como estudar a bíblia
como estudar a bíblia

Muitos cristãos reclamam frequentemente sobre a dificuldade de como estudar a bíblia. Como resultado, se sentem frustrados e ansiosos pois, entendem que precisam conhecer a Deus através do estudo da palavra. Continue lendo e vamos resolver isso juntos…

Oração, preparação, estudo, interpretação, aplicação, e a persistência são as 6 dicas que eu te dou para ter um estudo da Bíblia, acompanhe abaixo como entender e aplicar cada um.

Antes de explicar cada uma dessas dicas, quero que você entenda algo muito importante. Não existe nenhuma maneira fácil de como estudar a bíblia evangélica, é necessário disciplina e perseverança.

Para sentirmos um grande desejo de estudar a bíblia necessitamos de um entendimento claro sobre o valor dela, para que isso nos motive a estuda-la.

Mas para que possamos ver e entender o valor dela precisamos olhar com os olhos da fé, caso contrário qualquer lazer pode facilmente substituí-la em nossa rotina.

A fé nos capacita a ver o valor eterno da palavra de Deus. Porque precisamos acreditar que tudo o que aprendemos na bíblia é de grande valor para a nossa vida.

Para que esteja motivado(a) a estudar a bíblia profundamente, você deve saber qual é o tema central dela.

Esse tema central é a redenção através de Cristo, esse é o ponto principal que deve te motivar a estudar a bíblia sagrada.

Mais para frente vou te explicar melhor isso, fique comigo até o fim… 

Bom já que você entendeu o porquê deve descobrir como estudar a bíblia, vamos as dicas que irão te ajudar.

1º Passo de Como Estudar a Bíblia Sagrada

Oração 

como estudar a bíblia sagrada
como estudar a bíblia sagrada

Sempre antes de conseguir usar esse conteúdo como estudar a bíblia sagrada ou algo que envolva as coisas referentes ao Reino de Deus, recomendo você orar.

Neste caso é preciso orar porque a Bíblia é um livro divino. Então, é necessário ter a luz do Espírito Santo para estudar a bíblia sagrada e interpreta-la.

“Não tem como fazer um bom estudo bíblico sem antes conversar com o autor da própria Bíblia”.

Foi Deus quem pensou ela, idealizou, quem deu as idéias para que a bíblia fosse o livro maravilhoso que é.

Então ore para que Deus te dê o discernimento e a luz necessária para entender essas escrituras e conseguir estudar a bíblia sagrada.

2º Passo Antes de Começar a Estudar.

Preparação

como estudar a bíblia
como estudar a bíblia

Dentro disso quero te dar várias dicas simples mas que vão te ajudar muito a ter sucesso nos seus estudos bíblicos. Para que assim, realmente fique mais “fácil” sua aprendizagem em como estudar a bíblia.

Primeiro vamos entender juntos a diferença entre estudar e ler a bíblia:

  • A leitura bíblica é quando você pega a bíblia e decide lê-la de forma aleatória, ou até mesmo em ordem, mas sem um objetivo específico de aprendizagem.

  • Já quando você que saber como estudar a bíblia. É porque, tem o interesse de aprender e conhecer melhor as santas escrituras e o soberano Deus, o autor dela. Para isso você se aprofunda em um estudo de cada passagem e versículo para entender melhor.

E agora você se pergunta, mas como estudar a bíblia então?

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Eu te digo que não existe uma regra exata de como estudar a bíblia. Porém, existem várias dicas que podem te ajudar a tirar um melhor proveito de seu estudo bíblico. Vamos a elas então?

  1. Comece separando um tempo para o seu estudo, eu recomendo que inicie devagar colocando entre 20 a 30 minutos diários. Mas, já sabendo que haverá dias em que não irá querer parar de estudar a bíblia, e outros que vai estar cansado(a) e não irá querer cumprir esse tempo. Mas seja focado(a) e persista em cumprir o tempo de estudo nos dois casos.

  2. Escolha um local tranquilo e calmo para que não seja interrompido(a), se necessário converse com seus familiares ou amigos, para que respeitem esse seu momento de estudos.

  3. Tente colocar um horário fixo diário para dar início ao seu estudo bíblico, isso irá te ajudar a ter um compromisso diário.

  4. Desligue todos os equipamentos que podem tirar sua atenção naquele momento tão especial de como estudar a bíblia.

  5. Pegue um caderno, lápis e borracha, para fazer suas anotações sobre tudo que aprender.Ou seja, as dúvidas e todo o tipo de anotações que achar necessário.

3º Passo de Como Estudar a Bíblia Sozinho

Como Iniciar

como estudar a bíblia sozinho
como estudar a bíblia sozinho

Feito todos os preparativos acima, está na hora de dar início ao estudo e por em prática tudo que você vai aprender aqui sobre como estudar a bíblia sozinho.

Bom, se você vai estudar a bíblia sozinho pela primeira vez, te aconselho a começar por livros mais simples de serem entendidos como os 4 evangelhos : Mateus, Marcos, Lucas e João, mas também você pode iniciar por Romanos.

Sua intenção deve ser estudar a bíblia sistematicamente e inteira porém, pensar em uma tarefa tão grande pode ser assustador, então comece por uma porção pequena.

“Lembre-se que um grande trabalho é feito de pequenos trabalhos”.

Você dificilmente conseguirá estudar a bíblia inteira de uma só vez, nem mesmo um livro inteiro (estudar é diferente de ler). Mas, você pode começar a estudar alguns versículos e passagens bíblicas.

  • Releia a passagem com frequência, memorize se for possível.

  • Releia em várias traduções confiáveis da Bíblia. Ela foi traduzida do hebraico, aramaico e do grego para o nosso idioma, então vários tradutores se empenharam nesse projeto lindo de traduzir a bíblia.
    Por isso existe várias versões , na internet você pode encontrar aplicativos ou sites que possuem a bíblia em várias versões. Eu particularmente utilizo o aplicativo “My Soword Bible” ele é super completo.

#Obs: Não esqueça de anotar tudo o que você aprender e também as suas dúvidas.

Desta forma sua evolução em como estudar a bíblia sozinho será muito grande!

4º Passo de Como Começar a Estudar a Bíblia

Interpretação

como começar a estudar a bíblia
como começar a estudar a bíblia

Para descobrir como começar a estudar a bíblia você precisa saber isso: a bíblia é a sua maior intérprete, textos mais fáceis interpretam textos mais difíceis.

Basta você procurar um outro texto bíblico que trate do mesmo assunto ou semelhante. O antigo testamento é interpretado a luz do novo.

A melhor dica que eu posso te dar sobre como começar a estudar a bíblia. É, te ajudar a compreender o tema central da bíblia. Por que, se você ler com as perspectivas do tema central terá uma interpretação mais próxima do que Deus quer falar, então antes de ler se pergunte…

Qual é o tema principal? Qual é o enredo? Qual é a trama? Qual é a espinha dorsal do livro?

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

A mensagem central da bíblia é a história da redenção. O que Deus faz pelo homem através da morte, sepultamento, ascensão e exaltação do seu filho.

Então, leia de Gênesis até Apocalipse, sabendo que esse é o enredo principal. Deus fazendo uma obra no seu povo através de Cristo, assim você irá ler e interpretar de maneira correta a luz do tema principal.

E lembre-se também que o texto deve ser interpretado a luz do seu contexto, porque:

“texto sem contexto é pretexto para uma heresia”.

Se você entender isso, estará na frente de 80% dos outros leitores da bíblia, você estará mais perto em aprender como começar a estudar a bíblia.

Mas, o que é contexto?

São versículos, capítulos ou até livros anteriores ou posteriores ao texto em questão, eles vão definir o que o texto realmente esta dizendo. Então nunca interprete um texto fora do seu contexto para que não erre ao começar a estudar a bíblia.

5º Passo de Como Estudar a Bíblia

Colocar em prática

como estudar a bíblia
como estudar a bíblia

Aplique tudo que você aprendeu com o estudo na sua própria vida pois, o objetivo principal de aprender como estudar a bíblia é aprender como vive-la.

“Obediência é a base do conhecimento espiritual”

Também ensine tudo o que você aprendeu ao máximo de pessoas possível, isso é muito importante pois, é uma ação de evangelismo.

Leia comentários bíblicos para complementar seu aprendizado, mas, sobre o texto escolhido, dessa forma você irá entender melhor, isso será muito útil para enxergar por um ponto de vista diferente.

6º Passo de Como Estudar a Bíblia Sozinho

Persistência

como estudar a bíblia sistematicamente
como estudar a bíblia sistematicamente

É necessária muita persistência pois, tenha certeza que logo surgirá as primeiras dificuldades para tentar te impedir de estudar a bíblia sozinho, essa não é uma tarefa fácil ou simples, porém é de extrema necessidade para nossa vida como cristãos.

Então se por algum motivo você desistir de aprender como estudar a bíblia sistematicamente por um dia ou um tempo, retorne o mais rápido possível, não abandone de jeito nenhum.

#Dica extra: Após os estudos, medite e reflita nas coisas que aprendeu, se alegre com todas as vezes que ouvir Deus falar.

Vamos revisar então?

Neste conteúdo falamos sobre:

  • A oração é o passo mais importante de como estudar a bíblia sagrada; que é um passo importantíssimo para qualquer pessoa que deseja estudar a bíblia para pregar, ou até mesmo somente lê-la.

  • A preparação antes de estudar a bíblia; desligando os aparelhos tecnológicos, separando um tempo determinado para seu estudo. Um horário fixo para esse estudo diário e também indo para um local onde ninguém possa te interromper. Essa simples preparação te fará ter mais foco e uma facilidade de aprendizado.

  •  Como Inciar para estudar a bíblia sozinho; neste passo te dei algumas dicas sobre uma forma mais fácil de estudar. Se você é iniciante eu te aconselhei a começar pelos 4 evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. E também te aconselhei a ler o texto que quer estudar várias vezes e em outras versões escritas.

  • A interpretação da é essencial para começar a estudar a bíblia; também entramos neste assunto que é muito importante pois, sem ele você acabará lendo e entendendo muitas coisas de forma errada. Então te disse para sempre ler o contexto do texto para que entenda exatamente o que ele quer dizer.

  • Colocar em pratica é o melhor método para aprender; te disse o quanto é importante por em prática tudo que você aprende com seus estudos, para que a sua vida se torne biblicamente correta.

  •  A persistência é necessária para estudar a bíblia sozinho; foi o ultimo passo que eu te ensinei para que você se mantenha no caminho do estudo da bíblia. Mesmo sabendo que você sentirá vontade de desistir ou de parar por um tempo. Mas não desista porque esses estudos bíblicos que você faz é importantíssimo para sua vida cristã, então se mantenha firme.

Agradecimentos

como estudar a bíblia

Eu quero te agradecer imensamente por ler esse conteúdo até o fim.

Pois, foi feito com muito amor e carinho, porque eu sei que o que um cristão mais quer é ganhar almas para o Reino de Deus, ver pessoas chorando e se arrependendo de seus pecados ao final de cada pregação ou evangelismo…

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SEJA ASSIM…

Talvez você também seja uma pessoa que tem muita dificuldade em ler a bíblia todos os dias.

Digo isso porque eu já fui assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido pegar na bíblia para ler.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando de tanto sono…

E você, como anda sua leitura da bíblica diária?

E sua oração, esta satisfeito(a) como quanto tem orado ?

Tem sentido falta de se relacionar mais com Deus através da palavra e da oração?

Saiba que, é necessário você melhorar nessa área da sua vida cristã, pois a bíblia é o alimento para a sua alma, e a oração é onde nos comunicamos com Deus!

E, se você não alimentar a sua alma com isso, irá sofrer um esfriamento espiritual com toda certeza!

Pensando nisso, eu te convido a conhecer um método maravilhoso que me ajudou a administrar meu tempo sabiamente e criar o hábito de ler a bíblia e orar todos os dias sem falhar.

Esse método foi desenvolvido especialmente para ajudar a nós que temos um dia corrido e que não conseguimos nos organizar para passar um tempo de qualidade com Deus

 Clique aqui agora para conhecer esse método maravilhoso.

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou aprender como estudar a bíblia sagrada, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim todos que passam descobrir como estudar a bíblia. Também possam ser alcançados.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém. 

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui