como meditar na palavra de Deus
como meditar na palavra de Deus

A grande maioria dos cristãos não tem a mínima ideia de como meditar na palavra de Deus. Porque não entendem a diferença entre ler, meditar e estudar a bíblia.

Portanto, acabam fazendo uma coisa pensando que é outra.

E isso é verdade, se você não entende a diferença entre ler, meditar na palavra de Deus e estudar. Acabará cometendo erros até mesmo na interpretação bíblica, ou achando que Deus não fala contigo através da meditação na palavra.

Mas é porque você não estava meditando e sim somente lendo ou até estudando a bíblia.

Então, neste artigo quero te ensinar em 8 passos simples e muito práticos a como meditar na palavra de Deus.

E assim, entender verdadeiramente o que Deus está falando contigo através de um texto bíblico.

Você verá neste artigo que precisa:

  1. Orar pedindo iluminação e entendimento ao Espírito Santo de Deus para que consiga descobrir como meditar na palavra de Deus
  2. Entender a diferença entre meditação bíblica, leitura e estudo bíblico.
  3. Separar um tempo para que medite na palavra
  4. Procurar um texto para meditar na palavra de Deus
  5. Entender o Sentido do texto para saber como meditar na palavra de Deus
  6. Aplicar o texto da meditação bíblica em sua vida
  7. Ficar em silencio para meditar na palavra de Deus.
  8. Medite na palavra fazendo perguntas ao texto

Vamos lá então?

#Passo 1 de como meditar na palavra de Deus – Ore pedindo a iluminação e entendimento ao Espírito Santo.

meditar na palavra
meditar na palavra

Deus revelou aos homens as suas verdades, o Espírito Santo inspirou estes homens para que eles escrevessem.

E agora, Deus nos da a iluminação e o entendimento através do mesmo Espírito que inspirou estes homens a escrever a palavra de Deus.

Então, nós vamos pedir a Deus a iluminação e que Ele abra nosso entendimento, para que possamos compreender e entender as verdades bíblicas e conseguirmos descobrir como meditar na palavra de Deus.

Orar é sempre o primeiro passo que você sempre irá fazer antes de entrar em qualquer coisa que envolva o Reino de Deus e a sua palavra.

#Passo 2 é entender a diferença entre meditação bíblica, leitura e estudo bíblico

meditação bíblica
meditação bíblica

Estou colocando isso como segundo passo porque sei que muitos que estão a ler este artigo ainda não sabem a diferença entre estas 3 coisas.

Eu fiz um outro artigo sobre como estudar a bíblia, e lá você também verá que existe uma grande diferença entre estas 3 atividades. CLIQUE AQUI PARA LER

Mas, vou resumir aqui também de forma clara para que você consiga entender.

  • Ler a bíblia: É quando você abre aleatoriamente e lê em qualquer texto ou até mesmo quando você segue uma leitura ordenada. Baseada em somente cumprir uma meta de leitura (o que eu acho extremamente errado).

  • Estudar a bíblia: É quando você pega um texto, capítulo ou até mesmo um livro inteiro e se aprofunda em entender todo o contexto em volta daquilo. Geografia, porque, para quem, quando e em que situação foi escrito aquilo. Você utiliza livros, faz pesquisas, realmente navega naquilo.

  • Meditação bíblica: É selecionar um texto, ler, reler, analisar e pensar sobre aquele texto trazê-lo para a situação atual a qual você está vivendo e aplicar aquilo em sua vida.

Mas, obviamente eu resumi bastante aqui, você pode se aprofundar ainda mais em cada ponto destes.

Porém hoje vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre meditação bíblica.

#Passo 3 – separe um bom tempo para que medite na palavra

como meditar na bíblia
como meditar na bíblia

Nosso dia inteiro como todos sabem possui 24 horas. E Deus quer que nós tiremos um tempo para Ele, seja para ler, meditar na palavra ou estudar a bíblia.

Se analise e veja qual o melhor horário que você está com a mente mais fresca, tranquila e atenta. Muitas pessoas estão mais tranquilas no período da manhã ou à tarde.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Se você escolher na parte da manhã, tente não fazer muito próximo da hora que você acordou.

Porque pode começar a te dar sono novamente e atrapalhar que você medite na palavra.

Seria bom que você separasse um tempo e medite na palavra o máximo de vezes por semana. Para que você sempre saiba o que deus tem para te falar naquele dia.

#Passo 4 para meditar na palavra de Deus – Procure um texto

meditar na palavra de Deus

Quando você estiver orando e pedindo a Deus o entendimento e a iluminação do Espírito Santo para meditar na palavra de Deus.

Peça também que Deus te direcione a um texto ao qual ele quer falar contigo! Talvez Deus já tenha colocado este texto em sua mente, antes mesmo de você orar.

Então, vá para este texto! Agora leia ele com calma e releia novamente para meditar na palavra de Deus.

#Passo 5 para aprender como meditar na palavra de Deus você precisará – Tentar entender o sentido do texto

medite na palavra dia e noite

Procure entender o que Deus está querendo ensinar através daquele texto.

Observe todo o enredo daquele texto, e tente fazer um resumo panorâmico daquele acontecimento. Esse é um passo essencial de como meditar na palavra de Deus.

Por exemplo:

Lá em Mateus 8:23-27, podemos observar que o que Deus quer dizer é que devemos ter fé. Por mais que as coisas pareçam desesperadoras, devemos confiar.

Por mais que pareça que o nosso barco vai afundar, devemos ter fé que Jesus irá nos socorrer.

Entendeu? Este é um resumo panorâmico do texto. É uma forma mais resumida de entender o que o texto diz. Aplique isso e você já estará na frente de grande parte daqueles que sabem um pouco como meditar na palavra de Deus.

Porque, muitos pulam este passo que é importantíssimo.

#Passo 6  – Aplique o texto da meditação bíblica em sua vida

meditação bíblica

Muitos de nós quando vamos fazer uma meditação bíblica, estamos passando por problemas, estamos aflitos, preocupados. E vamos buscar uma solução na palavra de Deus, nós queremos saber o que Deus tem para nos falar.

Ou seja, geralmente meditamos esperando receber um alívio, uma paz, uma benção ou realmente ser acalmado por Deus através da palavra.

Então, agora você precisará trazer aquele texto para a sua realidade. Agora você tentará aplicar o sentido do texto na sua vida, isso é uma meditação bíblica. Por exemplo:

Você está passando por uma aflição e este texto está deixando bem claro que o barco onde Jesus está, não afundará.

Por mais que pode parecer que irá virar, mas Jesus não vai deixar afundar.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Tudo está parecendo na sua vida que não tem solução, mas Deus está dizendo através deste texto que você deve usar a sua fé e confiar no poder e autoridade Dele. Entendeu?

Viu como ficou fácil aplicar agora? Você está pegando o sentido do texto e aplicando para você, isso é meditação bíblica.

Meditação bíblica não é ler o texto para aplicar na vida dos outros.

Meditação bíblica é ler o texto para aplicar em nossa vida, isso é estar meditando, pensando ou sussurrando.

No sentido original da palavra meditar é: sussurrar, conversar baixinho consigo mesmo ou pensar.

#Passo 7 para meditar na palavra de Deus – Por um momento fique em silêncio!

meditar na palavra de Deus

Sim, isso vai fazer com que o Espírito Santo fale contigo nesse momento e te ajude, te acalme e te tranquilize.

Quando a pessoa está em um momento de agonia interna, de preocupação ou de aflição. Dificilmente ela vai ouvir a Deus.

Por isso, agora você deve parar, ficar em silêncio e por um momento ficar refletindo. Não fale com ninguém, não leia.

Somente pare diante do texto e fique em silêncio para refletir e meditar na palavra de Deus que acabou de ler.

Isso é meditar na palavra de Deus!

Ou seja, quanto mais calmo você estiver, melhor será!

Porque a meditação vai te levar a pensar sobre a sua própria vida, sobre o texto bíblico.

#Passo 8 como meditar na palavra de Deus – Agora “faça perguntas ao texto”

versículos bíblicos para meditação

Quando nós fazemos perguntas ao texto, encontraremos muitas respostas.

E aquelas respostas são que o Espírito Santo nos dá, para que assim venhamos receber força, alívio, e esperança quando aprendemos como meditar na palavra de Deus.

Uma das perguntas que podemos fazer a este texto que coloquei como exemplo é:

Porque chegou a acontecer uma situação tão crítica, mesmo com Jesus estando dentro do barco?

Esses são só exemplos de perguntas para este texto. Mas você deve fazer outros tipos de perguntas, de acordo com seu texto.

Assim você poderá buscar em outros textos que possam responder as suas perguntas. Neste caso podemos responder com aquele texto que Jesus nos diz que no mundo teríamos aflições.

Ou seja, em um barco onde Jesus está também terá aflições, também terá dificuldades.

Conclusão

Então viu como é simples, isso é como meditar na palavra de Deus!

  1. Ore antes de meditar na palavra de Deus
  2. Entenda a diferença entre meditar, ler e estudar a bíblia
  3. Separe um tempo para sua meditação bíblica
  4. Procure um texto
  5. Entenda o sentido do texto quando meditar na palavra
  6. Aplique o texto em sua vida
  7. Fique em silêncio por um momento
  8. Agora faça perguntas ao texto e assim você aprendeu como meditar na palavra de Deus

E quando terminamos de meditar na palavra, saímos dali renovados e muito fortes novamente.

A palavra de Deus trás vida para aquele que a examina.

AGRADECIMENTOS

Eu quero te agradecer imensamente por ler esse conteúdo até o fim.

Pois, foi feito com muito amor e carinho, porque eu sei que o que um cristão mais quer é ganhar almas para o Reino de Deus, ver pessoas chorando e se arrependendo de seus pecados ao final de cada pregação ou evangelismo…

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SEJA ASSIM…

Talvez você também seja uma pessoa que tem muita dificuldade em ler a bíblia todos os dias.

Digo isso porque eu já fui assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido pegar na bíblia para ler.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando de tanto sono…

E você, como anda sua leitura da bíblica diária?

E sua oração, esta satisfeito(a) como quanto tem orado ?

Tem sentido falta de se relacionar mais com Deus através da palavra e da oração?

Saiba que, é necessário você melhorar nessa área da sua vida cristã, pois a bíblia é o alimento para a sua alma, e a oração é onde nos comunicamos com Deus!

E, se você não alimentar a sua alma com isso, irá sofrer um esfriamento espiritual com toda certeza!

Pensando nisso, eu te convido a conhecer um método maravilhoso que me ajudou a administrar meu tempo sabiamente e criar o hábito de ler a bíblia e orar todos os dias sem falhar.

Esse método foi desenvolvido especialmente para ajudar a nós que temos um dia corrido e que não conseguimos nos organizar para passar um tempo de qualidade com Deus

 Clique aqui agora para conhecer esse método maravilhoso.

Esse método vai mudar a sua vida para sempre, acredite, eu garanto!

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a aprender como meditar na palavra de Deus, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim todos que passam por dificuldade em meditar na palavra de Deus, possam também ser alcançados.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Conteúdo incrível! Deus abençoe sua vida, tenho aprendido muito no seu Site!
    Sou nova convertida, porém em busca de melhoras espiritualmente!
    Explicação incrível, Estou amando

  2. A paz de Cristo,irmão! Amei seu texto,para mim foi de grande utilidade, peço q me ajude em oração para q eu possa me sobressair bem nessa minha nova jornada, tenho desejo necessidade de ler, estudar e meditar na palavra de Deus. Muito Obgg.. Deus te abençoe ricamente!!!!🙏

  3. Que Maravilha, estou buscando conhecimento e discernimento espiritual, para realizar minha primeira pregação! E isso me ajudou muito. Obrigado, o exemplo em Mateus fico muito claro pra mim qual caminho devo seguir pra meditar na Palavra! Que Deus abençoe 🙏

  4. Bom dia, acabei de ler seu artigo e me ajudou muito , tenho agora um entendimento correto de como vou meditar na palavra de Deus. Deus te abençoe

  5. Glória a Deus por usar vcs para traser mais conhecimento riquissimo para nós, ajudando nós a aprender mais de Deus da palavra de Deus, sou muito grata!….

  6. Muito bom essa ajuda , eu preciso muito ,pois estou sofrendo por não conseguir ler a bíblia, e quando tento ler ou meditar ,não entendo nada !

  7. Hoje nessa manhã resolver procurar algo na internet de como meditar na palavra de Deus eu achava que não fazia isso porque as vezes leio muito a Bíblia mas agora eu aprendi de fato como meditar muito obrigada meu nome é maricelia e já tenho 11 anos que conheci Jesus já passei por muitas coisas durante minha caminhada mas graças a Deus estou firme pra glória de Deus 🙏

  8. ‘ Bom dia a paz do Senhor Jesus, acabei de ler o conteúdo e me ajudou muito estava muito aflita, por não saber como meditar na palavra de Deus e agora me ajudou muito com esse artigo muito Deus abençoe grandemente

  9. muito obrigada pela dica, sim realmente estou tendo muita dificuldade em orar com excelência, mas amei muito esse estudo e vou colocar em pratica, Deus continue abençoando seu ministério

  10. wau!
    Porque só agora encontrei este texto tão claro, tao nutrido conforme minhas necessidades?
    Graças a Deus, encontrei no tempo determinado por Deus. Sempre atarvessei momentos de esfriamento em oraçoes, não entendia as causas,nem sabia como superar, Graças ao texto, tenho fé que isso é passado para mim, passo a ler e meditar de forma correcta, obrigada por mais esta benção, Que o Senhor lhe abençoe continuamente
    graças e Glória a Deus!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui