Aprender como ser íntimo de Deus está disponível para você. E o convite de Deus para que você desfrute de comunhão íntima com Ele é o que mais prova sua fé (Tiago 1:2-4). 

O Fundamento da Intimidade

A intimidade é aquilo a que chamamos a experiência de conhecer verdadeiramente e ser conhecido por outra pessoa.

Usamos normalmente a linguagem espacial para explicar esta experiência. Um amigo íntimo é alguém com quem nos sentimos bastante próximos sem estar perto; porque ele ou ela conhece-nos a fundo.

Se acontece algo que prejudica a intimidade com o nosso amigo, o nosso amigo sente-se distante de nós próprios.

Ou uma pessoa que não nos conhece intimamente conhece-nos a um grau superficial.

Contudo, é claro, a intimidade não é espacial, mas sim relacional.

Todos compreendemos o que é estar sentado ao lado de uma pessoa, e mesmo assim nos sentirmos distantes dela, e temos a possibilidade de nos sentirmos extremamente próximos de uma pessoa que está a mais 4.000 quilômetros de distância.

O que nos faz sentir íntimos de outra pessoa?

Embora existam vários componentes para a intimidade, a cada interação íntima que temos é uma receita diferente, mas o ponto em comum em cada um deles é a confiança.

Não temos a capacidade de ser íntimos de uma pessoa em quem não confiamos.

A confiança está no âmago da intimidade. Quanto mais confiamos em alguém, mais nos deixamos aproximar de nós.

O nível em que a confiança é comprometida numa interação é o nível em que a intimidade se evapora.

como ser íntimo de Deus
como ser íntimo de Deus

O Segredo para Ser Íntimo de Deus

Em resumo, para ser íntimo de Deus, devemos ser tão verdadeiros em nossa interação com Ele quanto em nossas próprias interações com outros seres humanos.

Nossa experiência da proximidade ou distância de Deus não é uma explicação de sua proximidade real conosco, mas de nossa experiência de intimidade com Ele.

A Escritura nos mostra que Deus é íntimo daqueles que confiam Nele. Quanto mais confiamos em Deus, mais intimamente O conhecemos.

O distanciamento que sentimos de Deus é frequentemente devido a uma interrupção da confiança, como o pecado ou o engano.

É fundamental compreender esta realidade. Como cristãos, desejamos experimentar a intimidade com Deus. Com o salmista mencionamos:

“É bom para mim estar perto de Deus” (Salmo 73:28).

E queremos ouvir a exortação de Tiago e fazer sua promessa:

“Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós” (Tiago 4:8).

No entanto, temos a possibilidade de buscar tal proximidade a partir de possibilidades que não a geram.

Intimidade com Deus é mais do que raciocínio

Um erro comum é pensar que a proximidade com Deus pode ser alcançada através da acumulação de conhecimento. Agora, é claro, para conhecer a Deus intimamente, devemos saber coisas cruciais sobre Deus. Jesus comentou: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32) e indicou que muitos adoram o que não conhecem (João 4:22).

No entanto, nunca na história do templo cristão houve tanta compreensão teológica disponível para tantas pessoas como hoje.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

O santuário nos Estados Unidos desfruta talvez da maior proporção desta “copiabilidade”.

Estão inundados de traduções bíblicas, bons livros, artigos perspicazes, sermões gravados, entrevistas, fitas, documentários, canções, e muito mais. E muito disso é bastante bom. É justo que estejam bastante agradecidos.

No entanto, nos EUA Enochs, santos que caminham com Deus de forma profundamente íntima (Gênesis 5:24; Hebreus 11:5), estão em falta (ou desaparecem com frequência).

Por quê?

Porque raciocínio não é sinônimo de confiança. É por isso que Jesus comentou com os líderes religiosos de Sua época, alguns dos quais tinham uma compreensão enciclopédica das Escrituras,

“Você busca as Escrituras porque pensa que nelas você tem vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim, mas você não quer vir até mim para que você possa ter vida.” (João 5:39-40)

O raciocínio bíblico é muito melhor que o ouro uma vez que alimenta nossa confiança em Deus, pois alimenta nossa intimidade com Deus (Salmo 19:10).

No entanto, uma vez que o raciocínio bíblico suplementa nossa confiança em Deus, ele só alimenta nosso orgulho (1 Coríntios 8:1). 

como ter intimidade com Deus
como ter intimidade com Deus

Por que as experiências estéticas falham

Outro erro comum é tentar alcançar a intimidade com Deus através de experiências estéticas subjetivas.

Podemos chamar isto de uma abordagem de “Campo de Sonhos”: se construirmos o ambiente certo, Deus “virá”.

  • Alguns buscam isso em ambientes litúrgicos de alta liturgia, projetados para inspirar uma experiência de transcendência e mistério.
  • Outros a perseguem em eventos de culto contemporâneos destinados a inspirar uma experiência de imanência.
  • Outros ainda buscam “reavivamentos”, pensando que a proximidade com o poder de Deus resultará em proximidade com Deus.

Se realmente confiamos em Deus, tais espaços têm o potencial de promover nossa intimidade com Deus.

No entanto, nenhum deles tem inerentemente o poder de conjurar a proximidade de Deus conosco.

“Deus está impressionado por nossa fé, não por nossas próprias obras”.

Pense desta forma: Um jantar à luz de velas com melodia romântica pode fomentar um doce momento de intimidade relacional entre um marido e esposa, mas somente na medida em que o ambiente promove e aprofunda sua confiança e amor mútuos. Se existe uma distância relacional entre eles devido à falta de confiança, a estética por si só não tem poder para preencher a lacuna, somente a restauração da confiança fará isso.

Afinal, como nos aproximamos de Deus e nos tornamos íntimos dEle?

O segredo para sermos mais íntimos de Deus e para que Ele se aproxime de nós está exposto precisamente na Bíblia:

Deus está impressionado por nossa fé, não por nossas próprias façanhas.

Onde falta fé, ele não está satisfeito com a proporção de nossos próprios conhecimentos ou com a qualidade de nossas próprias obras estéticas.

E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem deseja aproximar-se de Deus deve acreditar que ele existe e que ele recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11:6)

Uma vez que Deus vê alguém cujo coração confia plenamente em Suas promessas e vive por elas, Deus vem em forte favor daquele santo (2 Crônicas 16:9) e é afirmado:

“Aquele que tem meus mandamentos e os guarda, é ele quem me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. (João 14:21

como se tornar íntimo de Deus
como se tornar íntimo de Deus

O convite de Deus à intimidade

“O que você deve confiar mais em Deus neste momento é o que Ele deseja que você se aproxime Dele”.

Deus deseja a intimidade com você. Cristo fez todo o trabalho árduo na cruz para tornar isto viável. Tudo o que Ele precisa é que você acredite nEle (João 14:1).

Ele quer que você confie nEle com todo o seu coração (Provérbios 3:5).

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

O que pressupõe que seu convite para desfrutar da intimidade com ele é a providência em sua vida que testa sua fé mais do que qualquer outra coisa.

O que você mais precisa é confiar em Deus neste momento, e que Ele quer que você venha até Ele.

Pode ser um convite que sua carne possa querer recusar.

No entanto, ao lerem sua Bíblia, todos aqueles que estão na grande nuvem de testemunhas (Hebreus 12:1) não se colocam de acordo com Tiago e Pedro que a maior prova de fé é o caminho para a maior alegria (Tiago 1:2-4; 1 Pedro 1:8-9)?

E não se colocam de acordo com Paulo que isso não pode ser equiparado à alegria de conhecer Cristo e a glória futura (Filipenses 3:8; Romanos 8:18)?

A intimidade com Deus muitas vezes ocorre nos lugares onde mais devemos confiar Nele.

O céu na terra é o prazer e bem-estar inefável além da compreensão que vem da confiança plena em Deus (Filipenses 4:6-7). Pois, como disse o antigo compositor de hinos, “aqueles que confiam plenamente nele descobrem-no para ser verdadeiro”. 

como ser mais íntimo de Deus
como ser mais íntimo de Deus

Aqui está o modo mais rápido para se tornar mais íntimo de Deus

O segredo de tudo isso, é viver no espírito e forçar para se manter em contato com Deus e também é claro na comunhão com seus irmãos.

Isso destruirá qualquer e todo tipo de desânimo em sua vida.

Se você quer uma ter um passo a passo diário para viver um relacionamento melhor com Deus, eu vou deixar aqui o link de um dos nossos cursos onde ensinamos de forma bíblica os 3 níveis para fortalecer sua intimidade com Deus profundamente!

É só clicar aqui para conhecer esse curso.

Então, se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele serviu para você aprender a como ser mais íntimo de Deus, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos que precisam aprender como ser íntimo de Deus, possam ser abençoados também!

Aproveite e deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não!

Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui