sem falhar.

Esse método foi desenvolvido especialmente para ajudar a nós que temos um dia corrido e que não conseguimos nos organizar para passar um tempo de qualidade com Deus

 Clique aqui agora para conhecer esse método maravilhoso.

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a entender o que é de verdade o evanegelho, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Porque, assim todos que tem essa mesma dúvida sobre o que é evangelho, possam também ser alcançados.

Agora, comente abaixo e compartilhe com seus amigos! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui