como pregar
como pregar

Se você chegou até aqui neste artigo, é porque vai pregar e quer saber como pregar e se preparar para isto, estou certo?

Acredito que este é um desejo da grande maioria dos cristãos tanto homens quanto mulheres, percebo que cada vez mais pessoas estão se interessando em aprender como pregar e a falar sobre a palavra de Deus. E isso é muito bom, desde a crianças e até as pessoas com mais idade.

A palavra de Deus está se expandindo. Glórias a Deus!!

Então, hoje iremos falar sobre alguns pontos muito importantes para serem lembrados quando você for se preparar para pregar a palavra de Deus. Sei que para quem está começando surge muitos pensamentos, e um certo medo.

Vou ser direto nesse assunto, pois há muito a se falar, para que você comece já a praticar.

Então sem mais delongas, vamos lá!

Como pregar e como se preparar para isto.

como pregar a palavra de Deus
como pregar a palavra de Deus

Quero te lembrar algo muito importante que talvez você tenha esquecido, nenhum bom pregador nasce pronto é necessário muita leitura bíblica, estudo, oração e jejum, para uma interpretação real, apesar do dom dado por Deus ser perfeito, nós não somos.

Por isso, é muito importante o estudo e as práticas espirituais de comunhão com Deus, que o pregador cresça em sabedoria na obra do Senhor.

Pois, até Jesus (sendo Deus) se emprenhou em aprender, enquanto humano. (Lucas 2:52)

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Por isso, não devemos menosprezar o estudo a palavra de Deus, para sermos usados pelo Espirito Santo de Deus ao pregar o evangelho, por favor não seja igual algumas pessoas, que acham que não precisa estudar, que a palavra vai ser toda revelada na hora do culto quando pegar o microfone, que não precisa ter nenhum esforço da  carne.

Deus é Deus, não é brinquedo, não brinque com a sua santa palavra.

Como pregar a palavra de Deus -> Primeiro ponto: Comece a orar (se já estiver em oração, ótimo).

como pregar o evangelho
como pregar o evangelho

Parece até clichê falar isso, mas é muito importante que a partir do dia que você souber que vai pregar dobre sua oração.

A pregação é formada a partir da sua oração, peça a orientação e ajuda de Deus para transmitir a mensagem que Ele (DEUS) quer, sua boca será apenas um meio de comunicação direto de DEUS. (Mateus 10:20).

Use e abuse da oração, pois ela fará que o Espírito Santo se manifeste no local onde e quando você abrir a boca para pregar a palavra de Deus.

Segundo ponto: Escolher um texto bíblico e o tema da pregação

Essa parte é a mais fácil, mas não esqueça de pedir a direção a Deus, você pode perguntar qual será o tema do culto, e escolher uma mensagem que se assemelhe ao tema, caso você sentir de falar sobre um assunto diferente, Amém.

Então, não fique nervoso(a) caso comece a orar e não vir nenhuma palavra, calma! Se Deus te chamou para pregar o evangelho e você está fazendo sua parte, Ele irá te capacitar. Faça a vontade de Deus e não a sua, de lugar ao Espírito Santo de Deus. (Salmos 143:10)

Segundo ponto: Ler o texto em várias traduções e utilizar dicionários

pregar a palavra de deus
pregar a palavra de deus

Outro ponto a se analisar na hora do texto bíblico para pregar, é você ler o(s) versículo(os) em várias traduções, e se não souber o significado de uma palavra pegue um dicionário para ver o que significa, assim ficará mais fácil, até porque você tem que saber do que esta falando, não é mesmo?!

Vou dar um exemplo prático:

Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.” (Atos 4:13)

A primeira vez que li, me questionei indoutos? O que isso significa. Primeiro fui procurar em um dicionário o que significava indoutos.

DICIONARIO // INDOUTO: que ou aquele que não é instruído; ignorante

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Mais fácil assim né? Vou colocar aqui o mesmo versículo na tradução NTLH (Nova tradução linguagem de hoje).

“Os membros do Conselho Superior ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eram homens simples e sem instrução. E reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus.”

Consegue perceber a importância de saber o significado das palavras e procurar o mesmo texto em outras traduções, além de expandir as formas de você falar.

Terceiro ponto: Ler o contexto para pregar corretamente

pregar o evangelho
pregar o evangelho

Além da questão de entender a palavra escolhida quando quer aprender como pregar é ler em outras traduções é importante entender o contexto dessa mensagem, ler o que vem antes e o que vem depois do versículo ou texto escolhido.

É legal você colocar numa folha, na sua folha de estudo as seguintes perguntas, a quem estavam falando? Por que estavam falando? E qual o principal motivo que estavam falando? E, qual a mensagem que foi passada nesse texto bíblico?

Vou fazer outro exemplo prático: A narrativa de Atos 4:13 conta que Pedro e João estavam diante do conselho superior, depois serem presos e passarem uma noite na prisão (Atos 4:3) por estarem falando ao povo que Jesus ressuscitou dos mortos (Atos 4:2), pois isso havia enfurecido muitos aos Saduceus.

Porém muitos ouviram a mensagem e creram (Atos 4:4), durante esta assembleia com as autoridades em Jerusalém (Atos 4:5), Pedro e João tiveram a oportunidade de falar diante dos líderes e Mestres da Lei, e mesmo ambos não tendo nenhuma formação acadêmica, aqueles que ali estavam a ouvir ficaram admirados pela coragem e maneira que falavam e tinham a atenção das pessoas (Atos 4:13).

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

Neste texto tiramos algo muito importante, a importância de estar em oração, de ter Deus como nosso guia e crer que Ele está conosco, repare no versículo 8 (Atos 4:8) “Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu”.

Deu para perceber como é importante a ampliação do conhecimento da palavra de Deus, entender o que cada versículo está querendo nos dizer e dizer ao público que irá ouvir a pregação da palavra de Deus, e eu aqui não estou falando que você tem que saber de “cór e salteado” cada versículo e capítulo, ter isso gravado em mente.

Não.

Eu estou falando da interpretação bíblica da mensagem que irá transmitir. Por isso você deve aprender como pregar, e por isso eu estou aqui te ajudando com isto.

Quarto ponto: Estruturação simples da pregação

como pregar a palavra de Deus com unção
como pregar a palavra de Deus com unção

Vamos por partes para você se organizar;

Leitura do texto bíblico para igreja; lembre-se sempre de ler pausadamente para a igreja, de forma clara, não precisa fazer voz de locutor de rádio.

Introdução; aqui você pode começar falando algo que introduza a mensagem que será transmitida.

Explicar de forma geral; aqui você vai dar uma explicação geral falando sobre o texto lido, reforçando cada tópico que você sinalizou.

Argumentações; não precisa usar termos teológicos para pregar bonito, muitos ouvintes podem não ter o mesmo conhecimento que você. Seja você, sempre, uma mensagem bem explicada de forma simples e calma, com certeza é sucesso.

Conclusão; finalize a pregação de forma lógica, pode até fazer um apelo convidando pessoas a tomarem uma decisão com Cristo Jesus.

Agora, você tem uma decisão…

Você pode tentar seguir esse passo a passo sozinho!

Ou se você for esperto(a)… Pode escolher aprender com um especialista…

Clique aqui e assista o vídeo do especialista!

AGORA, SE VOCÊ QUER FORTALECER SUA INTIMIDADE COM DEUS, LEIA ISSO…

Me diz uma coisa… tem se sentido meio frio espiritualmente?

Anda sem ânimo para ler a bíblia TODOS OS DIAS? 

Não consegue ter mais fervor na oração? Sente que as vezes sua oração nem passa do teto do quarto?

Te pergunto isso porque eu já estive assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido nem pegar na bíblia para ler, por não ter passado um tempo com Deus.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando, logo batia o sono, faltava palavras…

E por causa disso comecei a me sentir afastado de Deus a cada dia que passava.

Fui sentindo que minha vida espiritual estava fria!

E você tem sentido falta de se relacionar mais com Deus também?

Gostaria de fortalecer sua intimidade com o Senhor?

É necessário termos intimidade com Deus porque como iremos morar com alguém a qual não somos íntimos?

Seria estranho né?

E, se você não alimentar a sua alma com a palavra e a oração, irá morrer espiritualmente, com toda certeza!

Depois que vivi essa situação na pele e venci, descobri qual foi o caminho que segui para fortalecer nossa intimidade com Deus…

E hoje, você só esta lendo este conteúdo porque deu certo de verdade, comigo e com mais de 400 pessoas que aplicaram a mesma metodologia bíblica que ensinei…

Com esta metodologia você conseguirá restaurar e fortalecer sua intimidade com o Pai de forma que consiga ter um relacionamento diário e sólido com Deus para toda vida!

Quer entender melhor como funciona este método bíblico?

CLIQUE AQUI E ME CHAME NO WHATSAPP QUE TE EXPLICO AGORA MESMO!

Quando você aplicar isso, sua vida toda  vai mudar para sempre, acredite, eu garanto!

——————————————————————————

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma a aprender como pregar a palavra de Deus. Se pelo menos uma frase dele te ajudou a entender como pregar a palavra de Deus, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Para que assim, todos saibam realmente como pregar, e distribuam com sabedoria o conteúdo bíblico para salvação de almas.

Deixe um comentário abaixo dizendo se gostou ou não! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


  1. A paz do senhor Jesus q maravilhar vinda de Deus obrigada que Deus continue te abençoando sempre obrigada por compartilhar a servi a Deus quero ser usada pra levar a mensagem da cruz 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui