a cruz de jesus

  • O que era a cruz?
  • Porque Jesus teve que morrer na Cruz?
  • Qual a importância da morte expiatória de Cristo na cruz?
  • Porque Jesus nos ensina a carregar a nossa cruz diariamente?

Nesse artigo, vou te ensinar a importância da morte de Cristo na cruz, também veremos que, através de seu sacrifício na cruz, Cristo aplacou a ira de Deus contra a humanidade pecadora.

Vamos aprender que, somente através do sacrifício de Cristo, podemos ter o perdão dos nossos pecados e a redenção eterna.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

O que era a Cruz?

A cruz, era um pilar vertical com uma viga horizontal fixada perto do topo, onde os condenados eram executados no mundo romano. A cruz era o símbolo de uma morte sob maior culpa e a pior maldição.

Então, a cruz era um instrumento conhecido como a punição mais cruel e vergonhosa, emprestada aos gregos e romanos pelos fenícios. Nela foram condenados os criminosos mais execráveis.

Por isso, a cruz para nós cristãos, se tornou o sinal de que Cristo tomou sobre si a nossa culpa, e assim pagou a penalidade pelos nossos pecados.

Tanto que, no Antigo Testamento a morte era por apedrejamento (Dt 21.20,21), e assim o corpo morto pendurado sobre uma árvore ou estaca como uma advertência as pessoas (Dt 21.22,23; Js 10.26).

Este ato de pendurar o corpo numa árvore era considerado como uma marca particular de maldição (Dt 21,23), isto explica o texto de Gálatas 3.13. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito:

” Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro.”

A cruz é também chamada “árvore” ou “madeiro” no Novo Testamento (At 5.30; 10.39; 1Pe 2.24), e assim é relacionada a concepção do Antigo Testamento de profunda humilhação e vergonha (Hb 12.2).

Porque Jesus Cristo teve que morrer na cruz?

a cruz
a cruz

Aqui poderá ser vista a ideia de vergonha e maldição, expressa em duas culturas diferentes.

Aquele que era condenado a crucificação era espancado ou açoitado com um chicote com várias tiras de couro, em cujas pontas eram colocadas bolas de chumbo ou ossos de carneiro. Após este flagelo, a vítima nua, era forçada a carregar a barra transversal da sua cruz ao lugar da execução.

Vemos então, a intensidade do sofrimento de Cristo antes de sua morte. E, Depois de ter passado a noite sofrendo torturas e açoites, Cristo estava tão fraco que mal poderia carregar a sua cruz (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23.26).

Depois de ser pregado na cruz pelo algoz, o condenado ficava com o corpo sucumbindo pendurado pelos braços, a vítima então, seria rapidamente sufocada devido a incapacidade de usar seus músculos respiratórios.

A medida que as horas se passavam, o corpo se tornava banhado em suor, a sede se tornava intensa, e a dor e choque eram tremendos.

Portanto, quando se descobre o que significa ser pendurado em uma árvore, na revelação do Antigo Testamento, e ser crucificado nos naqueles dias, entende-se uma das razões pelas quais a cruz de Cristo era uma pedra de tropeço para os judeus (1Co 1.23; Gl 5.11), outra razão é que ela significa qualquer impossibilidade de justificação pelas obras.

Ao mesmo tempo, para os gregos com suas filosofias, a pregação da cruz de Cristo era uma loucura. Contudo, ela libera o poder de Deus para salvar o homem e revela a infinita sabedoria do Senhor (1 Co 1.24).

Qual a importância da morte expiatória de Cristo?

a cruz esta vazia
a cruz esta vazia

No Antigo Testamento, os judeus ofereciam a Deus, animais, que eram sacrificados e o sangue dos mesmos servia para que o pecado/culpa do homem fosse retirado (Lv 1.4).

Porém, o sangue desses animais, só purificavam fisicamente o homem, que estava cerimonialmente impuro.

Somente o sacrifício de Cristo na Cruz poderia ser perfeito e somente o sangue de Cristo teria o poder de purificar a consciência do homem, que estava morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1-5).

Assim como no Antigo Testamento o animal inocente morria em lugar do pecador para expiar a culpa do mesmo.

Cristo morreu inocente levando sobre ele a culpa dos nossos pecados, ele foi o sacrifício perfeito.

O evangelho de João, o mostra como o cordeiro de Deus dado em sacrifício pela humanidade:

“no dia seguinte, João viu Jesus caminhando em sua direção e disse: vejam! É o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No livro do profeta Isaías, Jesus é retratado como o cordeiro sendo levado em sacrifício pelos nossos pecados:

“Mas ele foi ferido pela nossa rebeldia, e esmagado por causa de nossos pecados. Sofreu o castigo para que fossemos restaurados e recebeu açoites para que fossemos curados. Ele foi oprimido e humilhado, mas não disse uma só palavra. Foi levado como cordeiro para o matadouro; como ovelha muda diante dos tosquiadores, não abriu a boca. (Is. 53.5;7).

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Os sacrifícios de animais eram incompletos e não podiam expiar o pecado humano por inteiro; por isso, o sacrifício de Cristo assumiu uma relevância de dimensões eternas, por ser completo e perfeito (Hb 9.13,14).

Nenhum esforço humano é possível para retirar o homem da condição de pecador, somente pela obra salvadora de Cristo.

Através da salvação efetuada por Cristo na cruz, o pecado e removido, e a paz com Deus e estabelecida, pois, Cristo já suportou o seu castigo, e tomou sobre si o pecado do homem.

Sendo assim, em sua morte, Cristo e vitorioso e garante a todos, redenção eterna através de seu sangue derramado na cruz (1pe 2.24; 1Co 15.3; Fp 2.8; Hb 12.2; Rm 3.25).

Porque Jesus nos ensina a carregar a nossa cruz diariamente?

a cruz e os cravos
a cruz e os cravos

O senhor Jesus nos ensina a tomar a nossa cruz diariamente: “se alguém quiser vim após mim, negue-se a si mesmo, tome sobre si sua cruz a cada dia e siga-me”(Lc 9.23).

Mas o que seria a cruz diária que o cristão tem que carregar?

Ao ensinar os cristãos a carregarem sua própria cruz diariamente, Cristo conclama os crentes a estar prontos para sacrificar os seus interesses egoístas e suportar diariamente reprovações, humilhações e perseguições ao trabalhar pra ele, assim como ele fez em sua morte por nós (Mt 10.38;16.24-26; Lc 9.23-26).

O significado ligado à cruz de Cristo, é que ela expressa todo o conceito da obra expiatória de Cristo, de ter tomado sobre si todos os nossos pecados, como nosso representante (2 Co 5.21; 1Pe 2.24).

Quanto mais o crente entende o pecado, sua origem, natureza e poder, a queda do homem e a devastação resultante. Mais ele enxerga quão maravilhosa e suficiente foi a morte substitutiva de Cristo na cruz.

Um símbolo de união do crente com Cristo é o compartilhamento de uma vida divina. Na morte de Cristo, o crente morreu  para o pecado, e para o sistema do mundo (Rm 6.4; Gl 6.14).

E agora deve viver como Paulo, que  escreve:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo- a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou por mim”(Gl 2.20).

Na cruz, pouco antes de morrer, Cristo falou as seguintes palavras: ” está consumado” dito isso; “inclinou a cabeça e entregou o seu espírito.” isto nos mostra que ele mesmo entregou a sua vida por nós!

No seu último suspiro na cruz, Cristo cumpriu a sua missão de Salvador do mundo, dando-nos acesso direto a presença de Deus e salvação através da graça, a todos que creem no seu nome.

“Porque a mensagem da Cruz é loucura para os que se encaminham para a destruição, mas para nós que estamos sendo salvos, ela é o poder de Deus. (1Co 1.18).

Oh! Quão maravilhosa é a mensagem da Cruz! Como diz a clássica canção: “Sim eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar, Levarei eu também minha cruz, até por uma coroa trocar”.

Texto Escrito por: Edvania Lopes

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS DEFINITIVAMENTE, LEIA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

————————————————–

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a entender o que era a cruz, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim todos que saibam realmente o que é a cruz de Cristo, e o que foi feito por nós através dela.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Sim, eu amo a mensagem da Cruz, ajuda-me Senhor, retribuir um pouquinho deste AMOR, porque saber a sua dimensão, jamais consiguirei…

  2. A Graça e a Paz
    Como essa explicação clareou meu entendimento.
    Parabéns que o doce Espírito Santo continue te guiando sempre .
    Muito obrigada

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui