como perder a timidez para pregar
como perder a timidez para pregar

Homens e mulheres estão buscando formas de como perder a timidez para pregar mas sem precisar ir em terapeutas e psicólogos.

Hoje com a facilidade da comunicação via aparelhos tecnológicos, está cada vez mais difícil se sentir a vontade falando em público, principalmente por causa das redes sociais.

Além disso, quantas vezes você tentou apenas dar uma palavrinha na frente da igreja, e não conseguiu?

Parecia que finalmente estava com a coragem e a ousadia necessárias para falar, mas acabou desistindo. Ou, então, até começou a falar, mas ficou nervoso e começou a gaguejar, tremer, suar frio ou esqueceu tudo que ia falar.

Uma pesquisa feita na Europa sobre quais os maiores temores das pessoas, revelou que 48% das pessoas tem mais medo de falar em público do que de morrer! Inacreditável isso né?

Apesar de muitas vezes ficarmos sem rumo, acreditando que não há mais solução para a nossa timidez, saiba que existe algumas técnicas que funcionam e trazem os resultados que você quer para a sua vida, e sabe como sei disso? Eu sou a prova viva…

Como perder timidez para pregar? Como eu consegui?

Eu sempre fui e ainda sou uma pessoa bem tímido, porém eu aprendi uma forma de controlar essa timidez terrível que me incomodava tanto…

Eu não eliminei ela, mas eu aprendi a não ser dominado por ela… Eu sofria desde criança com apresentações na escola, em conversar entre muitos amigos e até mesmo no meio da família. Era algo terrível, e que atrapalhava em várias áreas da vida.

Então eu pesquisando na internet encontrei algo que com uma facilidade absurda me ajudou a resolver isso, e agora decidi pegar esse conhecimento que adquiri e passar para aqueles pregadores que passam pela mesma dificuldade que eu passei.

Vamos as técnicas então?

Técnica para perder a timidez ao pregar e destravar definitivamente.

Essa técnica de como perder a timidez para pregar é fantástica, porque traz resultados muito rapidamente e sem sofrimentos. Você poderá pregar, louvar ou fazer qualquer atividade para o Reino de Deus, sem que fique travado diante das pessoas.

A seguir separei 16 passos para você fazer o melhor uso possível desta técnica para perder a timidez e começar a destravar agora mesmo.

1# A Preparação te ensinará como não ficar nervoso na hora de pregar

como perder a timidez para pregar a palavra de Deus
como perder a timidez em público

Um dos passos básicos e iniciais que eu sempre recomendo para aqueles que me acompanham e não sabem como não ficar nervoso na hora de pregar, é a preparação.

Seque você tenha se preparado e saiba aquilo que irá falar, não há como ficar calmo diante do público, concorda?

Então quero te falar sobre dois tipos de preparações que são essenciais, que é a espiritual e a intelectual.

  1. Espiritual: Ore, busque a Deus antes de pregar a palavra, tire um momento para estar em meditação com Deus.

  2. Intelectual: Escolha um texto, assunto, um tema que irá pregar, então leia e releia quantas vezes for necessário. recomendo que leia pelo menos 5 vezes, só assim estará intelectualmente preparado.

Quanto mais você estiver preparado, mais tranquilo, seguro, confiante e convicto ficará, e saberá como pregar como calma.

2# Veja a oportunidade como um propósito de Deus na sua vida – Como perder a timidez na igreja

Quando eu entendi e enxerguei assim, deixei de encarar aquele momento como algo que trazia de sofrimento, medo, angustia, nervosismo. E entendi que aquele momento era propósito de Deus na minha vida. Afina,l quando Jesus veio ao mundo, Ele escolheu seus discípulos e fez deles pescadores de homens/almas.

É isso que Deus quer fazer na sua vida, e foi o próprio Cristo que disse no evangelho de (João 15:16) “não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, eu vos escolhi a vós para que vá e de frutos e vosso fruto permaneça”.

Então, para aprender como perder a timidez na igreja precisamos entender que Deus nos escolheu para darmos frutos, e o nome do Senhor seja glorificado através de nossas vidas.

3# Não tente prever o futuro

Se você é do tipo de pessoa que fica sempre pensando que algo ruim vai acontecer, mude sua postura o quanto antes. Coisas boas e coisas ruins acontecem naturalmente e o tempo todo.

Mas se você ficar tentando imaginar o que irá acontecer amanhã ou depois, você acabará ficando extremamente ansioso e apreensivo. Então relaxe a mente e deixe as coisas acontecerem naturalmente.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

4# Combata a ansiedade ou ela vai te prejudicar na hora de aprender como pregar em público

A ansiedade é a grande vilã na hora que começar a aprender como pregar em público. Ela é capaz de te fazer gaguejar tremer, soar frio, sentir dor na barriga, entre outras coisas.

Para amenizar esse problema você pode fazer algumas coisas nos dias que antecedem a sua apresentação, por exemplo:

  • Evitar tomar café, Coca-Cola, energéticos e bebidas do tipo, pelo menos 5 dias antes da sua pregação.

  • Faça o uso de bebidas que possuem características calmantes nos dias que antecedem a pregação.

  • Procure dormir bem.

  • Pelo menos uns 20 minutos antes da apresentação faça alguns exercícios respiratórios de relaxamento.

como perder a timidez
como pregar em público

#5 Mantenha a sua alto-estima

É comum acharmos que as outras pessoas nos acham inferiores e nos criticam, mas isso quase sempre é coisa da nossa cabeça.

Esqueça tudo ao redor e seja apenas você mesmo, pois com certeza existem pessoas que te criticam sim. Mas, também existem pessoas que te admiram em vários aspectos que talvez você nem sequer saiba.

6# Não seja perfeccionista

As vezes nos cobramos demais e achamos que vamos fazer tudo perfeito sempre, sem errar nunca.

Esqueça isso, entenda que errar é humano e todos erram, e errar te fará ser melhor na próxima tentativa.

Então, não fique preocupado se vai gaguejar ou engasgar quando estiver diante da platéia. As pessoas na platéia muitas vezes nem se quer percebem esse tipo de detalhe, isso é coisa da nossa cabeça.

Existem até algumas pessoas que acham que timidez na hora de pregar é pecado. E ficam pedindo perdão a Deus pensando que estão pecando por serem tímidos. Mas não se preocupe timidez não é pecado e você não esta pecando por ser tímido.

7# Você nunca agradará a todos

Tenha isso em mente, pois você já estará dando um enorme passo para perder a timidez ao pregar.

Não se preocupe com o que os outros vão pensar ou dizer. Por mais que você faça tudo certo ou tudo errado, sempre haverá pessoas que irão gostar e outras que não, isso é normal.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

8# Enfrente seus medos para perder a timidez de vez

Ao encarar tudo aquilo que lhe faz ser tímido. Pouco a pouco você perceberá que as coisas na maioria das vezes, não são nada daquilo que você estava pensando. E que tudo não passava de criação da sua própria imaginação.

9# Ninguém nasce tímido, todos podem saber como perder a timidez para pregar a palavra de Deus

A psicologia ensina que ninguém nasce tímido, todos nós temos o nosso nível de timidez que desenvolvemos com o tempo. Isso quer dizer que uns tem mais e outros menos, mas todos temos um certo nível de timidez.

Então se alegre porque você não está sozinho nessa empreitada.

10# Não coloque desculpas ou nunca aprenderá como perder a timidez

como perder a timidez na igreja
como perder a timidez na igreja

Se você é muito magro, ou está acima do peso, se é baixo, muito alto, etc. Isso jamais pode ser um pretexto para a sua timidez. Encare as pessoas de igual para igual, pois se você olhar ao seu redor, perceberá que existem pessoas parecidas com você e levando a vida tranquilamente.

Ebook Grátis Revela: Os 21 Piores Erros que Você NÃO PODE Cometer quando Estiver Pregando o Evangelho!

Clique Aqui para Baixar

11# Evite dar justificativas quando estiver pregando

Evite frases do tipo: “eu não sou nada, eu não sei falar, já quero pedir desculpas se eu errar… etc”.

Essas informações negativas vão fazer com que você se sinta incapaz diante dos ouvintes e fará que você diminua o seu esforço em toda a preparação da pregação.

Você está ali porque Deus te escolheu para aquele momento, então acredite no seu chamado e vá em frente.

12# Confie também em você mesmo e verá como perder a timidez para pregar ficará extremamente fácil

como pregar em público
como pregar em público

Todos nós temos uma voz interna que nos motiva e outra que tenta nos desanimar.

Aquela voz que começa a te lembrar das suas falhas ou colocando na sua mente que você não é capaz e que não vai conseguir, essa é a voz desanimadora.

Mas, tem aquela voz que te motiva, que te anima. Nós cristãos que somos completamente dependentes do Espírito Santo de Deus, temos Ele como a nossa voz motivadora também, que nos ajuda a vencer as dificuldades, afinal de contas Deus quer lhe usar para pregar o evangelho.

Mas o que fazer então? Leia (Lamentações 3:21) “Quero trazer a memória aquilo que me da esperança”.

Busque dentro de você, situações que venceu, aquelas que estão relacionadas ao falar em público, por menores que sejam elas significam muito para você.

13# Respire corretamente 

A sua respiração é um fator importantíssimo na hora de aprender como perder a timidez para pregar, isso tanto antes de começar quanto durante a pregação.

Fiz esse artigo em PDF! Quer Pegar pra você? É só Clicar Aqui

Pelo menos, uns 20 minutos antes de começar, eu recomendo que você faça alguns exercícios de relaxamento através da respiração. Isso vai te ajudar bastante a ficar mais tranquilo e saberá como pregar com calma.

Já durante a pregação quero que você também respire e fale devagar. O medo e nervosismo tende a alterar a nossa respiração, e faz com que você fale mais rápido e inevitavelmente isso fará com que atropele as palavras, o que não é legal.

Mas como resolve isso?

Respire devagar e faça uma pausa de cerca de 2 segundos entre uma frase e outra, ou uma palavra e outra.

como perder a timidez para pregar a palavra de deus
como perder a timidez para pregar a palavra de deus

14# Utilize o olhar com sabedoria

Você não pode ficar olhando pra o chão, paredes, portas, janelas, bancos ou como eu mesmo fazia, ficava de olhos fechados.

Isso não é algo legal, até por que esses objetos não se convertem, e de olhos fechados você não se conecta com quem esta lhe ouvindo, e isso é bem importante.

Então meu conselho é que se você conseguir, olhe nos olhos das pessoas, mas se não conseguir devido a sua timidez, tenho um conselho matador para você…

Olhe na testa das pessoas, por que elas não irão notar e vão achar que você esta olhando nos olhos delas. Gostou dessa? Muito boa né! 

O importante é ter esse contato, para que assim eles se sintam mais a vontade ouvindo a sua pregação.

15# Tenha postura corporal correta, assim verá como perder a timidez para pregar será rápido

Normalmente a pessoa tímida anda de cabeça baixa, ombros acuados, mãos nos bolsos ou juntas.

Você nunca irá ver um grande palestrante ou pregador experiente falando com as mãos nos bolsos, ombros acuados e de cabeça baixa. Porque eles já passaram por isso e descobriram como perder a timidez para pregar, ou para falar em público.

Essas são expressões que o corpo sinaliza para quem está te olhando que você é ou esta nervoso/tímido.

Então, erga a cabeça, levante seus ombros, mantenha as mãos firmes, ou pelo menos soltas. Comece a trabalhar esta postura em você, tenho certeza que você se sentirá mais confiante e imponente.

Já observei por várias vezes umas pessoas assumirem o púlpito de cabeça baixa e acuados, e para quem está ali ouvindo isso não é legal.

como perder a timidez para pregar
como perder a timidez para pregar

16# Agir com naturalidade te ajudará não ficar nervoso na hora de pregar

Procure ser o mais natural possível, não tente forçar algo que você não é, pois as pessoas vão notar rapidamente.

Nunca tente decorar toda a pregação, porque isso tornará as coisas mais complicadas, e dificilmente você conseguirá gravar palavra por palavra em sua memória.

Eu recomendo que você faça um esboço de pregação, onde você irá resumi-la, colocando apenas os tópicos daquilo que você já preparou, assim ficará bem mais fácil lembrar quais assuntos você deve falar.

Seja você mesmo e não tente imitar nenhum outro pregador, e nem agir fora da sua naturalidade. Se você fala baixo, não saia gritando só porque esta com o microfone. Por mais incrível que pareça, isso é muito comum. As pessoas querem ser outras quando estão no púlpito, e esquecem sua essência.

Se, você é divertido ou espontâneo, não finja ser sério e fechado quando estiver pregando.

Utilize das características pessoas que Deus lhe concedeu.

Para você e os ouvintes se sentirem mais a vontade, é importante que vocês se relacionem, não fale como se fosse um robô.

Cumprimente-os, faça questionamentos, peça respostas, interaja com os ouvintes, seja dinâmico, isso tornará as coisas menos formais e quebrará o gelo.

Agradecimentos

como não ficar nervoso na hora de pregar
como não ficar nervoso na hora de pregar

Sei que muitos tem o desejo mas não conseguem pregar por causa da sua timidez.

Mas basicamente se seguir tudo que eu te passei acima, conseguirá dar os seus primeiros passos para pregar sem timidez.

Deus está cada vez mais levantando verdadeiros ministros do evangelho para anunciar a Verdade.

Deus te abençoe!

Eu quero te agradecer imensamente por ler esse conteúdo até o fim.

Pois, foi feito com muito amor e carinho, porque eu sei que o que um cristão mais quer é ganhar almas para o Reino de Deus, ver pessoas chorando e se arrependendo de seus pecados ao final de cada pregação ou evangelismo…

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SEJA ASSIM…

Talvez você também seja uma pessoa que tem muita dificuldade em ler a bíblia todos os dias.

Digo isso porque eu já fui assim e sofri muito com esse problema, me sentia frustrado ao final de cada dia por não ter conseguido pegar na bíblia para ler.

O pior é que até minha oração estava rasa, não conseguia passar mais de 5 minutos orando de tanto sono…

E você, como anda sua leitura da bíblica diária?

E sua oração, esta satisfeito(a) como quanto tem orado ?

Tem sentido falta de se relacionar mais com Deus através da palavra e da oração?

Saiba que, é necessário você melhorar nessa área da sua vida cristã, pois a bíblia é o alimento para a sua alma, e a oração é onde nos comunicamos com Deus!

E, se você não alimentar a sua alma com isso, irá sofrer um esfriamento espiritual com toda certeza!

Pensando nisso, eu te convido a conhecer um método maravilhoso que me ajudou a administrar meu tempo sabiamente e criar o hábito de ler a bíblia e orar todos os dias sem falhar.

Esse método foi desenvolvido especialmente para ajudar a nós que temos um dia corrido e que não conseguimos nos organizar para passar um tempo de qualidade com Deus

 Clique aqui agora para conhecer esse método maravilhoso.

Então se você gostou e esse conteúdo te ajudou de alguma forma. Se pelo menos uma frase dele te ajudou como acabar com a timidez para pregar, compartilhe no Facebook e com seus amigos no Whatsapp.

Porque, assim todos que tem essa mesma dúvida sobre como perder a timidez para pregar, possam também ser alcançados.

Agora comente abaixo e compartilhe com seus amigos! Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e que a paz de Cristo esteja contigo! Amém.

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)

Aqui Neste Livro Digital Você Descobrirá o Método Que a Bíblia Ensina Para Voltar ao Primeiro Amor e Que Muitos Ainda Não Viram Que Estava Escrito Lá!

(LIVRO GRATUITO) Aprenda os 3 PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR (mesmo que já esteja afastado(a) de Cristo)
Baixar Livro Digital Gratuito*Abra o link com o celular

Sobre o Autor

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


    • Fico extremamente feliz que você tenha gostado meu amigo,
      e mais feliz ainda que nosso blog esta te ajudando.
      Eu que agradeço por você ler todo o conteúdo.
      Deus te abençoe grandemente.

  1. Prega com desenvoltura, dominando a oratório e com boa dicção é um desejo de muitos, porém muitos tem essa DIFICULDADE, para elaborar um texto, lembrar versículos de memória, gaguejam na hora de administrar a palavra, ficam tímidos ou chegam a sentir até mesmo um mal estar, entre outras situações que lhes travam de se desenvolver com total eloquência.

    • Sim é verdade irmão, mas damos graças que o Senhor tem colocado conteúdos edificantes para que nos ajude a evoluirmos nesta área!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados. Clique aqui

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados. Clique aqui

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo. Clique aqui

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail. Clique aqui