Hoje aqui neste estudo bíblico sobre as características de Davi, quero te apresentar quais são as 4 dentre as muitas que ele tinha e que você necessita ter como cristão.

Se caso você não conhece a história deste personagem bíblico importantíssimo, te convido hoje mesmo a ler e conhecer mais sobre ele.

Tenho certeza de que você irá aprender muito e irá se maravilhar com tudo que é ensinado através desta história real na bíblia!

Mas, antes de falarmos das 4 características de Davi, vamos conhecer ele um pouco mais…

Quem foi Davi na bíblia?

quem foi davi na bíblia
quem foi Davi na bíblia

Para entender quem foi Davi na bíblia vou resumir de forma rápida para você

Davi, era filho de Jessé, e quando jovem cuidava de ovelhas, era um garoto de pequena estatura.

Mesmo assim, foi escolhido por Deus dentre seus irmãos para ser rei de Israel mesmo sendo pequeno e franzino.

“… porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16:7

Porém, apesar de pequeno, Davi era um jovem corajoso, destemido e muito temente a Deus.

Além disso, Davi foi um dos principais e mais famosos reis citados na bíblia.

Quando você pesquisar mais a fundo quem foi Davi irá encontrar uma história bem grande sobre ele. Procure ler 1º e 2º Samuel, 1º e 2º Reis.

Nestes livros contam as histórias de Davi e de vários outros reis de Israel.

Recomendo fortemente que leia esses livros para entender em detalhes quem foi Davi na bíblia e quais são todas as características de Davi.

Você irá descobrir todos os detalhes sobre a vida de Davi e principalmente o quanto ele foi importante para os acontecimentos posteriores!

Verá que além de Davi ser pastor de ovelhas, um exímio tocador de harpa e poeta escritor de Salmos, foi também um grande guerreiro que, ainda garoto venceu o temível gigante Golias que calou o Exército do rei Saul.

Sabendo disso, uma dúvida nos vem…

Mas, o que Davi era para Deus?

o que davi era para Deus
o que davi era para Deus

A bíblia diz claramente do que o próprio Deus disse sobre o que Davi era para Ele!

Veja só:

Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade” (Atos 13:22)

Veja que com esse versículo é fácil entender o que Davi era para Deus, ele foi um homem que tinha um coração que agradava a Deus, alguém a quem o Senhor escolheu a dedo para liderar o povo de Israel.

Foi alguém que mudou a história do povo de Israel, alguém corajoso e que tinha um coração tão temente a Deus que foi considerado pelo próprio Deus “homem segundo o meu coração”

Mas você percebe ali onde eu sublinhei nesse versículo? “… que fará toda a minha vontade”.

Isso já aponta o motivo pelo qual Davi foi escolhido e mostra claramente o que Davi era para Deus!

Davi por muitas vezes deixou de fazer sua própria vontade para obedecer a vontade de Deus.

Ele teve chance de matar o rei Saul quando era perseguido por ele mas, nunca o fez porque era temente a Deus e preferia fazer a vontade do Senhor!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Davi foi para Deus um grande homem, ao qual serviu de descendência para o próprio Jesus Cristo.

Foi um homem pecador, assim como nós. Mas, alguém que quando foi corrigido por Deus, se arrependeu intimamente de seu pecado.

Isso nós não vemos em muitos heróis da bíblia!

É por isso e por muitos outros motivos que Davi foi o único a ser considerado um homem segundo o coração de Deus.

AGORA DESCUBRA AS 4 CARACTERÍSTICAS DE DAVI QUE DEUS SE AGRADA NA NOSSA VIDA COMO CRISTÃO

1º CARACTERÍSTICA DE DAVI: ZELOSO

Em I Samuel cap. 17:15-20 observa-se que Davi tinha cuidado, zelo pelas ovelhas de seu pai, cuidava com muito amor.

A história conta que Davi chega a matar urso e leão para defender as ovelhas.

Davi cuidava de poucas ovelhas (1Sm 17:28), mas mesmo o rebanho não sendo grande Davi não estava preocupado com a quantidade de Ovelhas, ele se preocupava em proteger cada uma delas.

E a história nos conta também que, num certo tempo, Saul que era o rei naquele tempo começou a ser atormentado por um espírito maligno…

Por isso, deu ordem a seus servos para ir atrás de alguém que tocasse muito bem harpa para que a música pudesse acalmá-lo.

Então, um servo do palácio falou sobre Davi ao rei Saul.

Aconteceu que Saul gostou de Davi, então Davi começou a se apresentar ao Rei Saul diariamente, porém no versículo 15 do mesmo cap. 17, diz:

“Davi, porém, ia até Saul e voltava para apascentar as ovelhas de seu pai em Belém”. I Samuel 17:20 a

Perceba que, Davi então se levantou de madrugada, e deixou as ovelhas com um guarda…

Observe a atitude de Davi, ele poderia já antes disso ter passado o cuidado com as ovelhas para outra pessoa, já que agora estava frequentando ao palácio.

Mas, ele não fez isso, ele tinha tanto zelo por aquelas ovelhas que realmente queria cuida-las pessoalmente.

Então, devemos aplicar isso em nossas vidas. Pois, assim como Davi era zeloso, vejo que é uma característica que que nós devemos ter.

Temos que cuidar do que Deus coloca em nossas mãos e buscar ter essa característica de Davi em nossa vida;

Se for para liderar que lideremos com excelência, se for para cantar que busquemos nos aperfeiçoar para cantar com excelência, se for fazer uma pregação, busque conhecimento sobre isso para que pregue com excelência, etc.

Que a partir de hoje, tudo o que Deus colocar em nossas mãos que venhamos a ter muito zelo e cuidado. Amém?

2º QUALIDADE DE DAVI: VALENTE

qualidade de Davi
qualidade de Davi

Uma qualidade de Davi extremamente presente é a valentia, ele foi tão valente que foi marcado por ser um homem de guerra, e por não temer quando ainda era jovem diante dos Filisteus e de seu campeão de guerra Golias.

Em toda a história são relatadas as batalhas de Davi, de como Ele guerreava sempre colocando Deus na frente de tudo.

Ele nunca temeu diante dos filisteus e os outros povos inimigos de Israel.

Mas, você sabe por que ele não temia? Porque ele sabia que o Senhor estava com ele.

Davi não ia para guerra se Deus não permitisse, essa qualidade de Davi é muito notada em toda a história como guerreiro e líder do exército.

Talvez agora você possa estar se perguntando, mas o que isso agrega em minha vida?

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Eu te respondo, isso agrega e muito em sua vida pois, todos os dias temos que ser valente.!

E vou te explicar o motivo!

Nós não enfrentamos gigantes físicos como Golias, mas enfrentamos gigantes espirituais que tentam sempre nos derrotar usando diversos tipos de armas.

Todos os dias temos lutas para travar, talvez dentro da nossa própria casa, no trabalho, e principalmente nossa própria carne.

A nossa carne é um gigante complicado pois, é uma batalha diária. Todo dia temos que acordar e tentar ser melhor, temos que resistir ao pecado que nossa carne anseia diariamente.

Temos que vestir a armadura de Cristo, e graças a Deus que temos o Espírito Santo para nos ajudar a lutar contra o pecado e desejos da carne.

E ainda bem que Senhor está a todo momento também nos revestindo de poder para lutarmos contra aquilo que não podemos ver com os olhos físicos.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12

Ser valente é muito importante para não temermos quando as dificuldades surgem, crer que temos um Deus poderoso ao nosso lado, que nos escolheu e que nos capacita.

A bíblia nos conta que aquele que pede com sabedoria ao Senhor, recebe. Então o que você necessita hoje? Peça ajuda para o Senhor, para vencer seu gigante.

Se você quer vencer a batalha peça ajuda da quem garante a vitória, o Deus Todo Poderoso!

“Ah, mas eu não consigo, está pesado este fardo

Peça ajuda ao Senhor que Ele tem prazer em te ajudar. Sê valente.

3º VIRTUDE DE DAVI: FIEL

A história conta que um certo período, Saul se revoltou contra Davi, ele queria de qualquer forma tirar a vida de Davi, somente porque Davi estava conhecido e ficando “famoso” em Israel.

Mesmo Davi sabendo que Saul tentava contra a sua vida, Davi foi fiel a Saul, Davi o honrou, não esqueceu a tudo quanto tinha feito por ele.

E nesse cenário Davi fugiu de Saul, e quando Davi se escondia teve a oportunidade em tirar a vida de Saul, mas não agiu desta forma, antes ele temeu porque sabia que Saul era ungido do Senhor.

E sabe por que Davi era fiel a Saul? Porque em primeiro lugar era fiel a Deus, Davi sabia que ia chegar seu tempo.

O que aprendemos com essa característica de Davi?

Aprendemos que devemos ser fiéis ao nosso Deus em primeiro lugar pois, não iremos conseguir ter uma vida de santidade, caminhar corretamente sem ser fiel a Deus em primeiro lugar.

Não conseguiremos nos destacar em nosso ministério sem ser fiel a Deus em primeiro lugar.

Mas, analisando mais a fundo a história e todo o contexto, podemos ver que existiram vários outros reis em Israel depois de Davi, que foram muito retos diante de Deus.

Como o rei Josias, o rei Ezequias e outros. Mas porque Deus se “apegou” tanto a Davi?

O que Davi tinha que esses outros reis não tiveram?

E a resposta liga diretamente a fidelidade e na próxima característica de Davi que falaremos agora….

4º CARACTERÍSTICA DE DAVI: CORAÇÃO SINCERO (PURO)

característica de Davi
característica de Davi

Naquele tempo o povo era muito tendente à idolatria.

Basta lembrar que o próprio Salomão filho de Davi, que se entregou à idolatria.

Também de Jeroboão, o primeiro rei de Israel como reino do Norte, “fez pecar a Israel (1 Reis 14:16)” construindo dois bezerros para serem adorados. Davi jamais deixou de honrar a Deus para honrar os ídolos.

Davi tinha um coração sincero e apesar de seus pecados, ele tinha o coração totalmente voltado para Deus.

Acredito que foi por causa do seu coração que ele foi escolhido entre oito filhos de Jessé.

Quem sabe as pessoas olhavam Davi com as poucas ovelhas, um menino de campo, não davam nada por ele.

Mas, Davi se deleitava naqueles campos, com as ovelhas, podia ficar embaixo das arvores tocando sua harpa. Ele tinha um coração sincero, mesmo quando cometeu seu grande erro, ele foi sincero com Deus, ele admitiu seu pecado.

Davi não quis dar desculpas, ele reconheceu.

Em Salmos 51:11 Davi demonstra o arrependimento e a pureza de seu coração!

“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.”

A atitude de Davi demonstra um coração sincero diante de Deus.

O que Davi estava querendo dizer com isso, que ele reconhecia seu pecado, mas ele queria muito a presença do Senhor, Davi sabia que sem a presença de Deus não seria nada.

E assim deve ser nós quando erramos, quando caímos, não temos que inventar desculpas, não podemos deixar o diabo ficar nos acusando.

Antes temos que dobrar nossos joelhos e nos confessar ao Senhor, dizer também: “eu pequei Senhor, preciso de Ti, preciso do ser perdão, estou arrependido, não retires o teu Espirito Santo da minha vida.”

Santo não é aquele que não peca, mas sim, aquele que se lava todos os dias, que se purifica, que busca o perdão do Senhor.

Amém?

Espero que este estudo bíblico tenha sido benção para você, e que você possa ter sido tocado e transformado em alguma área da sua vida!

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS, FAÇA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico? 

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

—————————————————–

Então, se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma.

Se pelo menos uma frase dele serviu para você entender as qualidades de Davi que você precisa ter, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos que queiram saber mais sobre as características de Davi, possam ser abençoados também!

Aproveite e deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não!

Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Simplismente muito bom o estudo ,fica mais fácil entender a bíblia assim pra nós que temos dificuldade de entende-lá

  2. Muita paz e graça, irmãos em Cristo Jesus!

    Amei o aprendizado!
    Que continues nos abençoando com esses ensinamentos, que Deus abençoe você e a sua família!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui