como fazer um devocional
como fazer um devocional

Muitas pessoas sentem o desejo, mas não sabem como fazer devocional. E talvez você está aqui, mas não sabe nem o que é devocional. E tenho certeza que após descobrir vai querer correr para fazer seu devocional.

O que é devocional

No meio religioso, muitas pessoas  interpretam o que é devocional como um tempo que uma pessoa separa para se dedicar as coisas de Deus, ou seja, fazer orações, agradecimentos, louvores, meditações, leituras, escritas e conversas sobre a bíblia.

Alguns cristãos têm por regra todos os dias dedicar algumas horas ou minutos do dia para declarar e enaltecer seu amor por Deus.

Este tempo que eles separam durante o dia para estas atividades é chamado de “devocional diário”.

Deus é tudo em nossas vidas. E aqueles que separam um tempo para estar com Ele, passam a conhece-lo e ama-lo muito mais.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). 

Aprender o que é devocional e como fazer um devocional diário é uma maneira do cristão estar totalmente ligado a Cristo, que é a fonte da vida. E a bíblia é a boca de Deus e, portanto, deve ser lida diariamente, com orações e com o desejo de realmente praticar aquilo que a bíblia nos orienta.

Resumindo… Devocional é você tirar um tempo significativo do seu dia, pelo menos de 30 minutos a 1 hora para dedicar só para Deus. Portanto, você tira esse tempo para poder entrar em comunhão com Ele, para estudar as escrituras, conversar com Ele, louvar a ele, ou seja, cultuar a Ele no geral.

Como Fazer Devocional

como fazer devocional
como fazer devocional

Como fazer devocional diário – Escolha um horário

Para aprender como fazer devocional e ter sucesso, você precisa analisar bem o seu dia, e os seus horários. E então, encontrar um horário que seja melhor para você.

Tem pessoas que preferem fazer seu devocional de manhã após acordar, outras antes de dormir, e aqueles que trabalham fazem até em seu horário de almoço.

Separe ali meia horinha do seu dia e se dedique a Deus.

A maioria das pessoas gostam de fazer seu devocional logo após acordar, porque gostam de acordar e já começar a falar com Deus.

Escolha um local tranquilo

Eu sei que na correria do dia a dia é complicado. Porque, muitas pessoas tem filhos e a casa está cheia sempre.

Então, as vezes fica difícil encontrar um local mais calmo, mas tente procurar na sua casa um cantinho que seja só seu naquele momento.

Ou até mesmo, chame seus familiares e explique que você irá precisar de silêncio e que ninguém entre no quarto ou faça barulho na casa, porque você irá conversar com Deus.

E, você pode também reunir a família e fazer todos juntos um devocional a Deus, fazendo um culto em sua casa mesmo. Com louvores, leitura da palavra, oração.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Anote um horário

Com tantos a fazeres em casa, preocupações com o trabalho, ficamos perdidos muitas vezes.

Então para que você não esqueça ou fique empurrando com a barriga para fazer o seu devocional diário, anote um horário certo.

Para que assim você saiba que naquele horário certinho é que você tem que começar o seu devocional. E por favor, não estipule horário para acabar, fique livre, a vontade para dar o tempo necessário a Deus.

Faça deste horário um hábito

Você tem um horário para ir trabalhar, você tem um horário para voltar do trabalho, tomar banho, almoçar, jantar, enfim… Você tem um horário para fazer cada coisa.

Então, também faça deste horário do devocional um hábito. No começo pode ser mais difícil mesmo, porque a gente esquece. Mas depois você vai se acostumando e já fica automático e conseguirá se habituar a como fazer um devocional.

Você já lembrará automaticamente que está na hora do seu devocional, e tirar o seu tempinho para Deus.

Como fazer devocional – Crie um plano de Leitura

Separe os livros da bíblia ao qual você deseja fazer o seu devocional primeiro.

E para você que nunca fez um devocional quero dar uma dica extra. Nas livrarias existem livros que se chamam devocionais. E você pode comprar e acompanhá-los. Assim, ficará muito mais fácil fazer o seu devocional.

Como fazer um devocional

devocional como fazer
devocional como fazer

Ore

Como fazer um devocional sem orar? Não tem como!

Então, primeiro ore, pedindo ao Espírito Santo que te guie no seu estudo.

Quando chegar a hora de fazer o seu devocional, ore a Deus pedindo para que ele venha te guiar na leitura das Escrituras. Pedindo a Deus para que ele venha te revelar o que esta escrito na bíblia.

Para que assim você possa entender o que Deus quer te dizer com aquela leitura. Peça ao Espírito Santo para te guiar, acalmar, guardar a sua mente das preocupações e ansiedades.

Para que você possa realmente se concentrar naquele estudo e entender o que Deus quer te dizer naquela leitura.

Devocional como fazer – Leia o versículo ou o capítulo do seu devocional

Tem pessoas que preferem fazer o devocional por versículos, geralmente quem tem menos tempo faz assim.

Então, daí escolhe um capitulo e vai indo versículo por versículo, estudando um versículo por dia.

Eu acho interessante fazer isso com o livro de provérbios, porque nele dá para estudar com facilidade cada versículo separadamente.

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

Já nos outros livros da bíblia, eu te recomendo que leia pelo menos o capítulo inteiro. Porque se você pega um versículo apenas, corre o risco de você não entender o que quer dizer da forma correta.

E tem aquela frase que eu já falei várias vezes aqui…

Texto sem contexto é pretexto para heresias.

Então, você precisa entender a história que está por trás daquele versículo. Porque quando pegamos um versículo isolado, podemos fazer inúmeras interpretações sobre o mesmo.

Mas, quando pegamos toda a história, fica muito mais fácil de entendermos.

Portanto, eu recomendo para você, que tire um pouquinho mais de tempo, para que consiga estudar melhor na hora do seu devocional.

Interprete o que você leu

É agora que entra o Espirito Santo mais diretamente para te ajudar como fazer um devocional.

A bíblia não é somente para você ler o que está escrito nela, porque ela não é um livro como outro qualquer, e sim é Deus falando conosco ali.

E quando nós lemos e entendemos, Deus fala conosco naquele momento. As vezes lemos uma, duas ou três vezes e não conseguimos e entender. Mas quando pedimos ao Espirito Santo que ilumine nossa mente e nos abra o entendimento, tudo fica mais fácil.

Ele vem e abre os nossos olhos para conseguir entender aquilo que está escrito. Mas, também existe outras coisas que você pode fazer para que consiga interpretar mais facilmente os textos bíblicos.

Eu escrevi estas outras coisas em um outro artigo, é só você Clicar Aqui para Ler depois.

Então, ore a Deus e peça que Ele ilumine sua mente.

E leia com calma, virgula por virgula, pausadamente, não tenha pressa.

A bíblia tem que ter muito bem examinada, ela não tem que ser lida como um jornal ou como uma revista que você pega e lê de qualquer jeito.

Você tem que examinar a palavra de Deus, tem que meditar nela, estudá-la profundamente para realmente saber como fazer devocional.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Faça perguntas e procure respostas

Às vezes, podemos ter dificuldade em aplicar o devocional ao nosso dia-a-dia. Pode ser que as aplicações não saltam das páginas. Lemos dois, três ou quatro capítulos e ficamos com a pergunta: “O que Deus esta querendo falar comigo hoje?”
Não tenha receio de fazer perguntas ao texto. Seguem alguns exemplos que podem nos ajudar:

  • O que esse texto revela sobre a soberania ou santidade de Deus?

  • O que esse texto diz sobre a vida e obra de Cristo?

  • Como esse texto aponta para o evangelho?

  • Como esse texto desafia o não-cristão que crê que suas boas obras são suficientes?

  • Como esse texto confronta o meu orgulho?

  • Como esse texto aponta a minha nova identidade em Cristo?

  • Como esse texto revela que os “caminhos de Deus são mais altos do que os meus”?

  • Como esse texto me convoca à obediência? Ao descanso? À evangelização? A confessar o meu pecado?

  • Como esse texto conforta a minha luta contra o pecado? O que o texto diz para mim na minha angustia?

  • Como esse texto me convida à adoração apesar dos meus problemas?

  • Como posso, em oração, agradecer ao meu Salvador pela forma que ele está descrito aqui?

  • Como esse texto encoraja a Igreja de Jesus Cristo a não perder sua esperança? À não abandonar a doutrina genuína? À não tirar seus olhos de Cristo?

 Anotações sempre!

Compre um caderno para anotar o que Deus falou com você, os textos que mais gostou, que mais te tocaram, os pedidos de oração, etc.. É muito gostoso anotar algumas orações e ver como Deus trabalha em nossa vida.

Esse caderno será uma fonte de consulta sobre sua vida espiritual. Se gostar, faça um pequeno diário sobre o seu dia e a forma como Deus interagiu com você e você com Ele.

Não confie em sua memória. Deixe as anotações sempre ali para consultar.

Faça a aplicação da palavra na sua vida

Você acabou de ler!

E sabemos a palavra de Deus é mais atual que o jornal de amanhã né?

Então, agora pense como você pode aplicar isso tudo isso na sua vida, como você pode viver essa palavra que você leu, interpretou e meditou e aprendeu como fazer um devocional.

Geralmente isso é fácil, pois sempre estamos passando por certas situações em nossa vida. E se você orou e leu com calma e atenção, tenho certeza que o Espírito Santo de Deus já falou contigo.

E você já saberá como viver aquilo que leu.

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS DEFINITIVAMENTE, LEIA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

————————————————–

Então, se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele serviu para você aprender a como fazer um devocional, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos que precisam aprender como fazer devocional, possam ser abençoados também!

Aproveite e deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não!

Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Obrigado irmao Bruno eu me beneficiei muito desse artigo, eu gostei

    Aprendi bastante como fazer devocional diario, eu ja comprei um livro de devocional diario mas nao tenho usado por nao entender e por me parecer dificil ter resposta para algumas perguntas, desde de 2016 que comprei so sao cerca de 6 a 8 vezes que fiz, tambem outra coisa era a forma errada que eu fazia o devocional diario, eu nao orava primeiro, obrigado irmao espero que mude a minha forma de fazer devocional diario a partir de entao.

  2. Boa noite! Muito obrigada pelo texto. Eu nunca fiz devocional, estava acostumada a ler a Bíblia com frequência, mas não meditava de fato nem fazia anotações referentes. Eu assisti esses dias o filme Quarto de guerra (assistam!) e me despertou a fazer meu devocional diário. Já salvei as perguntas frequentes que pôs no texto, pois creio que me serão de grande ajuda. Muito obrigada de coração!!! Deus abençoe a todos!

    • Fico muito feliz irmã, devocional é muito importante e muito bom de ser feito! Estou feliz por ter ajudado com esse conteúdo, Deus te abençoe.

  3. Pra mim foi muito bom,me identifiquei demais ….obrigada pelas dicas e que Deus continue te dando sabedoria para ajudar outras pessoas 🙌🙌

  4. A paz meu irmão!🙏🏽 Seu artigo me ajudou muito, estou perdida como fazer meu devocional RS mas agora me sinto mais capaz! Muito obrigada 😊

  5. Muito obrigada meu irmão Bruno!! Fui muito abençoada com esse artigo, que o senhor continue te abençoando e usando cada vez mais na vida das pessoas!

  6. Gratidão estava precisando muito de uma orientação para organização, foi de grande valor esse conteúdo 🙏🏾

  7. Nunca fiz um devocional e queria fazer, mas não sabia como começar.
    Obrigada! Esclareceu as minhas dúvidas.
    Que Deus continue lhe abençoando 🙏

  8. Eu estou com muita vontade de me dedicar mais a leitura da palavra e comecei a fazer meu devocional e estava totalmente perdida esse texto me abriu horizontes e me vi nele em muitas citações. Obrigada Deus o abençoe enormemente.

  9. Muito obrigada pelo seus ensinamentos, pois havia um tempo que eu queria começar o devocional, mais não sabia como dar início, creio que isso que faltava na minha vida espiritual, Muito obrigada irmão e que Deus te abençoe muito ❤️

  10. Muito obrigado gostei muito de ter nos alertado sobre ter mais intimidade com Deus, sou cristão mais nunca fiz devocional, que Deus te abençoe sempre. Tenha uma boa noite!!!

  11. Srs. Irmãos deus seja louvado através do trabalho de todos, e muito obrigado por nos ajuda, sei que são milhões de pessoas que estão sendo abençoado com esse trabalho. Muito bem feito, bem explicativo, fáceis de entendimento e compreensão. E certamente hoje foi o meu dia de ser abençoado com o trabalho de vocês. Que o Senhor continue dando toda essa sabedoria para outras pessoas, assim como eu hoje, possa ter essa oportunidade de aprender mais e mais do Senhor. Abçs

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui