Analisando a fundo esse salmo, provavelmente essa composição de Davi foi feita antes dele ser consagrado como rei. A explicação do salmo 23 é importante para entendermos como Deus cuida de cada um dos seus filhos.

Nesse contexto, o salmista que também era pastor de ovelhas faz uma comparação de Deus com a sua ocupação. 

Davi cuidava das ovelhas do seu pai, Jessé, o belemita, e matava leão e urso para salvá-las.

Mesmo antes de ser ungido rei, o pastor de ovelhas Davi provava da fidelidade de Deus e tinha plena confiança nEle.

Além disso, esse personagem não era valorizado pelos seus irmãos e família, tendo um tratamento diferente, mas o Senhor já tinha o escolhido.

Deus achou graça em Davi e o escolheu para ser ungido rei de Israel, e durante o seu reinado, apesar das guerras, teve vitórias sobre os seus inimigos.

Explicação do salmos 23: O improvável

explicação do salmo 23
explicação do salmo 23

Antes de prosseguirmos no estudo dessa passagem bíblica, é válido resumir a história de Davi antes de ser ungido como rei, e como era improvável esse acontecimento.

Davi, o protagonista das composições dos salmos, era um jovem pastor da casa de seu pai, enquanto os seus irmãos eram guerreiros.

Essa não era a única diferença, esse personagem tinha baixa estatura, enquanto os irmãos eram fortes e altos.

Nesse sentido, era improvável Davi ser apto para o cargo de rei. Entretanto, Deus já treinava seu servo, pois ele matava urso e leão para salvar as ovelhas, como também tinha confiança no Senhor e não na força do seu próprio braço.

Dessa forma, o salmista não era o provável para ser ungido rei de Israel aos olhos humanos, mas aos de Deus, ele era o escolhido.

No estudo do salmo 23, poderemos perceber esses pontos que agradaram o coração do Senhor.

Salmo 23,1: A prosperidade de Deus

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Ausência de necessidade: Davi não tinha falta de nada em sua vida, pois Deus era a sua provisão.

Muitos cristãos atualmente possuem uma visão errada sobre o que é prosperidade, tendo uma visão de que é ter muito dinheiro e bens.

No entanto, podemos perceber que prosperidade biblicamente está ligada a ausência de necessidade,

Davi antes de ser rei já era prospero, não tinha ausência de nada, pois tinha vestes, comida e abrigo, mesmo que esses não fossem os melhores.

Salmo 23,2: O caminho de paz

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Fugindo de caminhos áridos: Qualquer caminho que não seja o de Deus, são infrutíferos, ou seja, secos. Toda via, quando somos guiados pelo Senhor, podemos observar campos verdes.

É possível perceber também que há um caminho de paz, e o salmista usa para fazer paralelo a esse as “ águas tranquilas´´.

Além disso, é possível perceber que Davi elegeu o Senhor como pastor, ao pedir que ele o guiasse.

E por mais que uma ovelha fuja do seu do caminho, aquele que a guia não desiste de coloca-la de volta no trajeto correto.

Essa explicação do salmo 23, pode ser confirmada nos próximos versículos.

Salmo 23,3: Alivio para alma

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

A cura de Deus: Quando uma ovelha se machuca o pastor passa azeite na ferida, para que essa possa sentir alivio.

Nesse sentido, espiritualmente falando, o azeite simboliza o Espirito Santo, e é ele que refrigera a alma de Davi.

Nesse contexto, Deus é o bom pastor, que além de refrigerar a alma de seu servo, é o único capaz de guia-lo por caminhos de justiça, e Ele faz isso por amor.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Salmo 23,4: Livramento dado pelo bom pastor

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Ainda que aflições ocorram: Em vários de seus salmos, Davi fala de seus momentos de aflições, nos quais os seus inimigos o procuravam matar, no entanto, Deus, o bom pastor, estava com seu servo e por isso ele não temia.

A vara tem a função de fazer corrigir a ovelha e fazer com que ela volte para o caminho certo, enquanto o cajado tem o objetivo de apascentar e trazer para perto.

Nesse sentido, era isso que o rei Davi estava se referindo.

Salmo 23,5: Oração atendida

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Honrado em meio aos seus inimigos: Nesse período, o salmista provavelmente era apenas pastor de ovelhas da casa de seu pai, mas já pedia para Deus a mudança de seu cenário.

Podemos perceber que essa passagem se cumpriu sobre a vida de Davi com a visita do profeta Samuel, que mandou que Jessé, pai do salmista, prepara-se uma mesa para Davi, e logo após o óleo foi derramado sobre a sua cabeça.

Salmo 23,6: Definição da graça de Deus

pregação do salmo 23
pregação do salmo 23

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Ele nos entrega além do que merecemos: A bondade se aponta para coisas que não merecemos, mas Deus nos entrega, enquanto a misericórdia faz relação com o perdão imerecido que nos alcança.

E em razão dessa bondade e misericórdia, Davi fala que poderá habitar na presença de Deus durante toda a sua vida.

Conclusão da Explicação do Salmo 23

Durante toda a explicação do salmo 23 é possível notar que o salmista realmente elege a Deus como o seu pastor, e acredita na direção de Deus para a sua vida.

Além disso, podemos fazer um paralelo da ovelha com todos os cristãos.

Nesse contexto, é preciso que Deus sempre use o cajado da correção para que possamos sempre andar pelos seus caminhos, como também utiliza o cajado para nos levar para perto da sua presença.

Amém?

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS, FAÇA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico? 

CLIQUE AQUI E ASSISTA UM VÍDEO RÁPIDO ONDE É EXPLICADO TUDO EM DETALHES!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

——————————————————————————————-

Então, se você gostou desse conteúdo aqui do artigo e ele te ajudou de alguma forma.

Se pelo menos uma frase dele serviu para você aprender mais sobre salmo 23, compartilhe no Facebook e com seus amigos no WhatsApp.

Para que assim, todos que queiram uma explicação do salmo 23, possam ser abençoados também!

Aproveite e deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não!

Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Glória á Deus!!!! O Senhor é o nosso Pastor, o nosso provedor, o nosso consolo, socorro bem presente na angústia porém o teu cajado está presente tbm e é necessário pq ele é um Deus de bondade e misericórdia, mas é um Deus justo e cuidadoso que cuida de nós nos conduzindo para o caminho certo, que estudo abençoado Glória á Deus!!!!!!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui