como fazer um estudo bíblico
como fazer um estudo bíblico

Muitos cristãos reclamam frequentemente sobre a dificuldade de como fazer um estudo bíblico. Como resultado, se sentem frustrados e ansiosos pois, entendem que precisam conhecer a Deus através do estudo da palavra.

Mas, continue lendo e vamos resolver isso juntos agora…

Então, quero começar fazendo uma comparação para você entender melhor.

Porque, quando vamos viajar fazemos todo um planejamento antes, por exemplo: os meios de viagem, se será de carro, ônibus ou avião; planejamos onde vamos nos hospedar, onde vamos nos alimentar, quais os lugares que iremos visitar.

E, você planeja quanto vai gastar, o que vai comprar, entre muitas outras coisas.
E porque ser diferente quando queremos aprender como fazer um estudo bíblico evangélico?

Assim como viajar, estudar a bíblia muitas vezes é como andar por lugares desconhecidos. Por isso, é necessário que façamos um planejamento antes de começarmos nosso estudo bíblico.

É extremamente importante encontrar um método que melhor se encaixe em sua realidade, para ler e entender os textos da Bíblia Sagrada. Cada pessoa deve procurar um guia para o estudo que seja mais útil e oportuno.

Neste artigo você encontrará alguns passos úteis que lhe ajudarão como fazer um estudo bíblico e também ensinar a outras pessoas.

Guia Definitivo de Como Fazer Estudo Bíblico Sozinho

como fazer estudo bíblico sozinho
como fazer estudo bíblico sozinho
    1. Antes de tudo, você deve orar e pedir a Deus que te oriente de como fazer estudo bíblico sozinho . Sem a direção de Deus o estudo bíblico seria pura perca de tempo, clame ao Senhor para que Ele abra o seu entendimento na compreensão da palavra dEle.

    2. Escolha um tema de seu gosto para o estudo da palavra. Procure começar por um tema que lhe agrade, como por exemplo: fé, oração, amor, atributos de Deus, cruz, etc.Você escolhe, desde que seja algo que você queira aprender.

    3. Decida um lugar, horário, tempo de início e tempo de término. Você precisa se organizar nessa parte, porque isso será decisivo na hora de você cumprir fielmente ou não os seus estudos bíblicos.

      Não adianta nada só ter vontade, mas não incluir em seu dia essa atividade como prioridade. Prepare seu local de estudos com carinho, torne ele confortável, tranquilo e que se possível não seja fácil de alguém te interromper. Coloque um horário definido para começar todo dia, e um horário para acabar.

    4. Busque ferramentas para entender a bíblia melhor. Muitas pessoas desistem porque não sabem como fazer um  estudo da bíblia, por causa da dificuldade de compreende-la em certos pontos ou porque não conhecem determinadas palavras escritas.Uma dica super válida é que você invista em ferramentas de apoio que te ajudem  como fazer estudo bíblico sozinho.

      Creio que o principal seria um dicionário bíblico, que você pode encontrar em qualquer livraria ou até mesmo na internet. Você pode usar um dicionário normal também, já te ajudará muito a compreender certas palavras da bíblia.

      Outro investimento super válido é uma bíblia com comentários bíblicos. Existem muitos nas livrarias, elas vêm com notas explicativas que te ajudam a compreender melhor o sentido do texto.

      Peça algumas dicas sobre esses materiais para o seu pastor ou líder, acredito que ele saberá te indicar alguns.

Colocando em prática o estudo bíblico

como fazer estudo bíblico
como fazer estudo bíblico

1) Crie o hábito de estudar a bíblia

Eu sei que criar um novo hábito não é algo fácil e nos tira da zona de conforto. Porém, criar um habito de estudar a bíblia é algo extremamente gostoso e vai te ajudar a ter novas experiências com o grandioso amor de Jesus.

Se você já possui este maravilhoso hábito de ler e estudar a bíblia, parabéns. Mas se não tem, a minha dica é: não desista mesmo sendo difícil no começo.

Como estudar a bíblia ou como fazer estudo bíblico, é importante. Porque quando estamos lendo na verdade estamos nos relacionando com o autor dela que é o próprio Deus.

Por isso, se durante a leitura vierem o cansaço ou o desânimo peça a Deus uma renovação, peça mudança de postura.

Então, para criar o hábito é importante ter uma rotina lendo a bíblia no mesmo local e na mesma hora. Pode ser que algumas vezes surjam imprevistos que impediram a leitura porém isso não pode ser uma regra.

Mas, caso isso aconteça não tem problema de você fazer em outro horário o importante é não parar ou desistir de como fazer estudo bíblico.

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

2) Faça anotações e grife sua bíblia para lembrar de partes em seu estudo bíblico

Quando você está aprendendo a como fazer um estudo bíblico. Você começará a retirar várias perolas da sua leitura. Então, você precisará descobrir como fazer um caderno de estudo bíblico, organizado com as suas ideias e temas que chamaram a sua atenção

Portanto, separe um caderno ou uma agenda para fazer anotações sobre aquilo que entendeu em cada leitura. E não tenha medo de anotar algo ou grifar diretamente na sua própria bíblia, não há problema nenhum nisso.

Como resultado, fixará melhor em sua mente o que leu, entenderá como pode aplicar em sua vida e até desenvolver pregações, estudos e sermões. Isso tudo como resultado de seus momentos a sós com Deus, assim você estará no caminho certo de como fazer um estudo bíblico.

3) Leia bíblias de versões diferentes, irá te ajudar a pegar o jeito como fazer estudo bíblico evangélico

A bíblia é uma só, mas possui algumas versões diferentes onde um mesmo texto pode ser escrito com palavras diferentes tendo o mesmo sentido. Quando se sabe disso fica mais fácil aprender como fazer estudo bíblico evangélico.

Utilizar versões da bíblia mais antigas e mais atuais vão te ajudar a ter um entendimento mais amplo da mensagem.

Existem também sites gratuitos com bíblias de diversas versões que podem ser usados para ampliar sua interpretação.

Utilizar um dicionario bíblico e também um dicionario da língua portuguesa vão te ajudar a entender palavras difíceis. E, isso vai contribuir pra seu entendimento dos textos da bíblia, e fortalecer seu aprendizado de como fazer estudo bíblico evangélico.

Cuidado com bíblias de estudo pra não se apoiar na opinião do comentarista e esquecer de abrir o seu coração com aquilo que Deus quer falar ao seu coração, porém ler os comentários de uma bíblia de estudos pode te dar mais clareza.

3 dicas extras de como fazer um estudo bíblico

como fazer um estudo bíblico
como fazer um estudo bíblico
  1. Peça a iluminação do Espirito Santo antes de abrir as escrituras para começar a aplicar isso de como fazer  um estudo bíblico

Antes de começar aplicar tudo que aprender aqui sobre como fazer um estudo bíblico…

É muito importante que peçamos ajuda a Deus, para que possamos compreender a sua palavra, pois a palavra de Deus tem uma lógica infinitamente superior a nossa.

A bíblia é um livro simples, que pode ser compreendido por qualquer pessoa, mas ao mesmo tempo é profunda para despertar as pessoas de mentes mais aguçadas.

Então peça a iluminação do Espirito Santo, antes de aplicar tudo sobre como fazer um estudo bíblico.

    2. Faça um estudo por livro bíblico

Por exemplo: você vai ler o livro de Êxodo, você tem que fazer algumas perguntas ao texto, como: Quem escreveu? Quando escreveu? Para quem escreveu? E com qual propósito escreveu?

Quando você responde devidamente estas perguntas e entende o propósito original do autor, aí você estará apto para dar o 3º passo que é…

    3. Aplique o texto do estudo bíblico a sua vida

Você tem que ler o texto, entender o texto devidamente e aplicar o texto em sua vida para que a palavra de Deus no seu estudo bíblico surta efeito.

Agora uma coisa é muito importante. Não aplique o texto de qualquer jeito, primeiro entenda o propósito original do autor ao dizer aquilo, e quando você entende o propósito do autor, aí você pode aplicar o texto devidamente.

E quando você faz isso, ali será a palavra de Deus que estará entrando no seu coração e não a palavra do homem.

Viu só como não existe segredo sobre como fazer estudos bíblicos?

Agradecimentos

como fazer um estudo da bíblia

Eu quero te agradecer imensamente por ler esse conteúdo até o fim.

Pois, foi feito com muito amor e carinho, porque eu sei que o que um cristão mais quer é ganhar almas para o Reino de Deus, ver pessoas chorando e se arrependendo de seus pecados ao final de cada pregação ou evangelismo…

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SEJA ASSIM…

Talvez você também seja uma pessoa que tem muita dificuldade em ler a bíblia todos os dias.

Digo isso porque eu já fui assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido pegar na bíblia para ler.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando de tanto sono…

E você, como anda sua leitura da bíblica diária?

E sua oração, esta satisfeito(a) como quanto tem orado ?

Tem sentido falta de se relacionar mais com Deus através da palavra e da oração?

Saiba que, é necessário você melhorar nessa área da sua vida cristã, pois a bíblia é o alimento para a sua alma, e a oração é onde nos comunicamos com Deus!

E, se você não alimentar a sua alma com isso, irá sofrer um esfriamento espiritual com toda certeza!

Pensando nisso, eu te convido a conhecer um método maravilhoso que me ajudou a administrar meu tempo sabiamente e criar o hábito de ler a bíblia e orar todos os dias sem falhar.

Esse método foi desenvolvido especialmente para ajudar a nós que temos um dia corrido e que não conseguimos nos organizar para passar um tempo de qualidade com Deus

 Clique aqui agora para conhecer esse método maravilhoso.

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou como fazer estudo bíblico sozinho, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim todos que passam por dificuldade e não sabem como fazer um estudo bíblico,  possam também ser alcançados.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém. 

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR

Aqui nesse mini curso gratuito, você verá que pode utilizar seu celular conectado a internet para fazer uma boa renda extra de sua casa de forma honesta e segura!

(MINI CURSO GRATUITO) APRENDA A NOVA PROFISSÃO ONLINE QUE TE PERMITE GANHAR DE 200 A 300 REAIS POR DIA APENAS COM SEU CELULAR
CLIQUE PARA RECEBER GRÁTIS*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Perfeito, como é maravilhoso ler textos dessa magnitude,e melhor ainda é ver almas sendo salvas através de um lindo trabalho cheio de entrega E bênçãos de Deus.

  2. Verdade ,Eu mesmo ate hoje tenho bastante dificuldade em interpretar a palavra de Deus, lia relia vares veze e Não entendia e acavava ficando frustrada. Mais graças a estudo bíblico e o estudo conheça s biblia capa a capa tenho aprendido muito

  3. Graça e paz meu irmão. Deus abençoe você para continuar com esse trabalho maravilhoso e que é do coração de Deus. Percebo um amor, uma satisfação nas suas palavras, porque na verdade nós amamos o evangelho de Cristo e você acrescenta com gosto.
    Deus abençoe e muito obrigado!

  4. Aleluia! Sempre quis fazer esse estudo biblico. aprender a ler a Biblia corretamente. me aprofundar na palavra de Deus. e essa oportunidade unica me ajudará muitoo. e ajudará outras pessoas a se aproximarem mais de Deus. tenho certeza. é uma bençao em nossas vidas.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui