como ler a bíblia e entender

Muita gente tem me perguntado se existe um método, um passo a passo, ou até mesmo uma regra a ser seguida para aprender como interpretar a bíblia.

Alguém me disse: “Irmão, eu leio a bíblia todos os dias. Mas não tenho facilidade para entender a bíblia”.

Talvez este, seja o seu problema. E de uma forma bastante simples, eu vou estar aqui te dando um passo a passo de como interpretar a bíblia.

E muitos se perguntam…, mas, será que funciona mesmo?

Olha, funciona! Porque, tem funcionado comigo graças a Deus. Eu tenho entendido a bíblia de uma forma bem mais fácil.

Porem, é claro que eu não quero com este conteúdo eliminar a atuação do Espírito Santo.

Ele nos ajuda a descobrir como interpretar a bíblia , Ele veio para a terra fazer isso!

Jesus disse: Ele vos guiará em toda a verdade… (João 16:13)

Mas veja bem, Cristo também nos alerta a cerca da prudência, e nos alerta a fazer as coisas corretamente.

E algo que eu acredito piamente é que:

tudo que fazemos de qualquer jeito, tem todas as possibilidades de dar errado!”

Princípios de Interpretação

Como o objetivo de interpretar a Bíblia é determinar o significado pretendido pelo autor, devemos seguir princípios derivados da Palavra de Deus. Os seguintes princípios não compreendem uma lista exaustiva, mas são alguns dos principais conceitos encontrados na maioria dos livros sobre interpretação.

Nos passos a seguir, vamos ver como se aplica adequadamente esses princípios.

Então vamos aqui para o nosso passo a passo. Serão 9 passos que vão te ajudar com toda certeza a como interpretar a um texto bíblico.

Como interpretar a bíblia: 1º Passo – Ler o texto e o contexto

como interpretar a bíblia
como interpretar a bíblia

Sempre que você encontrar um texto na bíblia ao qual queira entender. Você precisa ler o texto todo, e o contexto dele.

O texto é a história em questão, o relato.

Já o contexto é o que vem antes e depois disso. Quando lemos um versículo isolado, e decidimos pregar aquele versículo isolado sem ler o contexto e sem ler o texto todo. Iremos ter dificuldade para entender, por exemplo:

Vou aqui usar um texto bastante simples e conhecido da bíblia, para exemplificar para você.

Será “Mateus 11:30. Porque o meu julgo é suave, e o meu fardo é leve

Veja bem… Vamos dizer que você nunca pegou na bíblia ou até mesmo lê todo dia, mas não sabe como interpretar a bíblia.

Então você pega esse versículo aí você se pergunta… Meu Deus, o que o Senhor está querendo dizer? O que é julgo? O que é fardo?

Então perceba que se nós pegarmos um texto isolado na bíblia e tentarmos entender aquilo isoladamente. Ficará muito difícil!

Então eu preciso ler o texto todo. E, depois voltar e ler o contexto daquele texto. Uns 2 capítulos antes e uns 2 capítulos depois do texto.

Para que assim eu possa começar a entender como interpretar a bíblia. E especificamente como e porque aquilo foi dito naquele texto.

Como interpretar um texto bíblico: 2º Passo – Consultar comentários bíblicos sobre o texto

como interpretar um texto bíblico
como interpretar um texto bíblico

Isso vai ajudar muito. Nunca acredite que você não vai precisar de alguém ou de uma ajuda, para entender melhor as coisas de Deus e entender como interpretar um texto bíblico. Nunca pense isso!

Até porque isso é uma tremenda falta de humildade.

Eu, como estudante de teologia. Sempre recorro a comentários de outras pessoas.

Mas deixa eu te dar um conselho aqui como amigo…

Sempre procure comentários de escritores confiáveis e da mesma frente teológica que a sua.

Por exemplo: Eu como pentecostal, não vou comprar uma literatura para consultar, que seja neopentecostal (com todo o respeito).

Por quê? Porque as duas linhas teológicas não vão bater.

Não é que não amamos os nossos irmãos neopentecostais, é porque a nossa linha teológica é bem diferente.

Eu acredito no pentecoste, eu acredito no poder de Deus, acredito em línguas estranhas.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Exemplo: estou lendo Atos 2. Que fala sobre o pentecostes, línguas estranhas. Pedro dizendo que aquilo não ia parar ali, mas que seria para os irmãos do futuro também…

Daí eu vou e compro um livro teológico ou leio comentários dos irmãos neopentecostais. Que por sua vez não acreditam que isso ainda acontece hoje.

Então, isso vai causar uma confusão na minha cabeça, porque eu como pentecostal estou estudando um comentário para descobrir como interpretar um texto bíblico. Mas de uma linha teológica neopentecostal.

Não vai dar certo assim!

Então procure seu pastor, que se ele for um homem entendido na palavra de Deus ele te indicará bons escritores de comentários bíblicos.

3º Passo – Consultar dicionários

como estudar e interpretar a bíblia

Uma hora ou outra vamos encontrar na bíblia, palavras difíceis de se entender.

E, é nesta hora que as vezes, paramos no texto e não conseguimos sair dali. Justamente porque não entendemos o que certas palavras significam.

Então se você busca aprender como interpretar a bíblia, os dicionários bíblicos são muito bons, para você ter uma compreensão mais fácil do que está escrito na palavra de Deus.

Existem muitos, nas livrarias. Procure um que te agrade mais e adquira.

Tenho certeza que você não irá se arrepender, e irá ver que ficará mais fácil interpretar a bíblia.

Como estudar e interpretar a bíblia: 4º Passo – Tipos de Escrita Bíblica

como interpretar a bíblia
como interpretar a bíblia

Outro ponto a ter em mente tem a ver com o tipo de literatura bíblica com a qual estamos lidando, quando procuramos como estudar e interpretar a bíblia, ou uma  determinada passagem.

A Bíblia contém uma variedade de gêneros ou estilos de escrita, que vão desde o abertamente poético, como os Salmos, a escritos proféticos, literatura de sabedoria, literatura apocalíptica e muito mais.

Saber com que tipo de passagem estamos lidando frequentemente ajuda nossa interpretação.

Como ler e entender a bíblia: 5º Passo – Classificação do texto

como ler e entender a bíblia

Ao tentar descobrir como ler e entender a bíblia, nunca devemos esquecer de entender o gênero (estilo literário) da passagem que estamos estudando.

A Bíblia contém numerosos tipos de literatura, e cada um precisa ser interpretado de acordo com princípios condizentes com seu estilo particular.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Acima está um gráfico identificando o estilo literário básico de cada livro da Bíblia. Note que alguns livros contêm mais de um estilo. Por exemplo, Êxodo é escrito como história, mas o capítulo 15 inclui uma canção escrita em linguagem poética.

Além disso, para aprender como ler e entender a bíblia. Notará que os livros às vezes são divididos em mais categorias, mas, para nossos propósitos, “História” inclui os livros da Lei, os livros históricos e os quatro evangelhos; “Poesia” inclui os salmos e literatura de sabedoria; “Profecia” inclui os livros proféticos; e “epístolas” são cartas escritas por um apóstolo.

Como interpretar um texto bíblico: 6º Passo – Consultar os Originais

como interpretar um texto bíblico
como interpretar um texto bíblico

Você deve saber que a bíblia não foi escrita no português. Ela foi traduzida para o português.

É sempre bom consultar os textos originais. Mas, não é que não podemos confiar na tradução em português.

Mas tem textos no original, que falam com mais propriedade o que Deus estava falando ali.

Então é muito recomendado você fazer isso. Busque consultar no hebraico e no grego, para que assim você tenha uma visão mais exata sobre o texto e consiga entender como interpretar a bíblia/como interpretar um texto bíblico.

Como interpretar a bíblia  7º Passo – Consulte a cultura e os costumes da época do texto em questão

Uma hora outra você vai encontrar um texto na bíblia, onde irá perguntar…, “mas por que isso?”

Nós temos que entender que naquele tempo, a cultura era daquele jeito, o costume era daquele jeito. É por isso que a bíblia está mostrando aquele tipo de exemplo.

E quando nós começamos a descobri como interpretar a bíblia. Percebemos que depois de estudar a cultura e os costumes da época, aí o texto vai fazer mais sentido.

Fica mais claro para entendermos e até para pregarmos.

Como entender a bíblia: 8º Passo – Observar o que é figuras de linguagem, exemplos, parábolas etc.

como entender a bíblia sagrada

Relacionado a isso estão as questões de como entender a bíblia seja literal ou figurativamente.

Ambos são abordagens válidas, desde que sejam criteriosamente empregados. Por exemplo, quando os escritores bíblicos compartilham evidências da ressurreição de Jesus, eles o fazem literalmente.

Apesar de algumas interpretações liberais argumentando que os escritores bíblicos estão, por exemplo, falando meramente da ressurreição de Cristo figurativamente ou como um símbolo de algum tipo, o texto bíblico é claro que a ressurreição é vista como literal.

Até mesmo Paulo reconheceu:

“E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé é fútil; ainda permaneceis nos vossos pecados” (1 Coríntios 15:17).

No entanto, existem certas passagens que claramente são demonstradas como figurativas.

Quando Cristo diz que ele é “o portão” (João 10: 7-9), ele não significa literalmente que ele é um portão físico, completo com dobradiças e alça. Em vez disso, ele está usando linguagem figurada.

Quando lemos no Salmo 91: 4 que Deus nos cobrirá “com suas penas”, não devemos imaginar literalmente que Deus tenha penas. Mais uma vez, esta é uma linguagem figurada.

Confundir a linguagem figurada com a linguagem literal, ou vice-versa, é muito importante quando se trata de como entender a bíblia/como interpretar a bíblia. Mais uma vez, o contexto muitas vezes nos ajuda a entender o que realmente significa.

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

Corretamente manejar “a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15) é algo que todos nós somos chamados a fazer. Aprender alguns princípios básicos de hermenêutica, ou interpretação bíblica, nos ajudará a fazê-lo consistentemente.

Não entendemos o mundo espiritual na hora da interpretação bíblica

Nós temos que entender que Deus fala com a gente na palavra através de figuras de linguagens, exemplos, parábolas, comparações etc.

Nem tudo na bíblia se deve ser entendido de uma forma literal. As vezes é um exemplo, ou uma parábola e até mesmo Deus fazendo uma comparação. E, se você não entender isso como principio básico, como quer aprender uma forma mais fiel de como entender a bíblia?

Eu costumo dizer o seguinte: “nós como seres humanos temos muita dificuldade para entender as coisas espirituais”. 

É por isso que Deus vai falando através de exemplos e comparações.

Por exemplo: quando você vai conversar com uma criança, você usa uma linguagem diferente, para que a criança te entenda. Você usa exemplos, aponta, baixa o tom de voz etc.

Diante de Deus nós temos muita dificuldade para entender as coisas espirituais. Por isso que você vai encontrar textos na bíblia, onde Deus vai usar linguagens diferentes, forças de expressões etc.

Tudo isso para que venhamos a entender a bíblia mais facilmente.

Então, é muito interessante você analisar o texto por este lado também.

Como interpretar a bíblia: 9º Passo – Tente se colocar no cenário bíblico

interpretação bíblica
interpretação bíblica

Mas, porque estou falando isso?

Vamos analisar aquele texto de (João 4:4) onde fala sobre a mulher samaritana.

Está escrito assim: “E era-lhe necessário passar por Samaria.”

Tente se colocar no cenário. Tente fechar os olhos e imaginar no cenário em questão.

Imagine Jesus chegando ali naquele poço, imagine a mulher ali pegando água, imagine a mulher vendo Jesus ali e dizendo “tu um Judeu, falando comigo sendo eu uma samaritana?”

Tente se colocar naquela ocasião, tente ver que a cultura da época a mulher era vista de uma forma muito inferior e não era bem tratada como é hoje em dia. Assim é que se descobre como interpretar a bíblia

Se coloque na ocasião mesmo. Isso vai fazer com que você entenda melhor a bíblia e a história que está sendo contada.

E eu posso afirmar que se você usar os passos que estou te ensinando neste conteúdo. Você irá com certeza interpretar muito melhor a bíblia.

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS DEFINITIVAMENTE, LEIA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

————————————————–

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou como interpretar a bíblia, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim todos que tem essa mesma dúvida sobre como interpretar a bíblia possam também ser alcançados.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou deste conteúdo! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. gostei muito das dicas que você menciona.
    Todavia, gostaria de saber livros que vai me ajudar, ou seja orientar sobre Histórico e Cultural. Isso é importante. Vejo também verificar o período daquele escrito.
    tudo isto estou com dificuldade.
    Obrigado

  2. Pra mim o conteúdo foi muito esclarecedor . Gostei muito ! A gente sabe muito bem irmão que muitas pessoas hoje querem entender a palavra de Deus , mas existem muitos pregadores que não ensinam ela como é , de fato . Então , é preciso saber quem ouvir porque do contrário a pessoa se perder !

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui