A Bíblia não é um livro comum por isso é tão importante aprender como estudar a bíblia sozinho. As palavras em suas páginas são como remédio para sua alma. Ele tem o poder de mudar sua vida, porque existe vida na Palavra! (Ver  Hebreus 4:12)

Jesus diz em João 8: 31-32: “Se você permanecer na minha palavra [continuamente obedecendo aos meus ensinamentos e viver de acordo com eles, então] você será verdadeiramente meu discípulo. E você conhecerá a verdade … e a verdade libertará você … “

Esses versículos me levaram a uma conclusão simples: se não estudarmos a Palavra de Deus de maneira consistente e aplicarmos essa verdade em nossas vidas, não teremos o poder necessário para amadurecer em Cristo e glorificar a Deus neste mundo.

Portanto, não importa onde você esteja em sua caminhada com Deus, quero encorajá-lo a começar a passar um tempo estudando a bíblia hoje e se determinar a continuar com ela! Você descobrirá que toda vez que estuda a Bíblia e presta atenção ao que está lendo, está aprendendo alguma coisa.

Então, eu decidi compartilhar contigo 6 dicas práticas e essenciais de como estudar a bíblia sozinho, para que você consiga cada dia mais se aproximar de Deus através do estudo da palavra!

como estudar a bíblia sozinho
como estudar a bíblia sozinho

1º Dica de Como Começar a Estudar a Bíblia: Ore antes de começar

Sim, peça para Deus te guiar quando você estiver buscando como começar a estudar a bíblia.

O que é doido da bíblia, é que você pode ler na presença do autor.

No meio do texto… Você tá com uma dúvida e você pode chegar para o autor e pedir…”por favor, me explica o que você quis dizer aqui?”

Imagine, você lendo o livro do seu escritor favorito, e no meio do livro você esta com uma dúvida e você fala… “Hei, me ajuda? Senta aqui um pouco, estou com uma dúvida nisso que você escreveu, o que você quiser aqui?”

Imagine que grande oportunidade seria isso?

E é exatamente a oportunidade que você tem com a bíblia, você realmente está na presença do autor e pode pedir a ajuda dele de como começar a estudar a bíblia.

A bíblia foi escrita por homens, mas inspirada pelo Espírito Santo de Deus! Por isso, utilize Ele a seu favor!

como começar a estudar a bíblia
como começar a estudar a bíblia

2º Dica de Como Estudar a Bíblia Sozinho: Faça a primeira leitura em uma bíblia sem comentários bíblicos

Eu não tenho nada contra os comentários bíblicos. Muito pelo contrário, eu amo os comentários bíblicos. Principalmente para quem quer aprender como estudar a bíblia sozinho.

Mas, na sua leitura inicial do texto, você precisa ter a sua interpretação e revelação em relação ao texto.

A verdade é que os comentários bíblicos começam a nos deixar preguiçosos. Porque, a gente pega o texto e já vai ler o que aquele comentarista interpretou.

E Deus quer ensinar você a “preparar a sua refeição”.

Deus quer falar com você, Ele quer se revelar a você.

Então, nessa primeira leitura não leia nenhum comentário bíblico. Vá você no texto e comece a ler, reler, meditar, e comece a tirar as suas conclusões em relação aquele texto, estude a bíblia sozinho mesmo!

Mais para frente eu vou dar uma outra dica, porque, tirar as suas próprias conclusões pode ser um pouco perigoso, mas se você seguir a outra dica não vai ser perigoso!

como estudar a bíblia sozinho
como estudar a bíblia sozinho

3º Dica de Como Estudar a Bíblia: Leia grandes porções das escrituras!

Às vezes nós vamos fazer um devocional e lemos apenas um versículo, e realmente, as vezes um versículo é o suficiente para você ficar às vezes 10 dias pensando sobre ele e estudando sobre ele.

Mas, quando o seu objetivo é como estudar a bíblia, só um versículo não é suficiente.

Então, eu queria ter encorajar a ler grandes porções da palavra de Deus! 

Porque, geralmente um versículo só faz sentido dentro de um contexto.

O que você precisa entender é que cada livro da bíblia foi escrito com um propósito. E aquele versículo que está ali, ele está servindo com parte para esse propósito do livro todo.

Então, por exemplo: você precisa entender o que o livro de Mateus tem como propósito, e aí ver como aquele versículo ali se encaixa no propósito do livro.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Imagine que você foi na casa de um amigo e ele estivesse assistindo uma série, e ele te convida a assistir, mas, ele já está na 5º temporada no episódio 4. 

Você vai ficar praticamente sem entender nada, porque aquele episódio só faz sentido dentro da história toda! Entendeu? Da mesma forma é como estudar a bíblia

Você é corajoso(a)? Se sim, quero te incentivar a um ler o livro inteiro, se possível de uma vez só!

Separe aí um bom tempo e vai com tudo para estudar a bíblia!

O livro de Mateus você levaria aí entre 1 hora e meia a 2 horas para ler todo dependendo o seu ritmo de leitura.

Isso é o tempo de um filme!

Se você pode parar 2 horas do seu dia para assistir um filme, porque não parar e entender como estudar a bíblia?

Porque só quando você faz uma leitura assim, você consegue perceber algumas coisas.

Se eu ler o capítulo 1 hoje e o capítulo 28 daqui a 28 dias, quando eu chegar no final eu não lembro do começo, entendeu?

Mas quando você lê de uma vez só, você consegue perceber muitos detalhes especiais do texto!

E aí, quando você tiver uma ideia inteira do livro, comece a estudar a bíblia em pequenas porções.

como estudar a bíblia
como estudar a bíblia

4º Dica: Aprenda Por Onde Começar a Estudar a Bíblia

Quero frisar uma coisa, não existe uma lei de por onde começar a estudar a bíblia, mas existem estudos que comprovam que quando você começar por onde eu vou falar aqui seu entendimento é mais fácil.

Comece com um evangelho

Os quatro primeiros livros do Novo Testamento são chamados de Evangelhos. Estes são quatro relatos diferentes da época em que Jesus andou na Terra. Isso inclui histórias incríveis, verdades sobre o caráter de Deus e instruções diretamente de Jesus!

Leia uma carta de Paulo

Se você está pronto para um forte incentivo e para aprender, as cartas de Paulo são ideais. Ele está sempre em uma aventura para compartilhar a verdade sobre Jesus ao mundo, não importa o custo. Ele escreveu muitas cartas, mas algumas com as quais você pode começar são: Romanos, Gálatas, Efésios e Filipenses etc.

A linguagem destes livros é de mais fácil entendimento, e é bem direto ao ponto. Por isso, acredito que para iniciantes que querem descobrir por onde começar a estudar a bíblia, estes sejam os melhores livros.

por onde começar a estudar a bíblia
por onde começar a estudar a bíblia

5º Dica: Reserve tempo e Concentração

Não vai dar certo se você quiser estudar a bíblia sozinho de manhã 10 minutos, depois de tarde mais 15 e depois mais 20 minutos a noite. Não vai dá certo!

Você precisa dedicar tempo pra isso.

O tempo que nós gastamos com o Youtube, Facebook, Instagram e WhatsApp e muito grande.

Então você tem tempo de sobra, é só questão de prioridade!

Eu também tenho um outro artigo mais completo com mais técnicas de como estudar a bíblia, aproveite e leia também! Clique aqui para ler.

Reserve um tempo legal para você tentar  como estudar a bíblia sozinho, em um ambiente de concentração, para que você não seja interrompido no que você ta fazendo. 

Para que seja um raciocínio continuo, e você possa realmente mergulhar na palavra de Deus!

como estudar a bíblia sozinho
como estudar a bíblia sozinho

6º Dica de Como Estudar a Bíblia Sagrada: Compartilhe aquilo que você entendeu

Esta é a dica que vai te proteger de interpretar a bíblia errado que eu disse lá na dica 2.

Chega para outras pessoas e fala pra elas…”Olha, eu estava lendo “tal” texto e eu percebi isso, isso…”

Faça isso principalmente com cristãos mais velhos ou com seu líder! Isso vai te prevenir de muitos erros coisa sobre como estudar a bíblia sagrada.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Porque eles vão poder falar pra você se você interpretou errado ou corretamente o texto, e poderão ainda acrescentar outras coisas na sua interpretação que vão completar o seu raciocínio.

A bíblia foi feita para mergulharmos nela individualmente, mas também para ser estudada em grupo. 

Por isso que existe a igreja, células, escolas bíblicas dominicais, discipulado etc.

Se só você viu um negócio nas escrituras, que em 2 mil anos ninguém mais viu, provavelmente está errada sua interpretação. 

Quando eu crio esse tipo de conteúdo sobre como estudar a bíblia sagrada, é justamente para poder te dar um norte no seu estudo e você consiga extrair o máximo de conhecimento da palavra!

como estudar a bíblia sagrada
como estudar a bíblia sagrada

7º Dica de Como Estudar a Bíblia Sozinho:  Leia Livros sobre Leitura Bíblica

Muitos livros já foram lançados sobre como estudar a bíblia sozinho, dicas para ler a bíblia, técnicas de ler a bíblia.

Invista neste tipo de material, porque um dos pilares da vida cristã é a leitura bíblica. Nós deveríamos investir mais na nossa habilidade de estudar a bíblia.

E eu queria compartilhar com você um dos melhores livros sobre como ler a bíblia/como estudar a bíblia.

O título dele é: Entendes o Que Lês?

Foi a pergunta que Felipe fez para o eunuco ali em Atos 8:30.

O bacana deste livro é que cada capítulo dele ensina você ler um tipo de literatura da bíblia.

Por exemplo: como se lê epístolas (cartas), como ler narrativas do antigo testamento, como ler Atos, como ler os evangelhos, etc.

Cada tipo de literatura na bíblia tem uma forma diferente de interpretação e método de leitura que facilita seu entendimento.

E neste livro você vai descobrir como fazer isso!

Eu vou deixar o link aqui abaixo para você adquirir este livro e aprender melhor como estudar a bíblia sozinho.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O LIVRO ENTENDES O QUE LÊS!

Tenho certeza que este livro vai abençoar muito a sua vida como cristão.

Lembre-se de aplicar tudo o que foi ensinado neste artigo, porque só ler não irá resolver seu problema, mas se você aplicar irá realmente sentir a diferença em estudar a bíblia!

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS, FAÇA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

————————————————————

Então, se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele serviu para você aprender a como estudar a bíblia, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos que precisam aprender como estudar a bíblia sozinho , possam ser abençoados também!

Aproveite e deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não!

Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Gostei muito dessa 7 dicas eu creio que vai me ajudar muiitto pois eu leio A bíblia só mais Deus mais confesso que eu tava fazendo assim oia um pouco ai no outro dia ou atrase lia mais um pouco ou não só na outra semana mais agora vou colocar em prática vou ler por completo kd livro creio que vou conseguir pois realmente se eu tenho tempo pra ficar nas redes sociais tenho pra Deus muito obr por seus auxílios que Deus continue lhe abençoando e lhe dando sabedoria

  2. A palavra de Deus é o meio de termos libertação
    Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
    Estes ensinamentos de como ler e estudar a palavra de Deus é muito glorificante
    Parabéns pela iniciativa
    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  3. Que Deus continue abençoando seu ministério,pois sou muito edificado com seus estudos, obrigado pelo tempo investido em ajudar o próximo Graça e Paz🙌🙌

  4. É exlente esses estudos estão me edificando bastante no conhecinento da palavra de Deus. Deus abençoe e li use cada dia mas na presença de Deus

  5. Nossa amei estão de parabéns a cada vídeo a cada ensinamento me supreendo cada vez mais com seus inssinamentos muito pratico de estudar e aprender que Deus te ilumine a cada dia mais e que você continue sendo esse canal de bênção que você é obrigado 😊

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui