como fazer uma pregação
como fazer uma pregação

E se eu te falasse que é totalmente possível aplicar um método de como fazer uma pregação, e realmente trazer arrependimentos e transformações na vida dos ouvintes…Você acreditaria?

Oração, estudo, organização, prudência, aplicação e uma conclusão com emoção. Estes são os passos de sucesso para fazer uma pregação ter eficácia e realmente transformar vidas. 

Então , veja em detalhes neste artigo como como fazer e aplicar esses passos poderosos de como fazer uma pregação:

1° Passo de Como Montar uma Pregação é:

Oração

Pode até parecer algo óbvio este primeiro passo de como montar uma pregação. Mas, muitos deixam ele de lado, confiando apenas em seu conhecimento ou naquilo que estudou.

Mas ,eu te digo que a base para montar uma pregação não está na formação educacional, na habilidade de oratória ou na capacidade de eloquência. O poder esta na palavra de Deus e no Espírito Santo, veja o que Paulo escreve aos Coríntios:

Minha mensagem e minha pregação não foram com palavras sábias e persuasivas, mas com a demonstração do poder do Espírito” (1 Coríntios 2:4).

Ore por você mesmo e pela congregação, buscando entender suas necessidades e preocupações, para que assim a mensagem alcance e transforme-os.

Portanto, orar pelo assunto deve ser sua primeira atitude ao ser convidado para pregar, e principalmente antes de buscar como montar uma pregação.

E supondo que você já ora com frequência por ser um cristão dedicado, deverá dobrar suas orações, colocando em pauta a pregação que você foi convidado a levar.

como montar uma pregação
como montar uma pregação

2° Passo de Como Fazer uma Pregação é:

Estudar

Agora que você já entendeu que a oração é um passo essencial quando quer aprender como fazer uma pregação. Então, está na hora de estudar.

¨Para começar, você deve mergulhar e se aprofundar na bíblia para encontrar as pérolas que estão escondidas em cada passagem e versículo¨.

Muitas vezes já acontece uma revelação do tema, assunto ou passagem a qual devemos pregar logo na oração.

Se isso aconteceu, creio que é Cristo te guiando e dizendo o que Ele quer falar… Mas, se não aconteceu na oração, continue lendo e orando que logo algo acenderá em seu coração.

Portanto, nesse passo é muito importante se dedicar ao máximo. Porque quanto mais você estudar, mais conhecimento irá transmitir no grande dia da pregação.

Por isso, abuse de livros e comentários bíblicos, isso irá ajudar muito a ampliar sua visão sobre a passagem que irá pregar e de como fazer uma pregação.

E lembre-se de anotar tudo que conseguir extrair deste estudo.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Vou deixar algumas dicas abaixo que vão te ajudar a estudar de uma forma mais correta para fazer uma pregação:

  • Leia a passagem bíblica com oração e humildade, permita que ela fale ao seu próprio coração.

  • Leia a passagem novamente, anotando as impressões que ela lhe dá. Anote o tema geral ou a lição da passagem.

  • Pesquise o contexto e a história da passagem. Para quem foi escrito? Qual a ocasião da escrita? E como isso afeta a compreensão da passagem?

  • Leia a passagem novamente dividindo-a em pontos principais e sub-pontos. Verifique duas vezes para ver se esta sendo fiel ao texto.

  • Cruze os temas desenvolvidos na passagem com outras partes da bíblia, se a sua passagem trata de esfriamento espiritual, estude outras passagens que tenham relação com o esfriamento espiritual.

Se você estudar desta forma que eu ensinei acima, vai perceber como fazer uma pregação é fácil.

como fazer uma pregação
como fazer uma pregação

3° Passo de Como fazer um sermão é:

Organização  (Esboço de pregação) 

Este passo também pode ser nomeado como esboço de pregação, mas eu prefiro nomear como organização. Porque é onde você realmente irá organizar todas as pérolas que você recolheu no estudo procurando como fazer um sermão.

Eu sugiro que você organize seu sermão por estas seguintes etapas:

                    Início

  • Tema: É o título do assunto a ser tratado, ou “nome da mensagem”. Em alguns casos pode-se falar o título na hora do sermão, outras vezes não é necessário, mas no esboço da pregação a gente coloca.

    É bom para se ter um rumo determinado na mensagem. Quem vai pregar deve ter claro o assunto que vai ser tratado, não basta escolher um versículo e subir no púlpito.

    Isso pode até acontecer, e Deus usar, mas não deve ser a regra, pode ser que o pregador comece a falar de um assunto. E dali mude para outro e para outro, e no fim não passou nada de consistente. Então, escolha um tema definido para facilitar sua pregação.

  • Texto base: Toda pregação deve ter um texto bíblico como base. Este é o fundamento que vai dar autoridade a toda a mensagem.

    Normalmente, o texto é pequeno 1 versículo, 2 ou 3. Raramente se deve utilizar um capítulo todo, só quando o capítulo estiver todo relacionado ao mesmo assunto. Se eu for falar sobre a oração do Pai nosso, não preciso ler todo o capítulo 6 de Mateus. Ex: João 3:16.

  • Introdução: Acredito que essa é uma das principais etapas de como fazer um sermão, porque é nela que você irá atrair atenção dos ouvintes.

    Eu sempre recomendo que você conte uma história ou testemunho que tenha relação com o assunto da mensagem que você irá pregar. Se tiver bastante relação, será um ótimo gancho para entrar de forma natural na mensagem.

    Você também pode explicar a do versículo que irá pregar. Onde se passou, o porque aquilo aconteceu ou para quem aquilo foi escrito. Você deve levar de 5 a 10 minutos no máximo na introdução.

    Meio

  • Corpo do sermão: Nesta etapa é onde você irá passar a maior parte do sermão, pois é onde você irá transmitir a mensagem aos ouvintes.

    Charles Spurgeon enfatizou algo importantíssimo que você deve levar em consideração “seja qual for o assunto que eu pregar, não pararei até chegar ao Salvador, o Senhor Jesus. Porque nEle estão todas as coisas”.

    O pregador é alguém que também guia o povo de Deus, nós temos o dever de chamar as pessoas ao arrependimento e a mudança de vida.

    Foi isso que o maior dos pregadores Jesus Cristo nos ensinou em seu tempo que passou entre nós, ele sempre estava buscando uma transformação interior daqueles que o ouviam. Você deve pregar ensinando as pessoas a aplicar aquilo em suas vidas de uma forma clara e objetiva, assim eles sairão dali com um rumo a seguir, uma atitude a tomar.

    Fim

  • Conclusão: Este é o momento que você irá terminar a sua mensagem. Conclua o seu sermão de uma forma que possa puxar um gancho para o convite que irá fazer, e qual convite é esse?

    É o convite para a grande transformação, será onde você irá convidar as pessoas a confessar seus pecados a Cristo e crer nEle como seu único e suficiente Salvador.

    Você pode fazer isso chamando eles para frente ou também pode convida-los a fazer isso em seus lugares, depende bastante do clima espiritual e sentimentos que a sua pregação gerou.

    Se foi algo forte será notável, porque haverá lágrimas durante o sermão.Então chame-os a frente ,mas se foi algo que não gerou tanto impacto, você que escolhe ficará a seu critério.

    Meu conselho é sempre estar atento ao que o Espírito Santo esta falando a você.

Se você aplicar tudo isso no seu esboço de pregação, já terá feito uma parte importante de como fazer um sermão.

como fazer um sermão
como fazer um sermão

4° Passo de Como Fazer uma Pregação na igreja é:

Prudência 

Bom, agora que você já seguiu todos os passos acima. Esta na hora de começar a se preparar melhor para o grande dia. E mostrar que você aprendeu como fazer uma pregação na igreja.

Então, para que ocorra tudo da melhor forma possível, quero que você cuide de alguns detalhes para aquele dia.

Sempre que você for pregar é necessário que você fique atento aos usos e costumes do local. Se for na sua própria congregação você já sabe como funciona, mas se não for, você deve pesquisar ou perguntar a alguém como é.

Por exemplo:

Se você for pregar em um local que exige que o pregador homem use terno, então vista um terno. Mas se for mulher exija que use saia, então use saia para pregar.

Também seja prudente com o tipo de roupa que irá usar. Então, eu te aconselho a não usar roupas muito chamativas no dia, para que não tire a atenção dos ouvintes.

Pois, a atenção dos ouvintes deve ser em Cristo e no sermão que está sendo pregado. Mas, isso não quer dizer que você não pode se vestir bem. Muito pelo contrário, você deve estar muito bem apresentável, para o momento, pois isso irá demonstrar seriedade e comprometimento.

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

Outro exemplo, para ter prudência é: Vamos dizer que você congrega em um local onde tem por costume bater palmas. E você esta aprendendo a como fazer uma pregação na igreja, para pregar onde não tem esse costume, não peça para baterem, porque se pedir eles podem até bater, mas não se sentirão a vontade fazendo aquilo, entendeu?

Também aprenda a respeitar o tempo estipulado para você terminar a pregação. Se te derem 30 minutos, acabe em 30 minutos, se te derem 15 minutos, acabe em 15 minutos.

Não é fácil acabar certinho no horário. Mas pode ter certeza que isso irá te ajudar a receber novos convites. Porque mostrará que você é um grande pregador e sabe como fazer uma pregação na igreja.

como fazer uma pregação na igreja
como fazer uma pregação na igreja

5° Passo de Como Montar Uma Pregação é:

Aplicação 

Chegou o grande dia!! Agora você precisa por em prática tudo que aprendeu. E mostrar que você realmente aprendeu como montar uma pregação. Agora, veja a forma mais efetiva de aplicar tudo abaixo:

  1. Apresente o tema utilizando perguntas que levam o público a refletir, assim atraindo a atenção deles.

  2. Leia o texto bíblico do sermão, porém foque no versículo chave. Ou, leia-o com mais ênfase (uma dica extra é incentivar o público a repeti-lo contigo).

  3. Na introdução de exemplos do assunto em questão ou conte uma história sua ou de alguém (nunca conte mentiras).

  4. Dentro do corpo da pregação, separe o que irá falar em tópicos. Porque, assim você deixa passar nada daquilo que você estudou, anotou e teve de revelação pelo Espírito Santo (aquelas pérolas que eu te disse no começo).

  5. Aumente o tom da sua voz no decorrer da pregação. Isso vai ajudar a manter o público atento a mensagem, e demonstrará mais autoridade. E mostrará que você realmente sabe como montar uma pregação. Mas, tome cuidado para não exagerar e fazer gritaria desnecessária e acabar espantando os ouvintes.

  6. Use sua criatividade para deixar a mensagem mais profunda, com fundos musicais ou até mesmo slides se possível.

Lembre-se que para tudo isso de como montar uma pregação funcionar, necessita primeiramente da ação do Espírito Santo de Deus no local.

como montar uma pregação
como montar uma pregação

6° Passo – Conclusão depois que aprendeu como fazer uma pregação

A conclusão será o ápice da mensagem será o fechamento. Não basta fazer como aquele pregador que disse: “pronto, terminei“. Isso não mostra que você sabe como fazer uma pregação.

A conclusão é a ideia ou conjunto das idéias construídas a partir de tudo que foi apresentado no decorrer da mensagem.

Portanto, nesse momento pode-se fazer uma rápida citação dos tópicos. Dando-lhes uma “amarração” final. Nessa parte normalmente se incentiva o ouvinte para ação do assunto tratado. Isso prova que você conseguiu aprender como fazer uma pregação.

Pois, não é apenas fé e sim também as obras, eles precisam por em prática o que aprenderam.

Então faça o convite para o arrependimento e a transformação (apelo). Gosto muito de após o apelo convidar todos a orar, tendo como pauta o assunto abordado na mensagem.

Lembrando mais uma vez que para tudo isso de como fazer uma pregação funcionar, necessita primeiramente da ação do Espírito Santo de Deus.

Pois, sem Ele agindo, todas as suas palavras serão apenas palavras jogadas ao vento.

Agradecimentos

como fazer uma pregação forte

Eu quero te agradecer imensamente por ler esse conteúdo até o fim.

Pois, foi feito com muito amor e carinho, porque eu sei que o que um cristão mais quer é ganhar almas para o Reino de Deus, ver pessoas chorando e se arrependendo de seus pecados ao final de cada pregação ou evangelismo…

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SEJA ASSIM…

Talvez você também seja uma pessoa que tem muita dificuldade em ler a bíblia todos os dias.

Digo isso porque eu já fui assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido pegar na bíblia para ler.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando de tanto sono…

E você, como anda sua leitura da bíblica diária?

E sua oração, esta satisfeito(a) como quanto tem orado ?

Tem sentido falta de se relacionar mais com Deus através da palavra e da oração?

Saiba que, é necessário você melhorar nessa área da sua vida cristã, pois a bíblia é o alimento para a sua alma, e a oração é onde nos comunicamos com Deus!

E, se você não alimentar a sua alma com isso, irá sofrer um esfriamento espiritual com toda certeza!

Pensando nisso, eu te convido a conhecer um método maravilhoso que me ajudou a administrar meu tempo sabiamente e criar o hábito de ler a bíblia e orar todos os dias sem falhar.

Esse método foi desenvolvido especialmente para ajudar a nós que temos um dia corrido e que não conseguimos nos organizar para passar um tempo de qualidade com Deus

 Clique aqui agora para conhecer esse método maravilhoso.

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou como montar uma pregação, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim todos que passam por dificuldade e não sabem como fazer uma pregação possam também ser alcançados.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui