o amor de Deus
o amor de Deus

Como seres humanos finitos e pecadores, é muito difícil tentar entender o amor de Deus porque Ele é perfeito, incondicional, generoso e gracioso.

De fato, nunca podemos entendê-lo completamente porque, ao contrário de nós mesmos, Deus é amor. Na essência de seu ser, Ele é um amor perfeito. É claro que não somos, mas Deus nos deu tudo o que precisamos para chegar a um entendimento suficiente de Seu amor. 

É por isso que eu fiz este estudo simples, para que você consiga enxergar de uma forma mais ampla o que este amor tão terno e incomparável significa, vamos lá?

1-    O amor de Deus é incompreensível

o grande amor de deus
o grande amor de Deus

Nós como seres humanos pequenos e limitados nunca iremos conseguir entender de forma completa o amor do nosso Deus. Talvez somente quando Cristo vier nos buscar é que entendamos um pouco mais, porém, eu acho que nunca entenderemos por completo.

E, mesmo tendo a sua palavra nos explicando e mostrando muito sobre o seu amor, misericórdia e fidelidade dEle, nós ainda temos uma visão superficial do grande amor de Deus!

A bíblia diz assim em Isaías 49:15-16

“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que está se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.”

“Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.”

Nós sabemos que pode sim uma mãe se esquecer do seu filho, por mais absurdo que isso seja. Mas a bíblia diz que mesmo que isto aconteça, Deus não se esquecerá!

Isso já demonstra de forma muito grande o tamanho do amor de Deus por nós.

E, a prova maior deste amor está no plano de salvação que Deus fez para a humanidade através de Cristo Jesus, entregando Ele que era o seu filho unigênito para que morresse por nós levando nossos pecados e nos justificando.

Sabendo desta parte já não da para compreender este imenso amor por nós.

E, embora possamos e devamos falar com sinceridade sobre o amor dele, nunca podemos entendê-lo, porque é amor divino, tão diferente do nosso amor quanto seu ser é diferente do nosso ser.

2-    A profundidade total do amor de Deus

o amor de deus nos constrange
o amor de Deus nos constrange

Você ouviu o que foi dito: “Amarás o próximo e odiarás o inimigo”. Mas eu digo a você: ame seus inimigos, abençoe aqueles que o amaldiçoam, faça o bem aos que o odeiam e ore por aqueles que o usam e perseguem com maldade, para que sejam filhos de seu Pai no céu; pois Ele faz nascer o seu sol sobre o mal e o bem, e faz chover os justos e injustos. Pois se você ama aqueles que amam você, que recompensa você tem?” (Mateus 5: 43-46).

Jesus praticou o que pregou! Visto que Jesus levou uma vida sem pecado, ele não teve que morrer. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23).

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Ele poderia ter reivindicado corretamente a vida eterna. Mas, em vez disso, ele ficou na brecha e disse a seu pai que tomaria a pena de morte pelos pecados de seus amigos – e, mais significativamente, pelos pecados de seus inimigos.

Essa atitude é uma parte essencial da compreensão do amor de Deus. Mesmo na agonia da crucificação, Cristo falou assim aos seus inimigos que O estavam matando: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

Você tem esse tipo de amor divino? É uma das coisas mais difíceis de ter – mas as recompensas valem a pena! No entanto, há ainda mais em seu desenvolvimento do amor divino.

3 – Deus tem que amar

o amor de Deus por nós
o amor de Deus por nós

“E levantando-se, foi para seu pai e quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de intima compaixão e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço e o beijou”. (Lucas 15:20)

De forma simplificada, o amor de Deus por nós é o que o impulsiona a se comunicar eternamente.

Ou seja, Ele tem que amar, amar é para Deus parte de sua natureza, de maneira que Ele não consegue deixar de amar.

Muito diferente de nós, que sabemos que devemos amar até mesmo nossos inimigos e mesmo assim não o fazemos.

Mas, só não podemos confundir o amor do Pai, achando que se Ele nos ama, então podemos tirar proveito do amor dEle, como uma mulher que usa de chantagem para com o homem, sabendo que ele não irá negar nada, porque a ama.

Com Deus não funciona desta forma, ele nos ama de tal forma que não erra em suas decisões por causa deste sentimento de amor grandioso.

É totalmente impossível fazer chantagem de amor para com Deus. Pois o amor não o deixa cego, pelo contrário, o seu amor é sábio e não anula sua justiça e sim a intensifica.

Na parábola do filho pródigo podemos entender de forma clara o amor de Deus.

  • O amor de Deus nos abençoa, pois o pai atendeu ao pedido do filho e lhe deu sua parte dos bens (Lucas 15:12).

  • O amor de Deus não nos aprisiona. Mesmo sendo abençoado com bens, isto não motivo para o Pai prender o filho. Ele estava livre para ir embora quando quisesse e fazer o que bem entendesse com a parte que lhe pertencia dos bens, e sabia disso. (Lucas 15:13)

  • O amor de Deus não anula nossa responsabilidade. O filho gastou tudo que tinha, e agora estava sofrendo com as consequências de seus atos. (Lucas 15:15,16)

É importante entender isso…

Que o sofrimento do filho pródigo foi consequência das escolhas que ele mesmo fez.

Quando ele tomou a decisão de se afastar do pai e de seu lar e confiou que os bens que tinha eram suficientes, e também confiou em si mesmo para administrá-los sem ajuda e por este motivo estaca sofrendo.

Já antes de sair da casa de seu pai, toda esta responsabilidade era do pai, e ele confiava no pai para administrar sua e vida e cuidar dele. Porém quando:

  1. Decidiu se afastar

  2. Pensou que podia se virar sozinho

  3. Confiou na força do próprio braço

  4. E foi para bem longe…

Ele percebeu que as coisas não eram mais tão simples quanto ele achava.

Não foi o pai que o expulsou e nem que deixou de amá-lo. Mas sim o filho que esta desprezando o amor do pai.

4 – O que as pessoas pensam do grande amor de Deus

o amor de Deus por nós
o amor de Deus por nós

Muitas vezes as pessoas decidem se afastar de Deus, passam a confiar somente em si mesmas, em seus bens etc. Mas depois quando vem a dificuldade e as consequências de suas escolhas, elas tendem a dizer:

“Deus não me ama”, “Deus se esqueceu de mim”.

E se você parar para pensar, toda vez que alguém diz: “Deus se esqueceu de mim”, na verdade ela deveria dizer: “Eu me esqueci de Deus”.

Porém, o ser humano é orgulhoso demais para admitir isso, e as vezes é necessário que sofra um pouco mais até quebrar todo o orgulho e perceber que foi ela que se esqueceu do grande amor de Deus.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Quando isso aconteceu com o filho pródigo ele disse: Quantos trabalhadores de meu pai tem abundância de pão, e eu aqui pereço fome. (Lucas 15:17)

Foi quando ele percebeu que:

  1. Não pode viver longe do pai.

  2. Que é até melhor ser escravo do pai, do que viver longe do amor dele.

  3. Que ele só era abençoado porque tinha o pai com ele

  4. Que qualquer um que estiver perto do pai, tem abundância de pão.

5 – Para quem é esse amor?

o amor de Deus é incondicional
o amor de Deus é incondicional

A pergunta aqui é: Por que o pai não foi atrás do filho? Por que o pai não mandou no mínimo alguém levar mais recursos para o seu filho poder se sustentar sozinho?

A reposta é simples: Porque o amor do pai é para quem realmente quer receber este amor

Então, quando o filho se afastou, estava declarando que não quer usufruir mais deste amor, ou que não precisa mais do amor do pai.

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

Porque este filho já havia vivido junto ao pai e sentido de perto o amor do pai.

Por isso o pai não precisou ir atrás dele. Porque Deus sabe e conhece o poder do seu amor, e que nada neste mundo pode ser melhor e nem substituir isso.

Quando o filho decidiu voltar, ele estava envergonhado, e seu objetivo era não ser mais nem considerado filho. Ele se satisfazia apenas em ser um servo de seu pai.

Sabe por quê? Porque somente quem perdeu tudo, sabe dar valor no que tinha.

É por isso e por muitos outros motivos que vemos que o amor de Deus nos constrange.

Mas o pai, com seu amor imenso e incondicional, não deixou que o filho nem concluísse a frase. Veja o que diz o que diz a bíblia:

E o filho lhe disse: Pai pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei de pressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;” (Lucas 15:21,22)

Antes mesmo que o filho falasse “Faze-me como um dos seus trabalhadores”

O pai já mandou trazer roupas novas, anel e sandálias para o filho. Coisas que diferenciam os filhos dos servos, E com isto o pai esta dizendo:

Meu amor não diminuiu e eu não consigo tratar você somente como um servo e sim como um verdadeiro filho que amo

Por isso está escrito em João 1:12; “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”

“Este é o amor de Deus que é derramado a todos que querem, e por isso corre atrás daqueles que vem até Ele” (João 14:6b)

Ali neste versículo explica que o amor de Cristo nos constrange porque agora nós pertencemos a Cristo e vivemos para fazer Sua vontade.

Nesse contexto, constranger não significa ser embaraçoso. Constranger significa pressionar. O amor de Cristo nos constrange a viver para Deus.

Conclusão simples

Se Deus ver que você está caminhando em direção a Ele com o coração quebrantado, pode ter certeza, que o amor dEle sempre será incondicional por você e Ele sempre te receberá como verdadeiro filho. Amém?

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS, FAÇA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

—————————————————————

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a entender um pouco sobre o amor de Deus por nós, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos saibam realmente oque é o amor de Deus, e como vive-lo de forma prática.

Aproveite e deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não!

Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Assim como está em João 3:16
    Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna
    Este versículo diz tudo a respeito do amor de Deus
    Continue sendo está pessoa maravilhosa e continue sempre a propagar a palavra de Deus com esses ensinamentos maravilhosos
    A Paz seja convosco

  2. Gostei muito edificante. O amor de Deus e imenso eu só tenho que agradecer por tudo que o senhor tem feito na minha vida ,apesar de nossas falha ele está sempre conosco

    • Amém irmã Alcione. Deus é tão maravilhoso que mesmo nós não sendo fiéis a Ele como deveríamos, Ele continua nos amando e sendo fiel a nós.

      Deus te abençoe!

  3. Excelente estudo, Deus continue te usando nesta terra como um instrumento poderoso em Suas mãos. Foi de grande ajuda entender o Amor de Deus por nós. A paz do Senhor.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui