conhecer a Deus
conhecer a Deus

Você já imaginou como seria maravilhoso conhecer a Deus mais profundamente?

Você alguma vez, já olhou pro céu e parou pra pensar, como são lindas as obras da natureza que foram criadas por Deus?

Já estudou a anatomia e a biologia humana e ficou admirado com o fato de Deus fazer o ser humano de forma espetacular e perfeita?

Já se pegou pensando, que existe um Deus que nos ama de forma grandiosa e que deseja ter um relacionamento íntimo conosco?

Se esse é o seu desejo, continue lendo este artigo até o fim para descobrir mais sobre como conhecer a Deus.

O SER HUMANO FOI CRIADO PARA CONHECER A DEUS

conhecer Deus
conhecer Deus

A Bíblia enfatiza que o homem como criatura, foi especialmente feito para conhecer seu criador, que se revela ao homem na natureza e na consciência, e adicionalmente, em acontecimentos históricos em particular.

Esta revelação divina que culmina em Jesus Cristo como auto-revelação de Deus em carne, está narrada e interpretada com autoridade pelas escrituras.

O Deus da teologia bíblica é portanto, decisivamente conhecido a partir das informações das escrituras. Isto é, da revelação profética e apostólica centrada em Jesus Cristo como a revelação encarnada da divindade.

No Antigo Testamento, Deus se revelou como criador de todas as coisas, o Senhor da História, dos homens e das nações, e o redentor de um povo escolhido. O Novo Testamento leva a revelação de Deus a dimensões ainda mais elevadas.

O Antigo Testamento declarou Deus como sendo transcendente (superior) a natureza e ao homem. Estava expressamente proibidas as imagens esculpidas que, além de situarem a divindade no tempo e no espaço, a materializavam, negando a espiritualidade (invisibilidade e falta de matéria) de Deus.

A revelação do Novo Testamento, mostrando que Deus é Espírito (Jo 4.24) acrescenta a dramática ênfase de que o Deus invisível tornou-se encarnado; de uma forma única em Jesus Cristo (Jo 1.14,18).

A revelação de Deus em Cristo mostra que Deus é um ser social. Além disso, este Deus precioso procura restaurar os pecadores condenados a uma comunhão pessoal consigo mesmo, ainda que essa bênção lhe custe a morte sacrificial.

Conhecendo Deus – DEUS SE REVELA COMO PAI

conhecendo Deus
conhecendo Deus

A revelação do nome “Jesus”, da eterna paternidade e da eterna filiação no próprio ser de Deus, prossegue com a revelação de que em Deus há três pessoas em uma única divindade: pai, filho e Espírito Santo (Mt 28.19).

A afirmação cristã característica a respeito de Deus é a doutrina da Trindade. Em uma série de ações poderosamente redentoras, da-se o segredo íntimo do ser de Deus.

Vemos a ação da Trindade Santa no plano da salvação; quando aprendemos que: Deus criou o plano da salvação do homem, Cristo colocou em prática e o Espírito Santo é quem o ativa.

Deus deu o seu filho para morrer pela culpa da humanidade e salvar aquele que nele crer, o Espírito Santo é quem convence o homem “sobre o pecado, a justiça e o juízo”(Jo 3.16; Jo 16.8).

O Deus do Sinai, o criador que foi ofendido pelas transgressões a sua lei, também é o Deus do Gólgota, é o “Deus conosco”, confirmado tanto pelo presente de Cristo encarnado, quanto pelo presente do Espírito interior, por meio dos quais o pai se aproxima.

O Novo Testamento enfatiza a paternidade de Deus. A maneira mais comum pela qual o Senhor Jesus se referia a Deus era “pai”. Na teologia cristã, este termo é originalmente reservado a primeira pessoa da Trindade.

Porém, a designação pai é algumas vezes usada em relação ao Deus supremo (1 pedro 1.17; Isaías 9.6, onde “Pai da Eternidade” conota a verdadeira divindade do Messias).

O conceito de Deus como pai está presente no Antigo Testamento que descreve um relacionamento criativo e redentor, ou de aliança (Ml 2.10; Is 64.8).

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

No Antigo Testamento é mais comum ver a paternidade de Deus expressada no seu relacionamento de aliança com o seu povo, Israel.

Em seu amor Ele escolheu Israel e libertou da nação do Egito para que, coletivamente, esta nação pudesse ser considerada como um filho de Deus (Is 63.16; Ex 4.22; Os 11.1).

No Novo Testamento, a relação de Deus alcança o indivíduo, primeiramente na vida espiritual. A salvação é vista sob dois aspectos, o de se identificar com Cristo, e o da obra regeneradora do Espírito Santo na vida do crente.

Através da identificação com Cristo, por meio da fé, o crente é adotado por Deus, passando a fazer parte da sua família, tendo todos os privilégios de herdeiro, inclusive o de chamar a Deus de “Abba-Pai!” (Rm 8.15-17).

Em outro aspecto, ele é visto como alguém que nasceu no reino de Deus, compartilhando a natureza divina e sendo amado pelo pai e conhecendo a Deus mais de perto (Jo 3.3-7; 2 Pe 1.4; 1Jo 3.1,2).

Como conhecer a Deus – OS NOMES E TÍTULOS DE DEUS

como conhecer a Deus

Vamos Conhecer um pouco sobre os Nomes e os Títulos de Deus?

Adonai. Um título honorário significando “soberano” ou “Senhor”, no Novo Testamento, é aplicado igualmente a Cristo e ao Espírito Santo (Sl 110.1; Mt 24.41-45).

El. A palavra hebraica significa ” aquele que é forte”, um ser ou líder poderoso.

Elohim. Esta forma plural da palavra ‘eloah (encontrada 42 vezes em Jó) e usado para deuses e deusas das nações vizinhas, mas principalmente significando o verdadeiro Deus de Israel com o sentido de única divindade suprema (Gn 1.1; 3.5; Dt 4.35-39; Jr 10.10).

Elyon, El Elyon. Elyon, o “Altíssimo”, é encontrado como uma designação para Deus (Nm 24.16; Dt 32.8; 2 Sm 22.14; Sl 9.2; Is 14.13; Lc 1.32; At 7.48).

Yahweh. Este é o nome mais significativo de Deus do Antigo Testamento, porque é o nome próprio pessoal que Israel tinha para o seu Deus. Por essa razão, na época pós-exílio, começou a ser considerado tão sagrado que nunca era pronunciado. Ao invés disso se usava em substituição ao termo Adonai.

Nos séculos 6 e 7 depois de Cristo, os estudantes judeus combinaram as vogais de Adonai com as consoantes YHWH e acabaram formando o nome Jeová.

Então, quando Moisés perguntou a Deus qual era o significado do seu nome, Ele respondeu: “EU SOU O QUE SOU”. O senhor também disse: ” Assim dirás aos filhos de Israel: “EU SOU me enviou a voz” (Ex 3.14).

Assim, Deus revelou a Moisés o significado mais íntimo deste seu precioso nome , Yahweh (Ex 3.14, ver também Jo 8.58,59).

OS NOMES COMPOSTOS DE DEUS

conhecendo a Deus

Existem no Antigo Testamento, caracterizações especiais de Deus, tanto expressando como confessando verdades tais como:

  1. O poder de Deus-El Shaddai-“Deus Todo-poderoso”.

  2. A eternidade de Deus -El ‘Olam, ” o Deus eterno.

  3. O relacionamento especial com Israel. ‘El-elohe- Israel, “El (é) o Deus de Israel.

  4. A provisão de Deus para as necessidades do crente. Jehovah-jireh ( o senhor Proverá, Gn 22.13-13).

  5. A liderança de Deus- Jehovah-nissi, o Senhor é minha bandeira (Ex 17.15).

  6. A Paz de Deus- Yahweh- shalom, ” o Senhor é a minha paz” (Jz 6.24).

  7. O mais precioso nome do Messias, Yahweh-tisidkenu, “Senhor justiça nossa” (Jr 23.6; cf 33.16).

  8. O nome da Nova Jerusalém, Yahweh-shammah, ” O Senhor está ali”(Ez 48.35; AP 21.22; 22.3)

  9. O título celestial de Deus, Yahweh-sabaoth, o Senhor dos Exércitos (1sm 1.3; 17.45).

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

OUTROS NOMES POR QUAL DEUS É CONHECIDO :

  1.  Rocha ( Dt 32.4, 15,18,31; 1 Sm 2.22; Sl 92.15; Sl 18.2; 31, 3; 42.9).

  2.  Pai (Is 63.16; 64.8; Ml 1.6; Mt 5.16, 45,48; 6.9 etc.).

  3.  Juíz ( Gn 18.25; Jz 11.27; Sl 50; 75.7; At 10.42; 2 Tm 4.8; Hb 12.23).

  4.  Pastor (Sl 23.1; Sl 80.1; Hb 13.20; 1 pe 2.25; 5.4; Is 40.11; Ez 34.11-16; Is 32.22)

  5. “Senhor”, “amo,” “dono”, denota absoluta propriedade e poder ilimitado sobre os seus servos( Lc 2.29; At 4.24; AP 6.10; 2 Pe 2.1; Jd 4).

Conhecer Deus – ALGUNS ATRIBUTOS DE DEUS

deus
deus

Vamos Entender um pouco Sobre os Atributos de Deus?

Enquanto os nomes pessoais se aplicam aos respectivos centros de consciência do único Deus, os atributos ou as virtudes qualificam a Trindade como um todo.

Os teólogos normalmente fazem uma distinção entre os atributos incomunicáveis e os atributos comunicáveis.

Os atributos incomunicáveis

  • auto-existência, a eternidade, a imutabilidade, a infinitude, a onisciência, a onipresença, a onipotência e a unidade) que enfatizam a transcendência de Deus, e que são imputáveis somente a Deus.
  • os atributos comunicáveis que expressam a imanência de Deus e que são compartilhados em certa medida pelas suas criaturas.
  • Os atributos comunicáveis podem ser classificados como: ESPIRITUAIS (espiritualidade), MENTAIS (sabedoria, veracidade), MORAIS (bondade, amor, santidade, justiça) e VOLITIVOS (desejo, poder de ação).

Conhecendo a Deus – O SER HUMANO É A COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS

conhecer a deus intimamente

No primeiro livro das escrituras, nós vemos que Deus criou todas as coisas do nada! Mas vemos que ao criar o homem, Ele fez de forma especial: “façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26 “a”).

Então, Deus fez o homem semelhante a Ele, mas não como uma duplicata exata. Não era pra ele ser um pequeno Deus, mas definitivamente tinha de estar relacionado com Deus e ser portador das características distintivas e espirituais que o marcam exclusivamente como superior aos animais.

Em Gênesis 1.26-30, encontramos “o homem feito a imagem de Deus”

  1. um ser espiritual apto para a imortalidade;
  2. um ser moral que tem semelhança a Deus;
  3. um ser intelectual com a capacidade da razão e do governo (Gn 26.28-30).

E observando então o texto de Gênesis e todo conteúdo das Escrituras sagradas, aprendemos que Deus fez o homem de forma especial para se relacionar com Ele, para conhecer a Deus intimamente.

Então, aprendemos que apesar do pecado do homem, Deus está sempre disposto a redimi-lo e ter comunhão com o mesmo, e por fim; aprendemos que Ele nos ama de uma maneira tão grande, que foi capaz de nos resgatar da morte através de seu filho Jesus.

Sendo assim, temos motivos suficientes pra sermos gratos a Deus todos os dias da nossa vida, e pra glorificarmos a Ele em toda nossa maneira de viver. Pois somente Ele, é digno de toda honra, glória e louvor!

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS DEFINITIVAMENTE, LEIA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

————————————————–

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a entender como conhecer a Deus, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos saibam realmente como conhecer a Deus, e o que foi feito por nós através dela.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. A paz e graça, obrigado por nos trazer conteúdos tão impactante que Deus continue abencoando o seu ministerio e a sua familha

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui