o PECADO
o pecado

As condições originalmente criadas eram perfeitas, e um Deus perfeito não pode fazer nada diferente de um mundo perfeito. Num dado momento, entretanto, por um mau-uso do “livre-arbítrio”, o pecado entrou no mundo e viciou a criação perfeita de Deus.

A isto, seguiu-se um estado de pecaminosidade no ser humano; no qual hoje nos encontramos, que é humanamente irreparável.

OS EFEITOS DO PECADO NA VIDA DO HOMEM

pecador
pecador

O prejuízo que os efeitos do pecado traz na vida do homem são incalculáveis. O pecado fez o homem perder sua tranquilidade. Porque, antes que o pecado entrasse no mundo, não existiam angústia, aflição, lágrimas etc.

O pecado sujeitou o homem a morte, Deus disse no Éden: ” No dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:17). Paulo escreveu que : ” Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte” (Rm 5.12).

Essa palavra se cumpriu no dia da queda. A morte entrou e iniciou o seu domínio em três sentidos: A morte física, a morte espiritual e a morte eterna.

A MORTE FÍSICA

Deus disse ao homem no dia da queda: ” comerás o teu pão, até que tornes a terra”(Gn 3.19).

Assim, a morte física ou a separação do espírito e alma do corpo ( Tg 2:26) começou desde o dia da queda. Deus, já no Éden, falava de dor (Gn 3:16). A doença é o início da morte.

A MORTE ESPIRITUAL

A morte espiritual é a separação entre o homem e Deus. Por isso, a Bíblia fala do homem não-crente como de um morto (Lc 15:24.32) Em Mateus 8.22, Jesus fala desses dois tipos de morte, ou seja, da morte espiritual e da morte física.

A MORTE ETERNA

A morte eterna é a segunda morte, é a separação eterna de Deus ( Ap 20.14,15).
Todos os que nasceram  fisicamente, mas não nasceram do Espírito, ou seja, não aceitaram a salvação dada por Deus por meio se Cristo, irão morrer duas vezes ( física e eternamente).

No entanto, todo aquele que nasceu  fisicamente, mas também nasceu do Espírito aceitando a salvação dada por Deus, por meio de seu filho Jesus, só irão morrer uma vez (fisicamente).

Jesus disse: “Todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá” (Jo 11.26).
“Respondeu Jesus: “digo-lhe a verdade: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito”( Jo 3.5).

A queda de nossos primeiros pais, trouxe consequências desastrosas não apenas para eles, mas também para toda a humanidade.

Entender o que aconteceu com Adão e Eva após o primeiro pecado é a chave para compreendermos a situação em que o homem se encontra hoje

Isto porque Adão não agiu como uma pessoa particular, mas como representante de toda a humanidade.

EFEITOS DO PECADO DE ADÃO

pecado

Como nosso representante legal, Adão, pecou em nosso lugar, recebemos as consequências legais de suas escolhas. Em outras palavras, “Adão tinha uma procuração passada por Deus com poderes sobre toda a humanidade”, quando Adão fez uso dela para o mal, as consequências do seu pecado foram diretamente imputada para todos os membros da sua posteridade.

Paulo declara: ” pois assim como por uma só ofensa (o pecado de Adão) veio o Juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de Justiça (a morte de Cristo) veio a graça sobre todos os homens para a justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem (Adão), muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos (Rm 5.18,19).

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Dessa forma, todos nós passamos a ser culpados diante de Deus por causa do que Adão fez em nosso lugar.

Toda pessoa que é naturalmente gerada a partir de Adão-isto é, cada um dos seres humanos, acaba por herdar uma natureza pecaminosa deste o nosso ancestral do nosso primitivo. E isto as vezes é chamado de doutrina do “pecado original” (ou pecado herdado)

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1).

Então, somos pecadores não somente porque pecamos, mas também porque já nascemos em pecado.

OS EFEITOS DO PECADO SOBRE O SEU RELACIONAMENTO COM DEUS

o pecador

O pecado de Adão também teve efeito imediato sobre o seu relacionamento com Deus, com os outros seres humanos e com o meio -ambiente no qual ele estava inserido.

A queda de Adão afetou o seu relacionamento com Deus de diversas formas.

A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL

A morte é uma separação, e a morte espiritual é uma separação espiritual de Deus.

Por isso, em função da morte espiritual que ocorreu no exato momento que ele pecou. Adão perdeu o seu relacionamento com o criador.

De igual modo, como já vimos, todos os seus descendentes estão naturalmente “mortos em ofensas e pecados” (Ef 2.1).

Assim, se não houver um novo nascimento (Jo 3.3), também conhecido como “regeneração” ninguém pode se salvar (Tt 3.5).

Paulo fala na carta aos Efésios que a salvação da morte espiritual é algo que vem por meio da fé: ” pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Ef 2.8).

A CULPA E A VERGONHA

Após o pecado, foram dominados por um sentimento de vergonha (Gn 2:25).

Antes tinham consciência da nudez, mas não tinham vergonha (Gn 2.25).

O resultado de terem comido o fruto proibido, não foi a aquisição da sabedoria sobrenatural, como Satanás havia dito, ao contrário, agora eles descobriram que foram reduzidos a um estado de miséria. Após o pecado sentiram o peso de uma consciência culpada (Gn 3.7).

Agora eles reconheciam que haviam pecado contra Deus, e resolveram fazer vestes de folha de figueira para se cobrirem.

Eles agora “perceberam” que estavam nus. Perderam o estado da inocência. Perceberam não apenas a nudez física, mas a nudez da alma que é muito pior, pois esta impede o homem de ver Deus.

A nudez de Adão e Eva é a perda da justiça original de Deus. Todos os seres humanos nascem agora (após a queda) nesta condição, e as Escrituras dizem que é necessário que recebamos as “vestes brancas” Ap 3.18; “vestes de salvação” (Is 61.10), que é a justiça original que Cristo nos traz de voltá.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

APÓS O PECADO TIVERAM MEDO E FUGIRAM

“E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

“E chamou o senhor Deus a Adão e disse-lhe: “Onde estás? E ele disse: ouvi a tua voz no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me”(Gn 3:8-10).

Adão e Eva se escondem do chamado de Deus. Consciência culpada sempre produz medo e fuga. Mas que tolice! Pensaram eles que poderiam se esconder de Deus?

Pecaram e agora tem medo da sentença condenatória que Deus pode proferir contra eles.

O pecado os separou de Deus, rompeu a comunhão com Deus. E é sempre assim. A menos que a obra de Cristo seja realizada em nosso favor, estaremos frente a frente com o juízo de Deus (Hb 2.3).

OS PRINCIPAIS TERMOS PARA DESIGNAR O PECADO

consequências do pecado

Existem várias designações bíblicas para o pecado, cada palavra apresenta a sua contribuição para formar a descrição completa desta ação contra Deus.

Pecado. A palavra hebraica normalmente traduzida por pecado é chata, que significa “errar” ser confiscado ou “estar em falta” (Sl 51.4).

A palavra grega básica para pecado é hamartia, que significa “errar o alvo”(Rm 3.23).

Prevaricação (transgressão). O radical hebraico que da origem a palavra Prevaricação é mal, que significa “cobrir” “agir de forma acobertada, ou seja, traiçoeiramente, “ofensivamente”.

A palavra grega para Prevaricação é paraptoma, que significa “escorregar”, “cair”, tropeçar de lado, “ofender” (Gl 6.1).

Iniquidade. Outro termo utilizado na violação da lei de Deus é “iniquidade”, a palavra hebraico básica para ele é avon, que significa “perversidade”, ” falha”, “iniquidade”.(Is 53.11).

A palavra grega para designar Iniquidade é adikia, que significa “moralmente errado, “injusto”.

Mal/mau. Um termo hebraico comum para pecado é ra, que significa “ruim,” “danoso”, “mal” ou até mesmo calamidade (Is 7?15).

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

Dentre as palavras gregas comuns para mal encontramos poneros, que significa definitivamente “mau” e kakos, denotando um “mau-caráter.(Mt 7.11; Rm 7.21).

Impiedade. Outro termo bíblico usado para pecado é Impiedade. No Antigo Testamento, a Impiedade é uma tradução do termo hebraico racha, que significa “moralmente ruim” ou “impio”(Sl 1.1).

O termo grego usado no Novo Testamento é anomia, que também é traduzido como Iniquidade. (Mt 23.28; 24.12;Rm 6.19; 2 Co 6.14).

Existem muitas outras designações e descrições do mal. Ao descrever o mundo pagão, Paulo lista, pelo menos, quarenta e três designações e caracterizações diferentes para o pecado em Romanos 1:18. Uma lista mais sucinta, mais igualmente temível e tem 16 designações diferentes para o pecado pode ser encontrada nas “obras da carne” de gálatas 5.

OS SETE PECADOS DETESTÁVEIS

pecados

Sete pecados específicos que Deus não consegue tolerar :

“Estas seis coisas aborrece o senhor, e a sétima a sua alma abomina:

1) olhos altivos,

2) língua mentirosa,

3) mãos que derramam sangue inocente,

4) coração que maquina pensamentos viciosos,

5) pés que se apressam a correr para o mal,

6) testemunha falsa que profere mentiras,

7) o que semeia contendas entre irmãos (Pv 6.16-19).

DOIS TIPOS BÁSICOS DE PECADO

Todos os pecados podem ser classificados em duas categorias gerais: os pecados de comissão e os pecados de omissão. Isto significa que alguns pecados ocorrem quando fazemos o que não deveríamos, e outros quando não fazemos o que deveríamos.

OS PECADOS DE COMISSÃO

Os pecados de comissão, isto é, quando fazemos o que não deveríamos fazer, são descritos pelo apóstolo João “qualquer que “comete” o pecado também comete iniquidade, porque o pecado é iniquidade” (1 Jo 3.4). A lei de Moisés foi registrada no Antigo Testamento, e os seus princípios morais básicos são repetidos no Novo Testamento.

OS PECADOS DE OMISSÃO

Os pecados de omissão são a nossa falta de ação naquilo que deveríamos agir. Como Tiago colocou: ” Aquele pois que sabe fazer o bem e não faz comete pecado” (Tg 4.17).

AS CONSEQUÊNCIAS PARA DO PECADO SOBRE A NATUREZA

efeitos do pecado
efeitos do pecado

A natureza sofre junto com a humanidade, compartilhando assim as consequências da queda.

As escrituras descrevem está maldição em três maneiras:

  1. O sustento será obtido por fadiga. Assim como a mulher terá seus filhos com dor, o homem haverá de comer o fruto da terra por meio do trabalho penoso. Antes da queda, o trabalho de Adão no jardim era prazeroso e agradável, mas de agora em diante, o seu trabalho, bem como o do seus descendentes será seguido de cansaço e tribulação.
  2. A terra produzirá Cardoso e abro lhos. O cultivo da terra seria mais difícil do que antes, Cardos e abrolhos aqui significam: plantas indesejáveis, desastres naturais, enchentes, insetos, secas, e doenças. A natureza foi subvertida com o pecado do homem (Rm 8:20-21).
  3. No suor do teu rosto comerás. O trabalho árduo se tornaria a porção do homem.

Vimos então que a queda trouxe consequências desastrosas para os nossos primeiros país. Mas estas consequências não ficaram restritas apenas no Éden. Toda a raça humana sofre as consequências do pecado dos nossos primeiros país.

Mesmo o homem tendo pecado, Deus nunca desistiu do homem; por isso, Ele providenciou uma forma de reconciliar-se com o homem (Jo 3.16).

Através sacrifício de Cristo na cruz a paz entre Deus e o homem foi restabelecida.

Como todos pecaram, estavam todos em divida; era necessário que alguém sem pecado (sem culpa), pagasse a dívida da humanidade.

Cristo morreu como cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo, todo aquele que crê em Cristo e passa a segui-lo torna- se livre do pecado e da condenação eterna que o pecado traz sobre todo a humanidade.

A luz do mundo tornou-se um ser humano, Jesus Cristo. Por meio de Jesus, que era plenamente homem e plenamente Deus, podemos saber como é desfrutar um relacionamento com Ele.

Jesus Cristo veio para nos trazer o perdão divino e para revelar a verdade do Senhor a humanidade.

Cristo é a manifestação da misericórdia perdoadora de Deus, que está sempre em busca do homem oferecendo perdão pelos seus erros.

Por: Edvania Lopes

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS DEFINITIVAMENTE, LEIA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

————————————————–

E, se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a entender mais sobre o pecado, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim todos que passam por dificuldade ao e querem descobrir mais sobre o pecado e a sua natureza. Também possam ser alcançados.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém. 

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui