como ler a bíblia
como ler a bíblia

Sempre que formos falar sobre como ler a bíblia corretamente, devemos entender as razões pelas quais a leitura da bíblia é tão importante para as nossas vidas.

A bíblia é Deus falando conosco, e por isso se torna totalmente confiável e inerrante.

E ela também é um manual passo a passo para a nossa vida. Ela responde grandes questões da vida como: porque eu estou aqui, qual é o meu propósito, como posso encontrar significado, existe vida após a morte, por que o mundo está cheio de maldade, etc.

Portanto, dentro dela possui resposta para todas estas perguntas e muitas outras.

E devo te alertar de que quero te ensinar como ler a bíblia corretamente, e não simplesmente um livro. Somos chamados para estuda-la e deixar que ela nos influencie na vida.

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos.
Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
Tiago 1:22-25

Como Ler a Bíblia Corretamente – Passos mais básicos

Existem alguns passos essenciais, porém básicos de como ler a bíblia corretamente e que devem ser seguidos.

  1. Ore: Peça ao ao Espírito Santo que te ajude a entender o que está escrito. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. João 16:13

  2. Escolha uma versão da Bíblia compreensível e fácil de ler. Aqui está a verdade: se não a entendermos, não a leremos. A Bíblia foi originalmente escrita em hebraico e grego. Uma das primeiras traduções para o inglês foi a King James (KJV) da Bíblia, mas hoje temos uma variedade de versões para escolher. Algumas traduções se concentram em ser mais precisas e são melhores para o estudo da Bíblia, enquanto outras se concentram na legibilidade e são ótimas para devoções.

  3. Você não precisa começar do começo. A Bíblia contém 66 livros separados, compilados em um livro. Os 39 livros do Antigo Testamento são a história de Deus e de seu povo antes da vinda do Messias – Jesus. Os 27 livros do Novo Testamento retomam a história começando com o nascimento de Jesus. Se você é novo na Bíblia, o melhor lugar para começar é o Evangelho de João.

    Este livro (o quarto livro do Novo Testamento) é o testemunho ocular de João da vida de Jesus. Como um dos discípulos mais próximos de Jesus, o relato de João é fascinante e informativo. O objetivo de John por escrito é ajudar-nos a acreditar, tornando-o o local ideal para começar. “Essas coisas foram escritas para ajudá-lo a acreditar que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e que, acreditando, você pode ter vida em seu nome” ( João 20:31 ).

  4. Leia o contexto do verso: O contexto (os versos que cercam o versículo que você está estudando) é muito importante. Nele, você encontrará a quem o verso está escrito, por que foi escrito, quem o escreveu e a questão que o autor estava abordando.

  5. Leia um pouco todos os dias. Colocar a Palavra de Deus em sua vida não precisa demorar muito. Comece pequeno – cinco ou 10 minutos é melhor que nenhum. Às vezes, menos é mais, especialmente quando ler menos significa que você realmente se lembrará de mais.Escolha um horário e local convenientes para você.

    Muitas pessoas leem a Bíblia logo de manhã, optando por passar um tempo com Deus antes que as distrações diárias atrapalhem. Mas se as manhãs não são o seu lugar, não se preocupe. Que você leia a Palavra de Deus é mais importante do que quando você lê a Palavra de Deus. Pessoalmente, adoro ler minha Bíblia em uma cafeteria local, mas uma vez li toda a Bíblia enquanto esperava nas filas de caronas.

  6. Entenda a cultura da época e do local: É importante você analisar este aspecto, porque muitas vezes você irá ver coisas que para nós são estranhas nos dias de hoje. Mas você deve compreender que algumas coisas na bíblia foram escritas de 3400 a 1900 anos atrás. Por isso remova as suas lentes do século 21.

  7. Reconheça o tipo de literatura que você está estudando: A bíblia está cheia de histórias, canções, leis, profecias, cartas, poesias e assim por diante. Então, se você ler uma poesia da mesma forma que lê uma história, não entenderá com exatidão a mensagem passada e ficará confuso(a).

  8. Descubra como aplicar: Você precisa aprender como ler a bíblia corretamente para aplicar os textos corretamente na sua vida diária. Traga aquilo que você leu, para a sua realidade e busque aplicar nas situações que está vivendo.

Então, agora que você já viu os passos mais básicos, quero me aprofundar nas dicas práticas que realmente te farão realmente entender aquilo que ler.

1º Dica Prática de Como Ler a Bíblia para Entende-la mais Facilmente: Leia a Bíblia Com Atenção

como ler a bíblia corretamente
como ler a bíblia corretamente

É importante ler a bíblia com atenção, porque quando lê a bíblia dando atenção a todos os pontos, a todas as colocações a todos os textos, você consegue perceber com mais facilidade aquilo que ela quer dizer.

Por isso você não deve ler a bíblia apenas passando os olhos ou como se estivesse lendo um livro comum.

Porque se você fizer isso não irá conseguir aprender nada.

E isso já liga a nossa segunda dica prática de como ler a bíblia para entende-la mais facilmente.

2º Dica Prática de Como Ler a Bíblia Toda: Não Leia Apenas para Cumprir Metas

como ler a bíblia toda
como ler a bíblia toda

Olha, se você ler a bíblia deste jeito eu tenho uma triste notícia para te dar; você vai ler umas dez vezes mais não vai conseguir tirar nada dela.

Não adianta eu vir aqui e te ensinar como ler a bíblia toda e você pegar a bíblia e começar a ler somente para cumprir a meta de ler ela todos os dias ou ler ela toda etc.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Isso só fará com que você bata suas metas, mas o verdadeiro conhecimento que esse livro sagrado pode te trazer você não irá conseguir encontrar.

Por isso, leia a bíblia com dedicação buscando entender cada capítulo e cada versículo dela. Busque compreender o que Deus quer falar contigo através de cada passagem.

3º Dica Prática: Leia com Compromisso

como ler a bíblia sagrada

Ler com compromisso é quando você tira o seu tempo devocional com Deus e com a sua palavra. É por isso que eu estou aqui te ajudando a como ler a bíblia corretamente

Então faça chuva ou faça sol, você estará lá para ler. Isso é ler com compromisso.

De nada adianta você ter um plano de leitura bíblica pronto para acompanhar e qualquer imprevisto que ocorra você começa a pular os dias de leitura.

Isso fará com que você se acostume a pular os dias todas as vezes que pequenas coisas acontecerem, logo irá perceber que quase não esta lendo.

4º Dica Prática: Não Pare a Leitura Por Não Compreender o Texto em Questão

como ler a biblia
como ler a biblia

Eu tenho quase certeza que isso já aconteceu contigo, porque comigo já aconteceu também.

Exemplo: Eu estava lá lendo Gênesis Capitulo 1 e chega lá no versículo 24 e não entende o que esta escrito, estava lendo até bem, mas no versículo 24 eu empaquei. E agora que fazer?

Então, é simples…

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Ler a bíblia e estudar a bíblia são coisas diferentes. Você não precisa ficar empacado em um texto que você não entendeu quando você esta apenas lendo a bíblia.

Tem que ter separação entre o momento de ler e o momento de estudar a bíblia. E aqui estamos falando de como ler a bíblia para entende-la mais facilmente.

Então quando você encontrar um texto que não entende na sua leitura bíblica, você irá marca-lo como um texto a ser estudado, e quando você for fazer um estudo bíblico, estude aquele texto.

Aqui no meu blog tem um outro artigo que te ensina um Passo a Passo Simples para Estudar a Bíblia de Forma Correta. CLIQUE AQUI PARA VER

5º Dica Prática: Escreva Perguntas

como ler a bíblia e entendê-la mais facilmente

Ao ler a Bíblia, faça duas perguntas:

  • O que isso me ensina sobre Deus?
  • O que isso me ensina sobre como devo viver?

Sem dúvida, ao ler, você encontrará um ou dois versículos que parecem saltar da página. Talvez eles falem de um problema com o qual você está lidando, ou eles respondam a uma pergunta de longa data e quem sabe eles lhe deem conforto ou encorajamento; talvez eles forneçam um exemplo a seguir ou evitar.

Quando um verso ressoa com você, pare e escreva, palavra por palavra. Faça uma pausa para deixar a mensagem entrar porque essas palavras são as de Deus para você.

Essa prática cimentou a Palavra de Deus em meus pensamentos de inúmeras maneiras.

Às vezes eu mantenho o verso comigo o dia todo, a vezess peço a Deus que me ajude a lembrar quando preciso, e outras vezes eu memorizo.

Seja intencional em colocar a Palavra de Deus em seus pensamentos e logo verá seu relacionamento com Deus prosperar e sua vida mudar.

A Bíblia nunca foi feita para meramente nos informar; a Bíblia foi feita para nos transformar.

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS, FAÇA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

—————————————————————————-

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma a aprender como ler a bíblia. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a entender como conhecer a Deus, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos saibam realmente como ler a bíblia corretamente, e o que foi feito por nós através dela.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • A paz de Cristo .!
      Gostei muito destes conteúdos de informações para nos ensinar melhor a ler a palavra e se aproximar mas de Deus e do Espírito Santo .
      Como a própria palavra diz sem santificação ninguém verar a Deus.

  1. Gostei muito da matéria, aprender mais de Deus e nossa obrigação, e sinto falta de Cristo na minha vida, muito obg. Irei voltar a ler a Bíblia agora . 🙏

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui